Curso Online para o Enem Gratuito | Blog Kultivi

Giselle
Giselle
4 minutos de leitura

Curso online para o Enem completo e gratuito. Este preparatório foi criado especialmente para os estudantes que precisam de um curso de qualidade, com professores experientes em provas do Enem.

Para ter um excelente aproveitamento do curso, preparamos este artigo com várias informações importantes que você precisa saber antes de iniciar os estudos.

Quer saber como fazer um curso online para o enem gratuitamente? Durante a leitura, você vai descobrir:

O que é a Kultivi

A Kultivi é um site de cursos livres online destinado a qualificação sem custos aos usuários e com certificado de conclusão em todos os cursos. 

O que é o enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova criada em 1998 pelo INEP autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos de todo o país, e após algumas modificações, passou a servir como base para acesso à educação superior, nos programas SISU, Prouni, Fies, e Enem Portugal.

Sisu

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – é o sistema online do Ministério da Educação. Muitas instituições públicas de ensino superior do Brasil ofertam vagas para os candidatos participantes do Enem.

Os candidatos que tiverem as melhores notas são classificados e selecionados para as vagas de cursos superiores aos quais se candidatam.

A inscrição para participar do Sisu é gratuita e é feita somente online. 

Para se inscrever o candidato precisa ter feito o Enem e não ter tido nota zero na redação, fora isso, não existe uma nota mínima, e as notas da seleção irá depender da concorrência com os outros candidatos e de acordo com os critérios de cada Instituição.

Prouni

Prouni (Programa Universidade para todos) é um programa do governo Brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de 50% a 100%, e para se candidatar o estudante não pode ter obtido nota zero na redação do Enem e 450 pontos na média geral, a partir de 2021/1 a média exigida passou para 400 pontos

Fies

Fies  (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento do estudantil criado pelo Ministério da Educação. Com o objetivo de facilitar a entrada de pessoas de baixa renda no ensino superior.

O financiamento pode ser entre 50% e 100% do curso, e oferece juros menores aos estudantes.

Para solicitar o Fies é preciso ter feito o Enem e obtido a média de 450 pontos e não ter zerado na redação, além de renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.  

Enem Portugal

Você pode usar a nota do Enem para estudar em Portugal, são mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que possuem vagas. 

Uma parceria interinstitucional feita pelo INEP com essas instituições garante acesso às notas do Enem, mas cada instituição tem critérios da nota de cortas e das vagas disponíveis.

Quer saber mais? leia esse artigo : Como usar a nota do enem para estudar em Portugal 

Como é a prova do Enem

A prova tem 180 questões objetivas de múltipla escolha (5 alternativas) e uma redação. 

As provas são separadas por áreas de conhecimento:

1º Dia

45 questões: 
Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Redação

45 questões:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

2º  Dia

45 questões: 
Matemática e suas tecnologias;

45 questões:
Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;

Como é o curso online para o enem da kultivi

O curso online para o Enem é um preparatório completo, planejado e produzido com foco para o Enem por professores experientes em preparação de provas de concurso, Enem e vestibular.

Composto por todas as 15 disciplinas que são exigidas na prova, tem mais de 370 horas e 1780 questões práticas para testar o seu desempenho.

As aulas são em vídeo, não tem limite nem horário para serem acessadas, pode ver quantas vezes quiser. 

Também estão disponíveis pelo youtube, porém não é possível baixar os slides, nem pegar o certificado gratuito. Somente pelo site e aplicativo.

O curso está estruturado da seguinte forma: 

  1. Dica de Estudos para Enem 
  2. Artes
  3. Espanhol
  4. Educação Física
  5. Redação
  6. Literatura
  7. História.
  8. Física
  9. Geografia
  10. Matemática
  11. Português
  12. Biologia
  13. Inglês
  14. Química
  15. Sociologia 
  16. Filosofia

O material de apoio das aulas é disponibilizado para baixar, e serve para fazer anotações e criar o material de revisão.

Começar o curso online

Pelo site:

Pelo app: 

Para quem é este curso

O curso é livre, e como o conteúdo abordado é de nível médio serve para todos que possuem interesse em: Aprender mais, realizar provas de concurso, vestibular, e principalmente para quem quer fazer o Enem.

Em quanto tempo termino o curso

Depende muito de quantas horas por dia você vai estudar, mas considerando em torno de 2 horas por dia de estudo, levaria em torno de 6 meses, e 3 horas por dia levaria em aproximadamente de 4 meses para completar o curso.

Claro que estas horas são somente uma estimativa, pois o planejamento deve ser feito e seguido para conseguir estudar todo o conteúdo, para conseguir estuar todo o conteúdo, o ideal é estimar horas “a mais”, pois no decorrer das aulas podem e surgirão dúvidas e outras questões que vão tomar mais tempo que o previsto.

Para estuda a disciplina de inglês, existe a possibilidade de criar um plano de estudos filtrando os conteúdos mais cobrados nas edições anteriores, assim você foca no conteúdo mais relevante e em 3 meses consegue uma preparação direcionada para o dia da prova.

Lembre-se: O que importa não é só assistir às aulas, é entender o conteúdo!

Se precisar de ajuda para montar um plano de estudos gratuito, clique aqui!

Consigo aprovação no Enem somente com o curso da kultivi

Aqui na Kultivi, o estudante não precisa se preocupar em adquirir um curso pago, basta se programar, assistir todas as aulas e seguir as dicas dos professores, que com esforço e disciplina é possível conseguir uma excelente nota e ser aprovado.

Preciso pagar pelo curso

Não. O curso, material de apoio e certificado são gratuitos, em nenhum momento serão feitas cobranças.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.