As 6 habilidades profissionais mais procuradas pelos recrutadores

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura

Que o mercado de trabalho vem passando por um processo de mudanças, não há como negar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin, até o final deste ano, a tecnologia vai substituir cerca de 75 milhões de empregos pelo mundo.

Se você não quer ser incluído nesta estatística, é necessário fazer diferente, ampliar seus horizontes profissionais e porque não desenvolver algumas novas habilidades profissionais?

E o que já sabemos? Que o mercado está cada vez mais exigente e buscando profissionais com diferentes habilidades. Foi-se o tempo em que apenas uma graduação ou hard skill (habilidade técnica) era suficiente para uma boa colocação profissional.

O cenário mudou, as formas de trabalho e, principalmente, as profissões mudaram. O conceito de mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) foi ressignificado para o mundo BANI no panorama da pós-pandemia.

E isso certamente reflete mudanças em diversas áreas, nos negócios, finanças, relações pessoais e profissionais.

O mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível em português) é considerado pelo antropólogo Jamais Cascio uma evolução do VUCA, já que o cenário do mundo todo é outro.

Em questão de dias ou horas algo pode deixar de existir, falir, quebrar, ser totalmente transformado (assim como foi com a nossa rotina durante a pandemia). 

Como estar preparado para tantas incertezas?

E aqui damos início a uma reflexão muito importante: é preciso aprender sempre. Sim, você já ouviu isso inúmeras vezes, mas é fato! 

Precisamos aprender novas habilidades, novas formas de fazer o que estamos acostumados a fazer. Precisamos aprender a nos adaptarmos às mudanças, elas acontecem independente do nosso querer.

Por isso, o conceito de Lifelong Learning vem sendo tão comentado. Para darmos conta de lidar bem com os desafios que surgirem.

O que é Lifelong Learning?

Lifelong learning – aprendizado ao longo da vida, trata-se de um conceito que sugere a educação contínua, ou seja, sustenta a ideia de que os estudos, a aprendizagem, deve ser permanente e não apenas durante um pequeno período da vida.

O próprio LinkedIn possui uma área destinada a cursos de capacitação para desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades. Justamente com esse objetivo de aprendizagem contínua.

Afinal de contas, o saber não ocupa espaço não é mesmo?! 

Se passamos grande parte da nossa vida num processo de aprendizagem porque não o fazemos de forma que seja eficiente, que faça sentido, seja significativa. 

Diferença de hard skills e soft skills

Agora que você já sabe que aprender sempre é uma das melhores opções para uma carreira de sucesso, vamos entender um pouco mais sobre as habilidades exigidas.

Hard skills são aquelas aptidões técnicas, aprendidas na faculdade ou em cursos, workshops, treinamentos. Habilidades que podem ser mensuradas e compõem nosso currículo.

Já as Soft skills estão relacionadas às habilidades sociocomportamentais, mais difíceis de reconhecer e mensurar. É a capacidade de lidar com questões emocionais com equilíbrio e positividade.

Essas habilidades são difíceis de serem ensinadas e demandam um longo processo de desenvolvimento, pois estão muito relacionadas com a experiência de cada indivíduo, com suas vivências.

Recrutadores buscam este tipo de habilidade profissional, pois precisam de profissionais que consigam trabalhar em ambientes colaborativos e de pressão, já que o cotidiano é volátil, ágil e incerto.

A mescla de habilidades técnicas e sociocomportamentais (hard skills e soft skills) indicam um profissional mais qualificado e preparado para os desafios do futuro.

Quais são as habilidades do futuro?

Pesquisa realizada pelo LinkedIn afirmou que mais de 133 milhões novas de ocupações serão criadas a partir dos impactos que a tecnologia vem causando no mercado de trabalho.

Mas, apesar de toda essa era tecnológica que estamos vivendo, a busca por profissionais que possuam habilidades interpessoais está sendo bem requisitada.

Segundo Feon Ang (vice-presidente de talentos e soluções de aprendizagem do LinkedIn para a Ásia-Pacífico), as cinco habilidades mais difíceis para os empregadores encontrar no mercado de trabalho envolvem soft skills. São elas: pensamento crítico e resolução de problemas; adaptabilidade e flexibilidade; comunicação; liderança;  inovação e criatividade.

Segundo o relatório “Future of Jobs 2020” do Fórum Econômico Mundial as principais habilidades em alta até 2025 estão relacionadas com:

  • Solução de problemas;
  • Autogestão;
  • Trabalhar em equipe;
  • Uso e desenvolvimento de tecnologia.

O relatório Future of Jobs mapeia os empregos e as habilidades do futuro, acompanhando o ritmo das mudanças, como as relacionadas à pandemia em 2020. Contextualiza no relatório os ciclos econômicos e as perspectivas esperadas em relação à tecnologia, empregos e habilidades nos próximos cinco anos.

Segundo o relatório, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação de seis meses ou menos. E 94% dos líderes relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, muito em razão da volatilidade dos planejamentos.

Veja no infográfico a seguir quais foram as 10 habilidades mencionadas no relatório e que estarão em alta até 2025.

“Tudo está relacionado com se colocar em situações desconfortáveis e buscar aprimorar essas habilidades. Você precisa estar bem em não ser ótimo (em alguma coisa), porque quanto mais fizer isso, melhor você ficará”.

Executiva Feon Ang do LinkedIn, em entrevista à CNBC.

6 Habilidades mais valorizadas pelos profissionais e recrutadores

Segundo a consultora de Recursos Humanos e professora da Kultivi, Raquel Roque, as habilidades profissionais do futuro são: 

1 – Flexibilidade

2 – Foco em resultados

3 – Senso de dono

4 – Profissional mão na massa (Hands on)

5 – Inteligência Emocional

6 – Organização e Gestão de Tempo

Confira no vídeo a seguir as características de cada uma das habilidades.

Cursos gratuitos para desenvolver as habilidades profissionais do futuro

Muito bem! Agora que você já está convencido de que é preciso ir em busca de mais conhecimento e bem informado sobre quais habilidades valem a pena investir, vamos conhecer alguns cursos gratuitos com certificado para seu desenvolvimento profissional.

1 – Recoloque-se: curso de recolocação profissional

O curso de recolocação profissional  vai te dar o suporte necessário para reorganizar seu currículo, se preparar para a disputa de vagas e para a entrevista. Além disso, durante o curso você verá vários hacks para sua carreira e processo de contratação.

O curso serve para quem está em busca de recolocação, primeiro emprego ou mudar de área.

2 – Curso gratuito de oratória

Como ser assertivo na mensagem e como dar o primeiro passo para diminuir o medo de falar em público?

Neste curso você aprenderá a mudar seu mindset em relação à oratória. Além disso, aprender quais são os atributos de um bom comunicador.

Segundo o professor, qualquer pessoa pode se tornar um bom orador, desde que conheça as técnicas certas.

3 – Mindfulness: curso de Atenção Plena

Foco, concentração, equilíbrio emocional, maior produtividade: desejos de muitos profissionais para encarar a rotina do trabalho.

A Atenção Plena ou mindfulness possui vários benefícios como por exemplo,  bem-estar físico e emocional, paz, felicidade e tranquilidade, aumento da capacidade de atenção e concentração.

Essa técnica é utilizada há anos por vários líderes, profissionais e gestores.

4 – Curso de Gestão do tempo e produtividade

Uma das riquezas do século: tempo. Como está a sua gestão do tempo?

Nesse curso você aprenderá ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e consequentemente, melhorar sua produtividade.

Gerir melhor o tempo não só na parte profissional, mas também conciliar a rotina com o pessoal, definindo metas alcançáveis e sem pressão.

5 – Fundamentos do Marketing Digital

Cotidianamente somos impactados por alguma ação de Marketing Digital, seja por algum conteúdo ou produto e serviço que compramos.

Várias são as áreas que estão utilizando ações de Marketing Digital para melhorar seus números e o relacionamento com os clientes.

Nas aulas iniciais você aprenderá o que é marketing, sua evolução até a chegada na era digital, também sobre as principais ferramentas utilizadas. Entenderá como funciona o Funil de vendas, as Métricas, Fontes de Tráfego, e uma aula bastante completa sobre SEO (Otimização para mecanismos de busca).

6 – Cursos gratuitos de Idiomas

É pré-requisito para praticamente todas as profissões em alta e mais bem pagas em 2022.

Na Kultivi você encontra cursos gratuitos com certificado de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Coreano e Libras.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como as ferramentas de PDF podem ajudar a alavancar a carreira e os negócios

Saiba como as ferramentas de PDF são um diferencial para alavancar sua carreira profissional e ampliar os negócios.

Carreira e Negócios

Criação de conteúdo de qualidade para marketing digital e o papel das ferramentas de edição de texto

Aprenda a criar conteúdos de qualidade para marketing digital e conheça uma ferramenta de edição de texto que o auxiliará nos conteúdos.

Mapas Mentais

Marketing Digital – Análises

Descubra a relevância das análises no marketing digital, desde métricas essenciais até ferramentas poderosas, e saiba como interpretar dados para otimizar suas estratégias de marketing.