Se saber como começar a estudar para concurso sem nenhum edital publicado interessou você ou o último concurso com a vaga dos seus sonhos foi há muito tempo, saiba que é importante seguir estudando mesmo sem edital aberto.
Esta preparação prévia é um diferencial e definirá quem será aprovado ou não. Afinal, muitos só iniciam os estudos após a publicação do edital.
Este é o diferencial de muitos candidatos e você também deve aprender como começar a estudar para concurso, se quiser realmente alcançar bons resultados.
Por isso, destaque-se, saia na frente, estude constantemente e faça a prova de outros concursos para ir testando seus conhecimentos e entendendo a estrutura da banca.
Quer saber como começar a estudar para concurso na prática? Eu organizei algumas dicas que vão te ajudar a planejar uma rotina de estudos e saber o que estudar, mesmo sem um edital.
Identifique a área em que deseja atuar
Antes de organizar o tempo de estudo e os materiais, identifique qual é a área de concurso que você quer ser aprovado.
Assim, será mais fácil planejar o que estudar, já que você poderá aproveitar a mesma preparação para vários editais e terá como base concursos parecidos, ou seja, que exijam as mesmas disciplinas.
Crie um plano de estudos
Após ter definido a área, é o momento de criar um plano de estudos que funcione para você. Pense em quais dias da semana você verá conteúdo, quando resolverá questões, revisará o que aprendeu e por quanto tempo fará isso.
Mas, seja sincero consigo mesmo e estipule um tempo que você consiga cumprir. Seja 1, 2, 3 ou 4 horas de estudos diário, estude concentrado.
E para ajudar a manter o ritmo, determine uma data fictícia para aplicação da prova. Nem sempre conseguimos manter o foco sem uma meta próxima.
Determine quais disciplinas precisa estudar
Tenha em seu plano de estudo as matérias comuns a quase todos os concursos. Por exemplo: Português, Redação, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional e História do Brasil.
Após ter o plano de estudos finalizado e a meta estipulada, é hora de começar a estudar.
Faça uso de várias ferramentas: assista videoaulas, leia ebooks, faça resumos e mapas mentais, resolva exercícios de provas anteriores, ouça podcasts, mantenha-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
Como resultado, você terá domínio das matérias básicas e 50% de chance de ser aprovado. E ai, quando sair o edital, você poderá dedicar um tempo maior para as disciplinas específicas exigidas no concurso, e quanto às demais será preciso revisar ou reforçar o que ainda tem dúvidas.
Além de que, você estará livre do arrependimento de não ter estudado antes.
Eu estou certo de que, com estas informações, seu estudo será muito mais proveitoso e os resultados virão muito mais rápido.
Separei um vídeo exclusivo sobre dicas de estudos para concursos.
Continue acompanhando as publicações para garantir uma nota alta em provas.
Até mais.