Inscrições SISU 2021 | Saiba tudo sobre o SISU e como participar

Inscrições SISU 2021 | Saiba tudo sobre o SISU e como participar

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura
Inscrições Sisu 2021 Kultivi

As médias do Enem 2020 foram divulgadas e, provavelmente, você está ansioso para fazer a sua inscrição no Sisu 2021 e garantir a vaga no curso tão sonhado.

As inscrições para o Sisu 2021 vão do dia 06 a 14 de abril de 2021. Podem participar alunos que fizeram o Enem 2020 e não zeraram a redação.

Mas antes de começar a inscrição SISU 2021, você sabe como funciona o Sisu?

Por isso, eu sugiro que você leia este artigo até o final. Depois reflita sobre suas opções de curso e pesquise quais Universidades estão participando.

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, que consiste em oferecer vagas de ensino superior para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. É importante destacar que são instituições públicas de ensino superior que oferecem as vagas, para diversos cursos.

Bem como você já provavelmente já sabe, desde 2009, quando o Ministério da Educação criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem tornou-se ainda mais importante para garantir uma vaga nas IES públicas brasileiras.

As vagas disponíveis foram aumentando ao longo dos anos. Em 2010 o Sisu tinha 47.913 vagas disponíveis. Em 2018 foram 239.601 vagas.

Já no Sisu 2020, foram oferecidas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país, no primeiro semestre. Dados informados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2021, são 209 mil vagas disponíveis, a maioria de instituições federais.

Confira a lista de instituições participantes em 2021.

É a sua primeira vez no Sisu? Então, saiba como efetuar a sua inscrição. Como funciona a lista de espera, acompanhamento da inscrição e resultados para o Sisu 2021 1º semestre.

Como funciona o Sisu?

A inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é online, na página do Sisu, sem cobrança de taxas, ou seja, gratuito.

Para iniciar o processo o candidato precisa ter feito o Enem 2020 e não pode ter nota zero na redação.

Já conferiu sua nota no Enem 2020?

O processo de seleção acontece duas vezes no ano. No início do primeiro semestre (06/04/2021 a 14/04/2021) e no início do segundo semestre.

O candidato pode usar a nota do Enem 2020 para candidatar-se para duas opções de curso, em ordem de preferência, informando o curso, a instituição, o local de oferta e o turno desejados.

A primeira e segunda opção pode ser na mesma universidade, em estados diferentes ou o mesmo curso da mesma faculdade, mas em turnos diferentes.

O aluno, durante o período de inscrições do SISU/2021, pode alterar suas opções de curso. Isso é importante, porque o aluno pode acompanhar as notas de corte dos cursos selecionados e conferir sua classificação no ranking, caso seja necessário, pode alterar uma ou as duas opções de curso para garantir uma vaga.

As vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).

Inscrições SISU 2021
Cronograma Inscrições Sisu 2021

Como participar da lista de espera do Sisu?

Candidato poderá participar da lista de espera para uma opção de curso, mas esse procedimento não é automático. O candidato precisa sinalizar este interesse no site do SISU.

O prazo para participar da lista de espera é de 16/04/2021 a 23/04/2021. O candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar interesse.

É muito importante que o candidato escolha as duas opções de curso com bastante responsabilidade, na inscrição. Isso porque, se aprovado na segunda opção, não é possível participar da lista de espera da primeira opção, como era nos anos anteriores.

É aconselhável que o candidato escolha os cursos de acordo com a sua vocação, não apenas para conseguir uma vaga, já que se passar é obrigado a fazer matrícula para não perder a vaga do primeiro semestre. Atenção aos prazos!

Essa mudança no Sisu, desde 2019, foi estabelecida para agilizar o processo de aprovação.

Portanto, para saber se você foi aprovado nos cursos, é necessário acompanhar as listas atualizadas diariamente pelo Sisu.

Os resultados e datas de matrículas serão publicados nos sites das universidades que você escolheu.

Há nota de corte no Sisu?

O Sisu calcula diariamente a nota de corte para cada curso.

Para fazer esses cálculos são levados em consideração o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência (ampla concorrência, lei de cotas e políticas afirmativas).

A nota de corte é calculada uma vez ao dia e não é uma garantia de seleção para a vaga, serve para acompanhamento do candidato.

Com base na lista, que informa a ordem dos inscritos para determinada vaga, é possível alterar o curso de interesse durante o processo.

Assim, o candidato pode avaliar se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso.

Algumas instituições exigem notas mínimas para inscrição nos cursos. Por exemplo, nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 450 pontos. Nesses casos, no momento da inscrição, se o candidato não possui nota suficiente para concorrer ao curso selecionado, o sistema emitirá mensagem com a informação.

O sistema faz os cálculos automaticamente, caso o curso selecionado tenha peso diferente e a nota será exibida na tela. Durante o período de inscrição o candidato pode acompanhar sua classificação parcial do curso selecionado.

Quais são os documentos necessários para a inscrição no Sisu 2021?

Para a inscrição no Sisu, o candidato precisa acessar site do Sisu, e ter em mãos o número de inscrição e senha (mais atual) cadastrados no Enem de 2020.

Porém, caso o candidato tenha sido aprovado em alguma Instituição de Ensino Superior, deve confirmar quais são os documentos necessários para a matrícula na Universidade em que foi aprovado.

Há somente uma chamada (uma chance) para a matrícula e os prazos são determinados pela instituição de ensino e não pelo Sisu.

Fique atento!

Como saber o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC.

E para facilitar o acompanhamento do processo, o Sisu também disponibiliza um aplicativo de download gratuito. Atenção às datas e boa sorte!

Vamos abrir um parênteses aqui pra falar sobre outro assunto importante. Se sua nota na redação não foi o que você esperava, saiba que dá pra melhorar. Saiba todas as dicas para escrever uma redação nota 1000, assim como outros candidatos.

Compartilhe este conteúdo: