5 livros de Direito para Reflexão e Formação Crítica

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Os livros de direito são complementares na formação e no desempenho como advogado, pois auxiliam em diversos aspectos profissionais. Desse modo, há muitas opções de valor na área do Direito, seja com clássicos, best-sellers ou livros técnicos.

Para ajudar você a escolher livros de Direito que realmente valem a pena ler, preparei uma lista com 5 indicações. Visto que são leituras que ajudam na reflexão sobre temas da área e colaboram na formação crítica da carreira do advogado.

Portanto, não são só livros teóricos, mas sim, livros de Direito que te darão suporte para o desenvolvimento da profissão.

Confira a lista e boa leitura.

A condição humana – Hannah Arendt

livro de direito - A condição humana – Hannah Arendt
Imagem: Divulgação

Este livro conta um relato detalhado da evolução dos contextos da ação e do discurso como formas predominantes da revelação da essência do homem. Aborda, principalmente, a relação entre as atividades humanas fundamentais no âmbito da vida ativa – o trabalho, a obra e a ação.

De acordo com Arendt, a modernidade coloca em perigo justamente a vida humana.

Vigiar e punir – Michel Foucault

Livro Vigiar e punir – Michel Foucault
Imagem: Divulgação

O livro “Vigiar e Punir – Nascimento da prisão” trata de tópicos relevantes para as sociedades contemporâneas em relação aos sistemas penais. É uma leitura valiosa, principalmente para o Direito Penal e Direito Processual Penal por apresentar a evolução histórica da legislação penal e dos métodos punitivos, desde a violência física até as instituições de correção adotados pelo poder público.

O sol é para todos – Harper Lee

O sol é para todos - Harper Lee
Imagem: Divulgação

A história de “O sol é para todos” é narrada pela filha de um advogado que defende um homem negro, que foi injustamente acusado do estupro de uma garota branca numa pequena cidade do Alabama. Sendo assim, trata-se de um relato atemporal sobre tolerância, perda da inocência, racismo e conceito de justiça.

Todavia, este livro se tornou um best-seller mundial e recebeu muitos prêmios desde sua publicação, em 1960.

Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio

livro Teoria da Norma Jurídica - Norberto Bobbio
Imagem: Divulgação

Teoria do Ordenamento Jurídico – Norberto Bobbio

Livro Teoria do Ordenamento Jurídico - Norberto Bobbio
Imagem: Divulgação

Por fim, estes livros de direito se complementam e podem te ajudar a conhecer a dinâmica da normativa jurídica sob um ponto de vista técnico e sistemático. Classificando e explicando as normas jurídicas e as suas características, bem como do ordenamento jurídico como um todo.

Eu espero que você tenha uma boa leitura.

Bons estudos!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Resumo Direito Processual Civil - blog kultivi
Concursos

Resumo de Direito Processual Civil | Noções Básicas

Resumo de direito processual civil, saiba o que é, Processos e Procedimentos, Princípios, Fontes e Competência. Confira os links no final do artigo!

dicas para passar na OAB
OAB

5 dicas para passar na OAB – Conheça os erros mais comuns

Trouxemos 5 dicas para passar na OAB. Saiba quais são os erros mais comuns que podem ser evitados, e consiga sua aprovação.

dicas para OAB - blog kultivi
OAB

Dicas para OAB – Como se preparar para passar | Blog Kultivi

Seguindo estas 5 dicas você vai descobrir como se preparar para a OAB, e ter uma melhora significativa no seu desempenho