Você já ouviu dezenas de dicas para passar na OAB? Eu imagino que sim. Eu também.
Já busquei vários macetes, dicas, estratégias que me mostrassem o segredo para ser aprovada, e com o tempo, eu aprendi o que eu não deveria fazer se quisesse aprovação.
É isso mesmo! Há coisas que você precisa evitar.
Eu aprendi 5 coisas para NÃO fazer para passar na OAB e quero compartilhar com vocês.
Você pode até pensar que é óbvio, mas acredite, eu ainda vejo alguns candidatos cometendo estes erros. Veja abaixo os 5 erros mais comuns que você deve evitar:
1. Estudar sem planejamento
Um erro clássico de muitos candidatos é estudar sem conhecer a prova.
Após a publicação do edital, leia-o com atenção, busque saber o que é e o que não é permitido. Depois, busque nas provas anteriores quais conteúdos foram mais cobrados e como apareceram nas questões.
Faça também uma avaliação dos seus conhecimentos em cada disciplina. Aproveite para revisar alguns conteúdos que viu durante a graduação.
Só então organize seu cronograma, pois é um erro pensar que é possível estudar as 17 matérias por completo até a prova, o que você precisa fazer é planejar seu cronograma estrategicamente.
Além disso, aposte em técnicas de estudo que podem te ajudarão a manter a concentração e absorver mais conteúdo.
Foque no que é importante para o objetivo: passar para a segunda fase.
2. Priorizar os conceitos
Não estude apenas os conceitos, busque também entender como se aplica a lei em diferentes situações. Isto porque na prova serão apresentados casos.
Desse modo, é fundamental que o candidato estude os exames anteriores para entender como os temas jurídicos são cobrados.
Não adianta saber os conceitos, sem ser capaz de aplica-los na prática.
3. Estudar na véspera da prova
Sim, a prova é muito importante. Porém não adianta estudar até o último minuto.
Você até pode revisar alguns tópicos no sábado, mas durma cedo e descanse. O domingo será longo e você precisará estar bem-disposto.
Passar a madrugada estudando pode aumentar a ansiedade e diminuir sua capacidade de concentração no momento da prova.
4. Não calcular o tempo para preencher o gabarito
A primeira fase tem duração de 5 horas. Porém, além de ler e responder as 80 questões, também é preciso usar uma parcela deste tempo para preencher o gabarito.
Não é incomum candidatos que marcam as alternativas erradas no gabarito porque não tiveram tempo suficiente para conferir com atenção.
Programe-se para ter tempo suficiente para isso.
Portanto, se durante a prova você ficar confuso em alguma questão, deixe-a para o final. Quem sabe, com a leitura das demais perguntas você consiga identificar a alternativa correta com mais facilidade.
Não perca muito tempo e tente controlar o nervosismo.
5. Não identificar a peça da 2ª fase corretamente
É importantíssimo prestar muita atenção ao nomear a peça processual.
Há situações em que a identificação da peça pode ser feita de duas formas, e nestes casos a banca fará a avaliação da sua peça.
Porém, não confunda. Caso você apresente como resposta para o caso relatado no enunciado, uma peça inadequada ou ainda com fundamentação jurídica incorreta receberá nota zero.
E não deixe de praticar o conteúdo, com base nos exames anteriores. Isso faz a diferença.
Espero que tenha gostado das dicas para passar na OAB, compartilhe com seus colegas de Exame da Ordem. Mostre a eles que na Kultivi dá para se preparar para a OAB gratuitamente.
Até mais!