Como os candidatos têm conseguido redação nota 1000 no Enem

kultivi01@gmail.com
kultivi01@gmail.com
3 minutos de leitura

Já falamos em outros artigos que não é impossível escrever um bom texto, porém ainda rola muita dúvida de como colocar todas as informações necessárias em poucas linhas e garantir redação nota 1000 no Enem.

Bom, vamos começar pela estrutura do texto. O Enem exige a produção de uma dissertação argumentativa, ou seja, você precisa organizar e relacionar o tema com fatos e bons argumentos para defender seu ponto de vista.

Publicidade


Segundo o blog do professor Noslen, professor de Língua Portuguesa.

Esse tipo de texto tem como característica principal a defesa de ideias, pontos de vista ou questionamentos sobre um tema proposto. Isso deve ser feito por meio da apresentação de um raciocínio lógico e do uso de fatos e dados para a construção de argumentos convincentes que justifiquem as ideias que serão desenvolvidas ao longo da redação.

http://blog.professornoslen.com.br

Além disso, o Enem exige uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Publicidade


Então, para produzir uma redação nota 1000 no enem leia os textos motivadores, elenque algumas ideias, defina os argumentos e a proposta de intervenção e na sequência faça um rascunho.

Siga essa estrutura:

Introdução da dissertação

 A apresentação do tema pode ser feita por meio de uma contextualização histórica ou por uma abordagem social atual.

É na introdução que o autor vai apresentar o que será abordado durante o texto.

Na videoaula a seguir, você encontra mais informações e exemplos de como estruturar a introdução.

www.kultivi.com

Desenvolvimento da dissertação

Apresente e desenvolva sua argumentação, com boa fundamentação.

Atente-se para que o desenvolvimento do seu texto esteja bem “amarrado” com os demais parágrafos, assim, os argumentos estarão ordenados logicamente e o leitor compreenderá seu ponto de vista.

Use um parágrafo para o argumento 1 e outro para o argumento 2.

Confira na videoaula abaixo mais informações e exemplos sobre o desenvolvimento argumentativo.

Conclusão da dissertação

Finalize o texto de maneira clara, simples, coerente, retomando informações expostas na introdução e no desenvolvimento. Conforme os critérios de correção, apresente a proposta de intervenção.

Leve em consideração os Direitos Humanos e uma proposta que seja aplicável.

Depois, releia os textos motivadores para ter certeza de que não está fugindo do tema e leia o rascunho prestando atenção nas conjunções, pontuação, erros ortográficos, repetição, concordância e, principalmente, na coesão e coerência entre as partes do texto e o tema.

Para que seu texto fique ainda melhor, atente-se à progressão textual.

Por último, passe a limpo na folha de redação, respeitando as margens, com letra legível e evite rasuras. Por isso, é tão importante corrigir o que for necessário no rascunho.

Exemplo de Redação nota 1000 no Enem

Agora que você relembrou como fazer uma dissertação, leia o espelho da redação nota 1000 no Enem da Shopia Martinelli Rodrigues, 19 anos, e perceba como se deu a construção do texto.

O tema da redação em 2016 era: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.

Note o uso das conjunções para deixar o texto coerente, o uso de fatos históricos e citação para construir a argumentação e a proposta de intervenção possível, conforme os critérios exigidos.

Percebeu como o texto foi bem construído, os argumentos bem trabalhados e o vocabulário adequado ao tema?

Nota-se que a autora conhece muito bem a estrutura da dissertação e conseguiu cumprir todas as competências exigidas pela banca corretora do Enem.

Porque o texto não apresenta erros ortográficos, a autora soube articular as partes do texto de forma coesa e coerente, respeitando a estrutura exigida.

A argumentação está embasada em fatos históricos e citação, além de elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Portanto, siga estes passos para também conseguir uma redação nota 1000 no enem.

Competências exigidas para a redação do Enem

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, considerando o novo acordo ortográfico.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para que sua redação também receba nota 1000 no enem, é importante que você tenha conhecimento não só da estrutura da dissertação, mas também conheça os tópicos que serão avaliados no seu texto.

Não é tão difícil quanto parece, porém, a boa nota vem da prática constante e do hábito da leitura.

Compartilhe este conteúdo: