Como aprender inglês sozinho? 3 Dicas e plano de estudos em pdf

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura

Se você conhece o curso gratuito de inglês da Kultivi, sabe que nosso professor começou a estudar inglês com um dicionário velho. Então, com toda certeza, podemos garantir que temos as melhores dicas de como aprender inglês sozinho. Afinal, nosso professor é prova viva

Bem, não só nosso professor, como tantos outros casos que conhecemos de pessoas que aprenderam Inglês estudando sozinho.

Quando eu digo “sozinho”, quero enfatizar que é você criando seu próprio cronograma e selecionando as ferramentas de estudo.

Um dos grandes desafios é manter a motivação diante das dificuldades. É cansativo e você é o responsável por controlar o tempo, resultados e esforço empregado.

Muitos preferem um curso – online ou presencial – já estruturado, com apostilas ou materiais prontos, porque só precisam seguir as orientações.

É importante destacar que, aprender Inglês sozinho funciona. Se você for determinado o suficiente e tiver metas claras.

Eu sei que é muita informação para organizar e que você talvez esteja se sentindo perdido. Talvez você até já tenha tentado inúmeras vezes aprender inglês sozinho e desistiu no caminho.  

Mas calma! Dividimos esse processo, que parece muito complexo, em 3 dicas ou 3 comportamentos que devem ser seguidos se você quer aprender Inglês sozinho.

Para te ajudar a entender melhor como é possível aprender inglês sozinho, preparamos este artigo. Aqui, você vai aprender as seguintes dicas:

E como incentivo pra você não desistir da leitura e conhecer as valiosas dicas, no final deste artigo há um depoimento de um aluno de Inglês da Kultivi que está nesse processo de aprender sozinho.

1. Divida o aprendizado de inglês em partes

Sim, um dos primeiros passos para sua organização é criar pequenas tarefas ou partes.

Talvez você agora possa estar achando estranho ler isto, afinal mesmo que você divida o aprendizado do idioma em aprender gramática primeiro, por exemplo, no final você estará aprimorando as outras habilidades em conjunto.

E isso é muito vantajoso. Eu vou explicar melhor!

Por exemplo, ao assistir um vídeo para aumentar sua capacidade de compreender nativos conversando  (listening), você adquire vocabulário, pratica a estrutura de frases e observa a pronúncia das palavras.

Mas, o que você precisa entender aqui é que, dividindo o aprendizado em partes, você consegue se organizar melhor de acordo com o seu objetivo.

Vamos supor que você queira aprender Inglês para passar uma semana em Londres turistando. Qual será sua prioridade? Vocabulário e diálogos básicos.

Então, sua meta será conversar em Inglês em Londres, sem guia ou intérprete durante uma semana, certo?!

Entendida e definida a meta, é importante que você determine quanto tempo você tem de preparação. Depois, você organiza um cronograma para seguir.

Neste cronograma você distribui suas atividades de acordo com suas prioridades.

Para adquirir vocabulário básico de viagem (aeroporto, restaurante, hotel) você pode fazer uma busca na internet por e-books que contenham este conteúdo, vídeos com diálogos e até estudar por dicionários de viagem.

Já para aprender a se comunicar, mesmo que “para se virar” em outro país, você pode buscar por estruturas básicas de conversação, o verbo to be, o tempo presente, horas, direções.

Um planejamento muito mais estratégico para o aprendizado, não é mesmo?! Distribua essas pequenas ações ao longo da sua semana e do tempo que você tem disponível para estudar.

E nunca, jamais, em hipótese alguma, esqueça de reservar um tempo para praticar e revisar o que aprendeu. 

E se seu prazo for curto, o cronograma precisa ser mais intenso. Foque nas palavras mais utilizadas.

Esse aprender em partes, dá uma sensação de encurtamento do processo e diminui a sobrecarga do conteúdo.

Ao escolher estudar sozinho você tem acesso a uma infinidade de informações, materiais e cursos que podem te deixar muito ansioso e com pressa de aprender, mas a longo prazo, essa grande quantia de conteúdo pode fazer com que você se sinta muito distante da fluência.

Dividindo em pequenas partes você consegue dar conta do que se planejou a fazer e terá sensação de dever cumprido por ter realmente aprendido algo novo, mesmo que seja uma pequena coisa.

2. Arrisque-se para aprender

O segundo passo é uma das melhores dicas sobre como aprender Inglês sozinho: tentativa e erro.

Não desistir e não ter medo de errar! Como quase tudo na vida.

Assim como os poliglotas, quem aprende sozinho tenta falar mesmo sem ter certeza da pronúncia correta ou se a frase está gramaticalmente perfeita.

Nesse processo de tentativa e erro, você desenvolve muito mais suas capacidades. Isto porque, se ao conversar, você conseguir perceber um erro e fazer autocorreção, significa que você aprendeu, só precisa de mais prática.

E se você fica tímido para falar pessoalmente, use os sites, grupos ou aplicativos de conversação para falar com outras pessoas em Inglês.

Há pessoas no mundo todo aprendendo assim como você, além de vários professores nativos que podem ajudar a corrigir alguns erros.

Na Kultivi, temos o grupo de Telegram para prática de Inglês.

Uma última dica muito valiosa sobre como aprender inglês sozinho não é novidade, mas muito útil.

3. Imersão no idioma

Infelizmente, preciso repetir a informação.

Você já ouviu muito por aí, eu sei! Mas não há como não falar sobre aprender um  idioma sem falar disso.

É praticamente a receita para um bolo perfeito: aumentar o contato com o Inglês.

Ouvir mais, ler mais, falar mais em Inglês vão lhe ajudar a ser fluente. Seu cérebro memorizará com mais facilidade se você ver o idioma com mais frequência.

Porém, você precisa mesclar tudo isso com o estudo. Não adianta ouvir sem prestar atenção ou, pelo menos, tentar captar algo.

Não precisa ver um filme inteiro em Inglês por dia. Assista alguns minutos, concentrado, absorvendo alguma informação.

Outro ponto de destaque dentro dessa dica é: Alinhe o aprendizado do Inglês com as coisas que você gosta de fazer.

Se sua atividade de lazer é andar de bicicleta, busque vocabulário sobre isso ou ouça um podcast (em Inglês, é óbvio) enquanto pedala, por exemplo.

Teste um pouco de tudo, mas faça todos os dias. Leve a sério seu cronograma. É assim que os poliglotas conseguem ser fluentes em tantos idiomas.

Há também 2 outras ferramentas bem interessantes se você quiser acelerar o aprendizado:

BBC Learning English

Speak English with Vanessa

Com ambos você poderá praticar todas as habilidades necessárias para a fluência.

No canal Speak English with Vanessa, há exercícios para praticar a compreensão auditiva (listening) com diálogos do cotidiano dos nativos.

Mas já adianto que o conteúdo é 100% em Inglês e que talvez você estranhe um pouco o sotaque britânico da plataforma da BBC.

No entanto, antes de desistir, lembre-se do seu objetivo e use estas ferramentas a seu favor. Afinal, você sabe que quanto maior o contato com o idioma, melhor será seu desempenho.

Infográfico – Dicas de como aprender inglês sozinho

infográfico com dicas de como aprender inglês sozinho

Bônus

Como prometido, aqui está o depoimento do Matheus, que aprendeu Inglês na Kultivi e, inclusive, já entrevistou o professor Rui Ventura EM INGLÊS.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Inglês

Teste de Proficiência em Inglês: O que é e como faz?

Encontre dicas úteis e informações sobre os testes de proficiência em inglês. Prepare-se com recursos abrangentes e eficazes.

Idiomas

A importância de saber muitos idiomas para o mercado de trabalho

Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a comunicação e a interação entre diferentes culturas e países são essenciais. Nesse contexto, saber falar vários idiomas se tornou uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de ser fluente em várias línguas, a demanda por […]

Mapas Mentais

Tradutor e Intérprete de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta vital para a comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficaz em diferentes contextos, a presença de profissionais especializados é essencial. Entre esses profissionais, destacam-se o tradutor e o intérprete de Libras. Neste artigo, vamos explorar as funções, […]