Português: Conjunções coordenadas e subordinadas

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
2 minutos de leitura

Conheça as conjunções coordenadas e subordinadas para interpretar questões ou para deixar a redação mais coesa e coerente, saber usá-las fazem diferença nas provas.

Como nós aqui da Kultivi queremos que você mande muito bem, reunimos nesse artigo alguns pontos importantes para sanar suas dúvidas.

Vamos lá?!

Bem, basicamente, as conjunções são palavras que estabelecem relação entre as partes da oração ou entre duas orações, como elementos de ligação.

As conjunções, assim como as preposições (de, a, por, para, em, entre outras), são classificadas como conectivos e são invariáveis, ou seja, não flexionam em número e grau.

No curso de Português para Concursos da Kultivi você encontra mais explicações sobre esse assunto.

Se preferir, pode ir direto para as conjunções coordenativas e subordinativas.

Conjunções coordenativas e subordinativas

Na classificação gramatical, existem conjunções coordenativas e subordinativas.

Entende-se por conjunção coordenativa o conectivo que une duas frases independentes. Vamos a um exemplo de conjunção coordenativa explicativa:

Ex.: Não fui à festa porque a Regina não me convidou.

A parte “a Regina não me convidou” tem sentido, independente da primeira parte, “não fui à festa”. Por isso a conjunção porque é considerada coordenativa, apenas liga as partes.

Isso significa que mesmo separadas fazem sentido, ou seja, são compreendidas.

Já as conjunções subordinativas ligam orações dependentes entre si. Ou seja, a segunda depende da primeira para ter sentido completo.

Ex.: A menina era delicada como uma flor.

O como é uma conjunção subordinada comparativa. Percebeu que “uma flor” depende da primeira parte para fazer sentido?

É assim que deve pensar, caso fique em dúvida em alguma questão. Olhe todas as partes da oração e tente pensar sobre o sentido delas.

Conectivos para usar na redação ou interpretar questões

  • Conectivos que indicam adição: e, não só, mas também, não só, como também, bem como, assim como, além disso, não só, mas ainda.
  • Conectivos que indicam ideia contrária, oposição: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, pelo contrário, ainda que, apesar de que, ao passo que.
  • Conectivos que indicam alternância: ou, já…já, quer…quer, seja…seja, ora… ora.
  • Conectivos que indicam conclusão, consequência: logo, pois, portanto, por isso, assim sendo, enfim, desse modo, destarte, então, em síntese.
  • Conectivos que indicam explicação: que, porque, pois, isto é, quer dizer, por exemplo, a exemplo de, ou seja.
  • Conectivos que indicam causa e consequência: porque, por causa de, como resultado, por consequência, como, pois que, visto que, uma vez que, já que, haja vista.
  • Conectivos que indicam condição: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que.
  • Conectivos que indicam conformidade: conforme, como, segundo, de acordo com, consoante.
  • Conectivos que indicam finalidade: para que, a fim de que, com o fim de, com o propósito de, com o objetivo de.
  •  Conectivos que indicam proporção: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais, quanto menos.
  •  Conectivos que indicam tempo: quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), frequentemente, atualmente.
  •  Conectivos que indicam comparação: como, assim como, tal qual, bem como, assim também, tanto quanto, da mesma maneira, do mesmo modo, similarmente, igualmente.

Se você quiser um material complementar, na apostila Erros Comuns Português, você encontra alguns exemplos de palavras que com frequência vemos errado por aí. Evite esses erros comuns e garanta bons resultados nas provas.

Espero que este artigo tenha ajudado você a relembrar o que são e como usar as conjunções coordenadas e subordinadas, pois é muito importante saber para as provas.

Pratique muito para não esquecer, beleza?!

Até mais.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!

Concursos

TJ/AC: Concurso com 1.551 vagas de nível médio e superior [curso preparatório gratuito]

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o concurso, desde os requisitos até dicas valiosas para a sua preparação.