Já falamos em outros artigos que não é impossível escrever um bom texto, porém ainda rola muita dúvida de como colocar todas as informações necessárias em poucas linhas e garantir redação nota 1000 no Enem.
Bom, vamos começar pela estrutura do texto. O Enem exige a produção de uma dissertação argumentativa, ou seja, você precisa organizar e relacionar o tema com fatos e bons argumentos para defender seu ponto de vista.
Segundo o blog do professor Noslen, professor de Língua Portuguesa.
Esse tipo de texto tem como característica principal a defesa de ideias, pontos de vista ou questionamentos sobre um tema proposto. Isso deve ser feito por meio da apresentação de um raciocínio lógico e do uso de fatos e dados para a construção de argumentos convincentes que justifiquem as ideias que serão desenvolvidas ao longo da redação.
http://blog.professornoslen.com.br
Além disso, o Enem exige uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Então, para produzir uma redação nota 1000 no enem leia os textos motivadores, elenque algumas ideias, defina os argumentos e a proposta de intervenção e na sequência faça um rascunho.
Siga essa estrutura:
Introdução da dissertação
A apresentação do tema pode ser feita por meio de uma contextualização histórica ou por uma abordagem social atual.
É na introdução que o autor vai apresentar o que será abordado durante o texto.
Na videoaula a seguir, você encontra mais informações e exemplos de como estruturar a introdução.
Desenvolvimento da dissertação
Apresente e desenvolva sua argumentação, com boa fundamentação.
Atente-se para que o desenvolvimento do seu texto esteja bem “amarrado” com os demais parágrafos, assim, os argumentos estarão ordenados logicamente e o leitor compreenderá seu ponto de vista.
Use um parágrafo para o argumento 1 e outro para o argumento 2.
Confira na videoaula abaixo mais informações e exemplos sobre o desenvolvimento argumentativo.
Conclusão da dissertação
Finalize o texto de maneira clara, simples, coerente, retomando informações expostas na introdução e no desenvolvimento. Conforme os critérios de correção, apresente a proposta de intervenção.
Leve em consideração os Direitos Humanos e uma proposta que seja aplicável.
Depois, releia os textos motivadores para ter certeza de que não está fugindo do tema e leia o rascunho prestando atenção nas conjunções, pontuação, erros ortográficos, repetição, concordância e, principalmente, na coesão e coerência entre as partes do texto e o tema.
Para que seu texto fique ainda melhor, atente-se à progressão textual.
Por último, passe a limpo na folha de redação, respeitando as margens, com letra legível e evite rasuras. Por isso, é tão importante corrigir o que for necessário no rascunho.
Exemplo de Redação nota 1000 no Enem
Agora que você relembrou como fazer uma dissertação, leia o espelho da redação nota 1000 no Enem da Shopia Martinelli Rodrigues, 19 anos, e perceba como se deu a construção do texto.
O tema da redação em 2016 era: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
Note o uso das conjunções para deixar o texto coerente, o uso de fatos históricos e citação para construir a argumentação e a proposta de intervenção possível, conforme os critérios exigidos.
Percebeu como o texto foi bem construído, os argumentos bem trabalhados e o vocabulário adequado ao tema?
Nota-se que a autora conhece muito bem a estrutura da dissertação e conseguiu cumprir todas as competências exigidas pela banca corretora do Enem.
Porque o texto não apresenta erros ortográficos, a autora soube articular as partes do texto de forma coesa e coerente, respeitando a estrutura exigida.
A argumentação está embasada em fatos históricos e citação, além de elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Portanto, siga estes passos para também conseguir uma redação nota 1000 no enem.
Competências exigidas para a redação do Enem
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, considerando o novo acordo ortográfico.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para que sua redação também receba nota 1000 no enem, é importante que você tenha conhecimento não só da estrutura da dissertação, mas também conheça os tópicos que serão avaliados no seu texto.
Não é tão difícil quanto parece, porém, a boa nota vem da prática constante e do hábito da leitura.