Você sabe qual o significado de poliglota?

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura

O significado de poliglota é alguém que fala ou sabe muitas línguas (referência: dicionário Michaelis online). Os poliglotas (poli ou hiperiglotas) falam várias línguas e são capazes de usá-las ao mesmo tempo em uma mesma conversa.

Incrível, não é mesmo?  Mas qual é o segredo? O que podemos e devemos aprender com os poliglotas?

Seja por necessidade profissional, interesse pessoal ou para morar fora, muitos tentam diferentes métodos, escolas e técnicas para aprender um novo idioma.

Nem todos conseguem a fluência em pouco tempo. Alguns desistem no meio do caminho. Outros levam anos para estabelecer uma longa conversa no idioma que aprenderam.

O que torna os poliglotas aprendizes diferentes dos inúmeros estudantes do mundo?

Bem, para isso, vamos conhecer mais sobre como os poliglotas aprendem.

O que torna um indivíduo poliglota?

Quem é fluente em mais de 6 línguas é considerado um hiperiglota. Este termo foi definido em 2003 por Richard Hudson.

Mas como é possível ser fluente em 6 línguas?

O grande diferencial do poli/hiperiglota é a capacidade de armazenar todas as línguas que aprendeu e conseguir acessá-las quando quiser.

Estudos apontam que quanto mais cedo você tiver contato com outro idioma, melhor será seu desempenho.

No entanto, como explicar os poliglotas? Mesmo depois de adultos são capazes de apresentar bons resultados, aprendendo um idioma do zero.

Por muito tempo acreditou-se que ser poliglota envolvia mais fatores genéticos do que comportamentais.

Como se algo neurológico os tornasse diferentes dos demais seres humanos.

O que é possível dizer, depois de muitos estudos, é que há um elemento básico no comportamento dos poliglotas.

Uma característica que contribui para o bom funcionamento da área do cérebro que transforma informações temporárias em permanentes – a memória ativa e a de longo prazo.

Você sabe o que é?

Pense em algo óbvio e simples: A motivação de aprender um novo idioma.

Isso mesmo. Aprenda com os poliglotas!

A motivação aumenta o foco e consequentemente acelera o aprendizado, porque você está aplicando esforço e atenção na atividade.

Como os poliglotas aprendem?

Além de manterem a motivação em aprender novos idiomas, os poliglotas conseguem conciliar vários sentidos e estratégias para o aprendizado. Há um trabalho em conjunto entre o visual, o cinestésico, o auditivo, as palavras e conceitos. Eles criam relações entre o som, o conceito da palavra e o contexto. Memorizam uma frase em que a palavra foi usada (por exemplo) e praticam muito.

Mas também, há outras estratégias muito básicas e que você provavelmente já ouviu/leu por aí.

Primeiramente, os poliglotas encaram o aprendizado do idioma como uma atividade prazerosa. E costumam organizar-se para aprender o idioma por partes. Eles aprendem um número pequeno de palavras e estruturas e as praticam até dominar. Depois partem para outro grupo e assim sucessivamente.

De início eles buscam aprender as palavras-chave do idioma, como por exemplo, os verbos mais usados, pronomes pessoais e vocabulário do dia a dia. Assim, em pouco tempo eles são capazes de montar frases e conversar com nativos.

Além disso, os poliglotas buscam fazer associações do que aprendem com coisas que os ajudem a lembrar da informação. Quase que como macetes para não esquecer o que aprenderam. Estas associações podem ser feitas entre a língua materna, tarefas do cotidiano, objeto que remeta a alguma palavra e várias outras possibilidades.

Imersão no idioma

Outro comportamento fundamental do poliglota é fazer imersão no idioma. Ler muito. Ouvir muito. Falar muito. Parece óbvio, mas, quanto mais contato você tiver com a língua, mais rápido será seu progresso.

Não pense que um poliglota tem medo de falar. Ele arrisca mesmo que a pronúncia não seja perfeita e o vocabulário ainda não seja tão vasto como ele gostaria.

Por último, mas NUNCA menos importante. Poliglotas criam uma rotina de aprendizado. Estudam um pouco todos os dias e revisam periodicamente as línguas que já aprenderam.

Percebeu como não é nada surreal e extraordinário? Com boas práticas e determinação você também pode se tornar um poliglota.

Já imaginou saber 64 línguas, 11 dialetos e conseguir se comunicar usando 7 idiomas ao mesmo tempo?

De acordo com o Guinness Book, o americano Gregg Cox consegue.

Saiba mais do que o significado de poliglota, veja um pouco sobre Carlos do Amaral Freire

Mas não vá você pensar que só os gringos são poliglotas.

Você conheceu o hiperiglota brasileiro Carlos do Amaral Freire? (falecido em 17/10/2020). Ele conhecia mais de 130 línguas e já traduziu textos em vários idiomas.

Em entrevista à rádio da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos afirmou que “todas as línguas são difíceis. Não existe língua fácil.” Relatou ainda que é difícil dominar completamente um idioma, mesmo a língua materna.

No entanto, existem técnicas que auxiliam nesse processo de aprendizado. Como por exemplo, usar estrategicamente a equivalência das línguas.

Ele explicou que línguas oriundas do latim tem estruturas semelhantes. Então, como você conhece o Português deve prestar atenção nas semelhanças com o Espanhol, Italiano, Catalão, Romeno, Francês. Isso ajuda a memorizar o idioma e saber usá-lo mais rápido.

Mas atenção, a dica é usar estrategicamente a semelhança, isso não significa que se você fala Português, você sabe Espanhol. É preciso estudar.

Outro comportamento interessante para aprendermos com o poliglota é que, ele estudou 55 anos sistematicamente 2 línguas por ano.

Parece algo muito distante da realidade, porém, o que podemos perceber é que com determinação e metas claras, assim como ele faz, é possível. A dica que ele dá para conseguir este feito é aprender primeiro a língua falada, ter o máximo de contato com nativos. Ou seja, entender o uso cotidiano do idioma e depois estudar a gramática.

“Mas, espera! Não é assim que aprendemos a língua materna?”

Mas afinal, o que devemos aprender com os poliglotas?

Muita informação até aqui. Para resumir e não ficar nenhuma dúvida, listei 5 coisas que devemos aprender com os poliglotas.

– Abandonar a ideia de que para falar vários idiomas é necessário um QI alto.

– Mudar a forma como nos relacionamos com o novo idioma.

– Criar uma rede de associações para desenvolver a memória.

– Manter a motivação no aprendizado.

– Falar, falar e falar. E estudar.

Como desenvolver a memória?

Não só para potencializar seu aprendizado de idiomas, mas usar melhor a capacidade do seu cérebro.

Sugiro que você conheça o livro: “A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo”.

O autor, jornalista Joshua Foer, após acompanhar o Campeonato de Memória do Estados Unidos, notou que os concorrentes eram pessoas dedicadas a treinamentos e não mentes extraordinárias.

Então, resolveu desafiar-se a aprender os métodos e estratégias para memorizar uma grande quantidade de informação.

No livro, ele fala sobre suas experiências durante este processo, o que faz valer muito a leitura. Você sabia que exercitar o cérebro com idiomas retarda doenças como Alzheimer e demência?

Então, fica a dica.

Agora que você já aprendeu como fazem os poliglotas, use as dicas para aprender um novo idioma.

Estude Francês, Inglês, Espanhol e Italiano gratuitamente na Kultivi.

Espero que tenha gostado deste artigo.

Até a próxima.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Inglês

Teste de Proficiência em Inglês: O que é e como faz?

Encontre dicas úteis e informações sobre os testes de proficiência em inglês. Prepare-se com recursos abrangentes e eficazes.

Idiomas

A importância de saber muitos idiomas para o mercado de trabalho

Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a comunicação e a interação entre diferentes culturas e países são essenciais. Nesse contexto, saber falar vários idiomas se tornou uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de ser fluente em várias línguas, a demanda por […]

Mapas Mentais

Tradutor e Intérprete de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta vital para a comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficaz em diferentes contextos, a presença de profissionais especializados é essencial. Entre esses profissionais, destacam-se o tradutor e o intérprete de Libras. Neste artigo, vamos explorar as funções, […]