4 habilidades tecnológicas que todos precisam ter

Kultivi
Kultivi
4 minutos de leitura

Que atualmente o mundo, incluindo o mercado de trabalho, é moderado pela tecnologia não é novidade para ninguém. Mas será que todos sabem quais habilidades tecnológicas são essenciais conhecer

Para começar uma carreira, quais noções básicas de tecnologia é preciso ter?

As competências tecnológicas abrangem tanto o Soft Skills – habilidades interpessoais, quanto o Hard Skills – habilidades técnicas, que fazem parte da transformação cultural e digitalização de uma organização, por isso mostrar as noções de tecnologia que conhece pode ser um diferencial no momento de analisarem seu currículo, bem como pode te auxiliar nos seus projetos e trabalhos. 

E se você refletiu sobre as perguntas feitas acima e concluiu que não sabe quais são essas habilidades, vem conosco que vamos te mostrar algumas e explicar os motivos que as tornaram tão fundamentais. 

Saber o básico é essencial

Por mais simples que pareça, conhecer o básico de informática como o funcionamento do computador, sobre os sistemas operacionais, programas de textos, planilhas e apresentações é de extrema importância. E pode parecer clichê, mas sempre há algo novo que possamos aprender.

E isso também engloba o uso das ferramentas, como pesquisa no Google e outros recursos que ele fornece para os usuários. Porque nos dias de hoje, tudo é registrado em um computador, as anotações passam do papel para a tela e lá ficam armazenadas, para que outras pessoas possam acessá-las também. 

Então, reflita um momento, quais atividades você faz no dia a dia que não envolvem o saber básico de informática? E quantas vezes você precisou utilizar alguma das ferramentas mencionadas acima e não sabia, consequentemente precisou correr para o Google pesquisar como usá-las? Será que tem algo que você precisa aprender de informática para se adequar ainda mais?

É preciso muito mais do que Crtl+c e Crtl + v para ter um dia a dia de trabalho mais fluido e produtivo, por isso, é fundamental saber “se virar” sem um técnico especializado ao seu lado para resolver um simples problema.

Muitas vezes o básico funciona, como reiniciar o computador, pode resolver diversos bugs do computador. Outro ato simples que pode auxiliar e evitar que o aparelho trave, é limpar armazenamento ou cachê, viu só, ações simples podem solucionar muitas coisas. 

E como a tecnologia veio para revolucionar e ajudar no dia a dia, deixaremos dois sites que possuem listas com dicas de atalhos que o teclado do Windows possui:

E, claro, a tecnologia está sempre evoluindo, então busque entender sobre as novas tendências e se atualizar, acredite você irá utilizar desse conhecimento, e muito! 

Lembre-se sempre! Seja proativo, não faça perguntas que o Google responde.

Noções de Excel

Um dos programas mais utilizados no mundo certamente é o Pacote Office, como Word, PowerPoint e principalmente o Excel.

O Excel possibilita que diversos dados sejam organizados de acordo com as necessidades, proporcionando a melhor análise das informações, gerenciamento de projetos e, principalmente, economia de tempo. 

Com os dados organizados, é possível filtrá-los de acordo com as informações que precisam para aquele momento específico, além da facilidade de automatização de tarefas, com funções e fórmulas próprias da ferramenta. 

E esses são apenas alguns dos recursos muito usados no dia a dia, o que comprovam a importância de aprender a utilizar o Excel. 

Há sempre uma fórmula, um atalho, um gráfico ou um uso novo para o Excel, desde acompanhamentos simples até dashboards complexas e dinâmicas.

Já conhece um pouco de Excel e quer deixar suas apresentações ainda mais incríveis? A Kultivi em parceria do professor Ítalo disponibilizam um curso específico sobre Dashboards. Com 31 aulas práticas, você poderá criar um dashboard do zero.

Conhecimento em segurança cibernética

Cada vez mais nos tornamos dependentes da tecnologia, seja na vida pessoal ou no trabalho, conforme mencionado acima, por isso a segurança cibernética tornou-se algo fundamental em nossas vidas. 

Através dela protegemos informações confidenciais, dados pessoais, informações financeiras, dentre outros documentos importantes, todos esses que caso sejam comprometidos as consequências podem ser graves. 

Além disso, ter conhecimento sobre segurança cibernética previne ataques aos sistemas, que ocasionam os danos e roubos de informações. 

Então, não fique com dúvidas quanto a segurança cibernética, você pode se prevenir, se proteger e quais leis também irão zelar pela sua segurança, pois isso será essencial para o seu trabalho e para a sua vida pessoal. 

Dicas simples e práticas podem ajudar você a tornar seu dia a dia na internet mais seguro, como por exemplo, aplicativos antivírus, configurações de busca segura no navegador, configurações de privacidade no seu celular, entre outras opções.

Segurança de dados

Internet Segura

Cidadão na rede

Ferramentas digitais que facilitam o dia a dia

Como você já pode ter percebido, as habilidades tecnológicas listadas até o momento não serão úteis apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida pessoal. E com essa habilidade não seria diferente. 

Conhecer as ferramentas do Google G Suite ou o Workspace do Google (como alguns chamam), principalmente DRIVE (armazenamento de dados na nuvem), o Google Agenda e ferramentas para vídeo chamada como o Meet ou Zoom, te ajudarão muito, pois são recursos básicos para se organizar e se comunicar, os quais grande parte das pessoas utilizam no dia a dia, pela facilidade e funcionalidade. 

Além disso, saber fazer o famoso Backup de Dados é essencial, porque garante a proteção de dados importantes e críticos para uma empresa, por exemplo. Já que ele envolve a cópia e armazenamento de dados existentes, em um lugar seguro, no caso de falhas no sistema, ataques cibernéticos ou outros problemas. 

E por fim, mas não menos importante, conhecer ferramentas funcionais poderá ser um diferencial no seu currículo.

Confira algumas ferramentas funcionais para conhecer e usar no dia a dia:

CANVA

O Canva é uma excelente ferramenta para design de TUDO o que você imaginar, apresentações, vídeo, foto, artes para redes sociais, convite, cartão de visita, entre muitas outras funções. E navegando pela internet, você encontrará outras ferramentas com funções parecidas.

WeTransfer

Quem nunca precisou enviar um arquivo para outra pessoa, mas era muito grande? Essa ferramenta irá solucionar esse tipo de problema, pois ela permite o compartilhamento de arquivos grandes e pesados. Os arquivos são criptografados quando estão sendo transferidos e armazenados e a única forma de acessá-los é por meio do link enviado pelo e-mail ou gerado no momento do upload.

Trello

Com essa ferramenta é possível organizar as tarefas pessoais e profissionais, de acordo com as prioridades, atividades que estão em execução ou que já foram concluídas. Além disso, com a possibilidade de criar esses quadros, ela é muito utilizada para organizar a demanda de projetos realizados em equipe, justamente pela visualização de todas as tarefas. 

E com essa organização, é possível planejar melhor o dia a dia e torná-lo mais produtivo.  

E, além das habilidades tecnológicas, você também irá adquirir outras competências para o seu trabalho, como otimização de tempo para cumprir os objetivos de um jeito hábil e com qualidade, perceberá a melhora na produtividade e criatividade, bem como terá mais autonomia, pois todas tendem a manter o trabalho mais organizado e seguro. 


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo. Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. […]

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Mapa Mental e Resumo
Geral

Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo. Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que […]