5 dicas para passar na OAB – Conheça os erros mais comuns

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
2 minutos de leitura

Você já ouviu dezenas de dicas para passar na OAB? Eu imagino que sim. Eu também.

Já busquei vários macetes, dicas, estratégias que me mostrassem o segredo para ser aprovada, e com o tempo, eu aprendi o que eu não deveria fazer se quisesse aprovação.

É isso mesmo! Há coisas que você precisa evitar.

Eu aprendi 5 coisas para NÃO fazer para passar na OAB e quero compartilhar com vocês.

Você pode até pensar que é óbvio, mas acredite, eu ainda vejo alguns candidatos cometendo estes erros. Veja abaixo os 5 erros mais comuns que você deve evitar:

1. Estudar sem planejamento

Um erro clássico de muitos candidatos é estudar sem conhecer a prova.

Após a publicação do edital, leia-o com atenção, busque saber o que é e o que não é permitido. Depois, busque nas provas anteriores quais conteúdos foram mais cobrados e como apareceram nas questões.

Faça também uma avaliação dos seus conhecimentos em cada disciplina. Aproveite para revisar alguns conteúdos que viu durante a graduação.

Só então organize seu cronograma, pois é um erro pensar que é possível estudar as 17 matérias por completo até a prova, o que você precisa fazer é planejar seu cronograma estrategicamente.

Além disso, aposte em técnicas de estudo que podem te ajudarão a manter a concentração e absorver mais conteúdo.

Foque no que é importante para o objetivo: passar para a segunda fase.

2. Priorizar os conceitos

Não estude apenas os conceitos, busque também entender como se aplica a lei em diferentes situações. Isto porque na prova serão apresentados casos.

Desse modo, é fundamental que o candidato estude os exames anteriores para entender como os temas jurídicos são cobrados.

Não adianta saber os conceitos, sem ser capaz de aplica-los na prática.

3. Estudar na véspera da prova

Sim, a prova é muito importante. Porém não adianta estudar até o último minuto.

Você até pode revisar alguns tópicos no sábado, mas durma cedo e descanse. O domingo será longo e você precisará estar bem-disposto.

Passar a madrugada estudando pode aumentar a ansiedade e diminuir sua capacidade de concentração no momento da prova.

4. Não calcular o tempo para preencher o gabarito

A primeira fase tem duração de 5 horas. Porém, além de ler e responder as 80 questões, também é preciso usar uma parcela deste tempo para preencher o gabarito.

Não é incomum candidatos que marcam as alternativas erradas no gabarito porque não tiveram tempo suficiente para conferir com atenção.

Programe-se para ter tempo suficiente para isso.

Portanto, se durante a prova você ficar confuso em alguma questão, deixe-a para o final. Quem sabe, com a leitura das demais perguntas você consiga identificar a alternativa correta com mais facilidade.

Não perca muito tempo e tente controlar o nervosismo.

5. Não identificar a peça da 2ª fase corretamente

É importantíssimo prestar muita atenção ao nomear a peça processual.

Há situações em que a identificação da peça pode ser feita de duas formas, e nestes casos a banca fará a avaliação da sua peça.

Porém, não confunda. Caso você apresente como resposta para o caso relatado no enunciado, uma peça inadequada ou ainda com fundamentação jurídica incorreta receberá nota zero.

E não deixe de praticar o conteúdo, com base nos exames anteriores. Isso faz a diferença.

Espero que tenha gostado das dicas para passar na OAB, compartilhe com seus colegas de Exame da Ordem. Mostre a eles que na Kultivi dá para se preparar para a OAB gratuitamente.

Até mais!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Resumo Direito Processual Civil - blog kultivi
Concursos

Resumo de Direito Processual Civil | Noções Básicas

Resumo de direito processual civil, saiba o que é, Processos e Procedimentos, Princípios, Fontes e Competência. Confira os links no final do artigo!

dicas para OAB - blog kultivi
OAB

Dicas para OAB – Como se preparar para passar | Blog Kultivi

Seguindo estas 5 dicas você vai descobrir como se preparar para a OAB, e ter uma melhora significativa no seu desempenho

lei de migração - blog kultivi
OAB

Nova Lei de Migração: Entenda os pontos fundamentais | OAB

Saiba mais sobre a nova lei de Migração que está em vigor desde 2017, e os pontos fundamentais para te ajudar na prova da OAB