Como estudar para concurso: 4 disciplinas que você precisa saber

Como estudar para concurso: 4 disciplinas que você precisa saber

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura
como estudar para concurso

Concurseiros mais experientes costumam ter suas próprias anotações sobre os conteúdos mais cobrados e as principais características das provas e bancas.

Isso porque eles têm consciência de que o tempo de estudo deve ser bem aproveitado e, às vezes, a aprovação demora para sair.

Publicidade


Então, para saber como estudar para concurso, um dos segredos é focar nos conteúdos que realmente são importantes para a aprovação e fundamentais na preparação prévia, ou seja, antes do edital ser publicado.

Todo concurseiro sabe que é um longo caminho de estudos, por isso, estudar antes do edital ser publicado significa estar alguns passos à frente.

Publicidade


Nesse sentido, é importante conhecer a base das disciplinas gerais, entender os principais conceitos, fórmulas, exemplos e aplicação.

Assim, quando o edital for publicado, você poderá concentrar sua atenção nos conteúdos específicos da vaga almejada e resolver muitos exercícios para praticar.

Nesse artigo, listei alguns tópicos que vão te ajudar a entender como estudar para concurso, com os assuntos mais cobrados em Concursos de nível médio. Lembre-se, cada edital é único e por isso deve ser lido com atenção.

Confira com muito cuidado os conteúdos que o edital exige e se há alguma exigência específica para a vaga.

Conteúdos normalmente cobrados em Concursos de nível médio

Mantenha-se atualizado. Leia com frequência e busque estar antenado ao que acontece no Brasil e no mundo. Além disso, esteja atento à História e Geografia da cidade da sua vaga.

Em Concursos Públicos de prefeituras é comum aparecer na prova questões sobre o Município enquadradas, muitas vezes, como Conhecimentos Gerais e Atualidades.

Português para Concursos

Os principais conteúdos, aqueles que aparecem na maioria dos editais são: Sintaxe. Oração – função e termos. Verbos. Pronomes. Conjunções. Preposições. Novo Acordo Ortográfico.

Além disso, também são recorrentes Interpretação Textual. Organização do texto. Coordenação e subordinação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Classes e formação das palavras.

E não esqueça de incluir no seu plano de estudos aulas e exercícios sobre Variação linguística e Gêneros textuais.

Estes são conteúdos recorrentes nas provas. Por isso é importante que você dedique um tempo do seu plano de estudos para dominá-los.

Por isso, visando esclarecer algumas dúvidas comuns, o e-book Erros comuns em Português irá te ajudar não só a escrever melhor, como interpretar textos e usar vocabulário adequado no contexto formal.

e-book Português Erros mais comuns

Redação para Concursos

Produção textual também aparece com frequência em Concursos. Pratique a escrita e a leitura para garantir boa pontuação nessa disciplina.

Procure dominar o gênero dissertativo-argumentativo.

Escrever é de longe uma das habilidades mais difíceis para desenvolver, afinal, são vários detalhes e para quem não pratica constantemente, as regras gramaticais podem se tornar um grande desafio. Não é raro encontrar textos que, embora apresentem um bom nível de argumentação, pecam por erros.

Se você tem dúvidas sobre como escrever uma redação para concursos, principalmente sobre como usar conjunções e conectivos para enriquecer sua redação, sugiro que confira as dicas abaixo.

https://kultivi.com/blog/geral/resolva-suas-duvidas-sobre-as-conjuncoes/

Matemática para Concursos

É comum serem cobrados os conteúdos de: Probabilidade. Geometria básica com cálculos de área e volume. Equações de primeiro e segundo graus.

Além disso, Frações. Porcentagem. Regras de três. Divisão proporcional. Juros simples e composto. Inequações. Razão e proporção. Conjuntos numéricos. Progressões. E Raciocínio Lógico. O bicho papão para muitos candidatos.

Aqui na Kultivi, há um curso completo de Raciocínio Lógico pra você tirar todas as suas dúvidas, aprender o conteúdo e ainda ver como essa disciplina é cobrada nas questões.

Informática para Concursos

Em informática são cobrados Conceitos Básicos. Portanto, é importante conhecer sobre Sistemas operacionais (Windows, Libreoffice e Linux). Funções e teclas de atalho. Planilhas de cálculos (Excel e Calc Libreoffice). Editor de textos (Word e Writer Libreoffice).

Também Internet, com conceitos básicos sobre sites, e-mail, ameaças virtuais. Hardware e software. Segurança da Informação na internet.

Outras disciplinas cobradas em Concursos

Direito Administrativo, Direito Constitucional e noções de Gestão Pública também podem aparecer. No entanto, esses tópicos são mais aprofundados em Concursos de nível superior.

Portanto, preocupe-se em ter uma noção geral e entender os conceitos básicos de cada.

Se você está em busca de materiais dessas disciplinas, estas apostilas completas podem te ajudar.

Noções gerais, doutrinas, trechos de lei e conceitos importantes do Direito Constitucional

Regulamentação da função administrativa desempenhada pelo Estado

Dica Bônus: Faça um plano de estudos equilibrado

Vida de estudante não é fácil, a gente sabe. É preciso conciliar uma montanha de conteúdos com as demais atividades diárias.

Parece muito complicado ser um estudante exemplar, com bom aproveitamento, daqueles que dá entrevista dizendo: “fui aprovado entre os 10 primeiros 5 vezes este ano”.

Antes de sair por aí, criando o plano de estudos perfeito, você precisa fazer um planejamento. Para uma bom desempenho na prova, seja um estrategista seguindo essas dicas:

  1. Conheça a prova. Saiba suas dificuldades.
  2. Pense sobre a sua rotina e estabeleça as atividades prioritárias.
  3. Intercale as disciplinas para não cansar seu cérebro com o mesmo assunto.
  4. Determine alguns minutos para as pausas.
  5. Inclua revisões e exercícios no plano.
  6. Avalie seu desempenho e mude o plano, se necessário.
  7. Atividades físicas e de lazer não devem ser esquecidas. São importantes para manter a qualidade do estudo.

Use essas dicas para melhorar seu plano de estudos e compartilhe sua experiência com a gente.

Até mais!

Compartilhe este conteúdo: