As médias do Enem 2021 foram divulgadas. Você, provavelmente, está ansioso para fazer a sua inscrição no Sisu 2022 e garantir a vaga no curso que tanto sonhou.
O edital com as datas da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada de 2022 foi divulgado e as inscrições para o Sisu 2022 estão abertas.
Elas vão do dia 15 a 18 de fevereiro de 2022 e serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do próprio sistema. Podem participar alunos que fizeram o Enem 2021 e não zeraram a redação.
Mas antes de começar a fazer sua inscrição para o Sisu 2022, você sabe como tudo funciona?
Acompanhe este artigo até o final que eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Depois você pode refletir sobre suas opções de curso e pesquisar quais Universidades estão participando.
O que é o Sisu?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação. Nele são oferecidas vagas de ensino superior para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Enem. É importante destacar que são instituições públicas de ensino superior que oferecem as vagas, e essas, são para diversos cursos.
Bem, como você provavelmente já sabe, desde 2009, quando o Ministério da Educação criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem tornou-se ainda mais importante para garantir uma vaga nas IES públicas brasileiras.
As vagas disponíveis foram aumentando ao longo dos anos. Em 2010 o Sisu tinha 47.913 vagas disponíveis. Em 2018 foram 239.601 vagas.
Já no Sisu 2020, foram oferecidas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país, no primeiro semestre. Dados informados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2021, foram 209 mil vagas disponíveis, a maioria de instituições federais. E agora em 2022, o número oficial de vagas ainda não foi divulgado, mas a promessa é de um número bem elevado.
Confira a lista de instituições participantes em 2022 por estado.
É a sua primeira vez no Sisu? Então, é importante você saber a diferença entre cursos de Bacharelado, licenciatura e tecnólogo, todos em nível superior.
Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
Tecnológico – curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.
Assim você consegue entender melhor sobre os cursos e as vagas oferecidas pelas instituições, de acordo com a área do seu interesse.
Agora que você já tem essa informação, vamos saber como efetuar sua inscrição? Como funciona a lista de espera, acompanhamento da inscrição e resultados para o Sisu 2022 – 1º semestre?
Como se inscrever no Sisu?
A inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é online, na página do Sisu, sem cobrança de taxas, ou seja, 100% gratuito.
Para iniciar o processo, o candidato precisa ter feito o Enem 2021 e não pode ter nota zero na redação nem ter participado como treineiro.
O processo de seleção acontece duas vezes no ano. No início do primeiro semestre (15/02/2022 a 08/03/2022 – levando em consideração todas as etapas do processo, inclusive o prazo para participar da lista de espera) e no início do segundo semestre.
O candidato pode usar a nota do Enem 2021 para candidatar-se para duas opções de curso, em ordem de preferência, informando a instituição, o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência desejados (Lei Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012; ampla concorrência; entre outros).
A primeira e segunda opção pode ser na mesma universidade, em estados diferentes ou, no mesmo curso da mesma faculdade, mas em turnos diferentes.
O aluno, durante o período de inscrições do SISU/2022, pode alterar suas opções de curso, ou ainda, cancelar se for da sua vontade. Isso é importante, porque o aluno pode acompanhar as notas de corte dos cursos selecionados e conferir sua classificação no ranking, caso seja necessário, pode alterar uma ou as duas opções de curso para garantir uma vaga.
As vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).
Como participar da lista de espera do Sisu?
O candidato poderá participar da lista de espera para uma opção de curso, mas esse procedimento não é automático. É necessário que o candidato sinalize este interesse no site do SISU.O prazo para participar da lista é de 22/02/2022 a 08/03/2022.
É muito importante que o candidato escolha as duas opções de curso com bastante responsabilidade, na inscrição. Isso porque, se aprovado na segunda opção, não é possível participar da lista de espera da primeira opção.
É aconselhável que o candidato escolha os cursos de acordo com a sua vocação, não apenas para conseguir uma vaga, já que se passar é obrigado a fazer matrícula para não perder a vaga do primeiro semestre. Atenção aos prazos!
Essa mudança no Sisu, desde 2019, foi estabelecida para agilizar o processo de aprovação.
Portanto, para saber se você foi aprovado nos cursos, é necessário acompanhar as listas atualizadas diariamente pelo Sisu.
Os resultados e datas de matrículas serão publicados nos sites das universidades que você escolheu.
Há nota de corte no Sisu?
O Sisu calcula diariamente a nota de corte para cada curso.
Para fazer esses cálculos são levados em consideração o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência (ampla concorrência, lei de cotas e políticas afirmativas).
A nota de corte é calculada uma vez ao dia e não é uma garantia de seleção para a vaga, serve para acompanhamento do candidato.
Com base na lista, que informa a ordem dos inscritos para determinada vaga, é possível alterar o curso de interesse durante o processo.
Assim, o candidato pode avaliar se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso.
Algumas instituições exigem notas mínimas para inscrição nos cursos. Por exemplo, nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 450 pontos. Nesses casos, no momento da inscrição, se o candidato não possui nota suficiente para concorrer ao curso selecionado, o sistema emitirá mensagem com a informação.
O sistema faz os cálculos automaticamente, caso o curso selecionado tenha peso diferente e a nota será exibida na tela. Durante o período de inscrição o candidato pode acompanhar sua classificação parcial do curso selecionado.
Como se inscrever no Sisu 2022?
Para a inscrição no Sisu, o candidato precisa acessar site do Sisu, e ter em mãos o número de inscrição e senha (mais atual) cadastrados no Enem de 2021.
IMPORTANTE! Caso o candidato tenha sido aprovado em alguma Instituição de Ensino Superior, deve confirmar quais são os documentos necessários para a matrícula na Universidade em que foi aprovado.
Há somente uma chamada (uma chance) para a matrícula e os prazos são determinados pela instituição de ensino e não pelo Sisu.
Fique atento!
Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC.
E para facilitar o acompanhamento do processo, o Sisu também disponibiliza um aplicativo de download gratuito. Atenção às datas e boa sorte!
Vamos abrir um parênteses aqui pra falar sobre outro assunto importante. Se sua nota na redação não foi o que você esperava, saiba que dá pra melhorar. Saiba todas as dicas para escrever uma redação nota 1000, assim como outros candidatos.
E se você resolver optar pela Universidade EAD, sabe como escolher a melhor? O que ela precisa? O que é necessário analisar?
A Kultivi levantou todos esses dados pra você e a gente te conta tudo o que você precisa saber aqui.