Livros de português para concursos: Os 7 melhores

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura

A Língua Portuguesa é uma das disciplinas mais cobradas em concursos públicos e processos seletivos. Por isso, fizemos uma seleção – dos melhores livros de português para concursos – que vai te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e fazer você dominar, de uma vez por todas, as regras da disciplina mais importante dos certames de nível fundamental, médio e superior. 

Apesar de ser nossa língua materna, há muitos mitos e dúvidas que carregamos sobre a língua portuguesa desde os tempos da escola. 

São tantas regras para dominar, estruturas para decorar, sem contar que nem sempre usamos a norma culta para nos comunicar. Existem as gírias, expressões culturais, o coloquial. Falamos bem diferente do que escrevemos.

E é aí que temos a impressão que a língua exigida nos concursos, nos parece muito diferente da que usamos no cotidiano.

Vou ser bem sincera com você, infelizmente, não há uma fórmula mágica que te faça dominar o idioma! Mas, com foco, determinação e disciplina tudo fica muito mais fácil. 

Apenas estudar, estudar e estudar pode te ajudar a encarar de frente os desafios do português e te deixar mais próximo do cargo dos sonhos. 

Com base nisso, temos um presente pra você! 

Vamos indicar aqui 7 livros de português para concursos e de diferentes autores, para acabar de vez com suas dúvidas nesta matéria e te ajudar a gabaritar as questões desta disciplina na prova que você escolheu. 

Língua Portuguesa em Concursos

Ao estudar para concursos, na maioria das  vezes, priorizamos as disciplinas de maior peso e deixamos o português como um dos últimos tópicos a ser visto.

No entanto, o conhecimento desta disciplina, te coloca a frente da grande maioria dos candidatos, te proporciona um diferencial em relação aos concorrentes.

Afinal, a língua portuguesa é conhecida como matéria básica, geralmente, é o tema mais cobrado e que possui maior número de questões nos certames de todas as carreiras e de diferentes bancas nos concursos do Brasil. Além de ser utilizada como critério de desempate de pontuação. 

As áreas comumente exigidas são:

  • Morfologia;
  • Sintaxe;
  • Semântica.

Saber sobre adjetivo, advérbio, pronome, artigo, substantivo, verbo, sinônimos, denotação, conotação, figuras de linguagem, uso da vírgula e da crase. Bem como, a relação das palavras na frase são fundamentais para um bom desempenho nas provas.

Portanto, para você não se confundir mais com o português e progredir nos estudos para concurso público é importante ter em mãos bons materiais, como estes que vamos listar abaixo. 

Todos se propõem ao mesmo objetivo: te preparar da melhor forma para os diferentes tipos de concursos e tirar, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre a Língua Portuguesa.

Confira, a seguir, os 7 melhores livros de português para concursos da nossa lista.

1. Português Sistematizado – Pablo Jamilk

O livro Português Sistematizado tem como autor o professor Pablo Jamilk que devido a sua vasta experiência na área de concursos, escreveu esta obra ouvindo o apelo dos alunos que precisavam de um livro que otimizasse o tempo de estudos. 

Este livro fala sobre técnicas de estudo, interpretação de texto, gramática, redação e muito mais. 

Quer conhecer um pouquinho mais sobre o autor e sua obra ….

Instagram 

Site 

2. Gramática Português Descomplicado – 13 ª edição – Flávia Rita

A segunda indicação é o livro Gramática – Português Descomplicado, da autora Flávia Rita.

Este livro é totalmente voltado para concursos e aborda a gramática de uma forma mais dinâmica. Possui resumos, exercícios comentados, questões de provas de bancas variadas, tudo isso com uma abordagem sintética e moderna. 

Flávia possui mais de 15 anos de experiência na área de concursos e é autora de outros títulos voltados para esse segmento.  

Conheça mais sobre a autora a seguir…

Instagram

Site

3. Para Falar e Escrever Melhor o Português – Adriano da Gama Kury

Para Falar e Escrever Melhor o Português é a terceira indicação.

Com um estilo bem-humorado, o autor explica os tópicos gramaticais de forma leve e simples de entender.

Este livro trata sobre: ortografia e crase, pontuação, verbos, concordância, regência e muito mais. 

Ele pode ser encontrado facilmente em sites de compras na internet como Amazon e Mercado Livre, ou se preferir, em sebos online também. 

4. Português e Gramática: Erros Nunca Mais – Ivo Korytowski

Outra indicação é o livro Português e Gramática: Erros Nunca Mais.

O livro apresenta explicações lógicas e exercícios para evitar cometer aqueles erros habituais na hora da prova.

Esta obra associa teoria e prática, trazendo explicações lógicas e exercícios para que você evite os erros mais comuns da língua portuguesa na hora da sua prova. 

Este livro pode ser encontrado, facilmente, em diferentes lojas online.

5. Ortografia – Dicas Do Professor Sérgio Nogueira

A quinta indicação, apesar de não ser específica para concursos, irá te ajudar muito com as questões gramaticais da língua portuguesa. Escrito pelo professor Sérgio Nogueira (o professor do Soletrando),  o livro é dividido em seis capítulos e aborda as questões gramaticais que mais são confundidas no dia a dia: o uso do hífen, o uso dos acentos gráficos, além da nova reforma ortográfica.

capa do livro ortografia dicas do professor sérgio nogueira

Este livro pode ser encontrado, facilmente, em diferentes lojas online como a Amazon, por exemplo. 

Saiba mais sobre o professor…

Instagram

6. Gramática Fácil da Língua Portuguesa – Evanildo Bechara

A próxima indicação é do autor Evanildo Bechara – Gramática Fácil da Língua Portuguesa. 

Outro ótimo aliado para estudar gramática de forma simples e fácil, assim como mencionado no título do livro. São abordados os principais temas da língua para não restar dúvidas.

capa do livro gramática fácil Evanildo Bechara

Esta obra pode ser encontrada em diferentes lojas online com valores bem acessíveis.

7. 1001 Dicas de Português: Manual Descomplicado – Dad Squarisi & Paulo José Cunha

E por fim, mas não menos importante, a sétima indicação: 1001 Dicas de Português: Manual Descomplicado – Dad Squarisi & Paulo José Cunha. 

Este livro traz, em ordem alfabética, respostas claras, diretas e divertidas para as dúvidas comuns do dia a dia.

capa do livro 1001 dicas de português. Clique na imagem para conhecer o livro

Esta obra pode ser encontrada facilmente em sites de compras na internet como Amazon e Mercado Livre, ou se preferir, em sebos online também.

Dicas gerais

Além dessas indicações com explicações gramaticais, o que pode ajudar, e muito, a memorizar pontuação, ortografia, coesão e coerência, figuras de linguagem e antônimos, por exemplo, é a leitura constante.

A leitura nos ajuda a identificar alguns erros, porque desenvolvemos a memória visual de como as palavras são escritas e os textos construídos, aprimorando nossa capacidade de autocorreção.

Espero que estes livros sejam úteis para você!

Sua aprovação no concurso dos sonhos está aí, batendo na sua porta. Afinal,

“Não temos todos a facilidade para estudar, mas quem tem sonhos, aos livros terá que se agarrar.”

 Paula Helena

Indicação de Leitura para concurseiros

As diferenças entre Tipologia e gêneros textuais | Concursos

Português: Conjunções coordenadas e subordinadas

Como estudar para concursos públicos – Dicas de Organização



Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!

Concursos

TJ/AC: Concurso com 1.551 vagas de nível médio e superior [curso preparatório gratuito]

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o concurso, desde os requisitos até dicas valiosas para a sua preparação.