Como estudar para concurso público do Zero (com PDF grátis)

Kultivi
Kultivi
6 minutos de leitura

Ser aprovado em concurso público é o objetivo de muitas pessoas e para conquistar a grandiosa aprovação, é necessário dedicação e foco nos estudos, afinal muitos são os conteúdos cobrados na prova. Pensando nisso, juntamente com o intuito de te auxiliar nessa preparação, daremos dicas que farão toda a diferença, para você saber como estudar para concursos públicos

A organização dos estudos faz toda a diferença, mas além disso, é primordial pensar sobre o seu objetivo. Ter isso definido, traz motivação e auxilia no foco, pois induz o cérebro a entender que a energia gasta possui uma finalidade e objetivo. 

Aliás, ao definir um plano de carreira, baseado no concurso, o empenho nos estudos será diferente e elevado. Porque, por exemplo, se você estuda para qualquer concurso, a cada edital publicado os estudos precisam ser retomados, ao menos, para as disciplinas específicas e a motivação não é a mesma.

No entanto, quando você busca a preparação para um cargo determinado, as chances de você ter bom resultado na prova é maior. Pois todo o empenho, concentração e dedicação terão um peso maior, afinal, é um sonho prestes a ser realizado.

Aqui, vale destacar algumas dicas iniciais básicas:

  • Depois de definir o objetivo, busque estudar em um ambiente adequado, que seja confortável e facilite a concentração. 
  • Separe os materiais que irá utilizar, um caderno ou bloco para as anotações, marca texto, canetas e demais acessórios. Deixe tudo à mão para evitar perder tempo e demorar muito para retomar o foco.
  • Na sequência, organize um plano de estudos que se adapte à sua rotina. Muitos concurseiros ficam desesperados frente a um edital com vários conteúdos, um prazo curto e pouco tempo disponível.

Mas os concurseiros da Kultivi não passarão por essas dificuldades de organização de estudos, já que listamos dicas infalíveis de como estudar para concurso, para auxiliar nesse processo tão importante:

Organize o cronograma de estudos

O primeiro passo para tornar os estudos mais produtivos é organizar um cronograma, dessa forma você saberá exatamente quais conteúdos aprenderá em cada dia. Assim, poderá estabelecer o tempo adequado para cada disciplina, de acordo com a complexidade do tema e conhecimento que possui sobre o mesmo. 

Então, comece anotando a sua rotina, desde o horário que acorda, até o seu horário de trabalho, horas de sono e atividades básicas do dia a dia. Desse modo, será possível perceber os espaços livres, ou seja, quanto tempo vago você possui durante o dia, e a partir disso conseguirá determinar o melhor horário para se dedicar aos estudos.

Uma dica primordial que damos é: Separe momentos para revisar, resolver exercícios e para descansar, essas atividades interferem diretamente no desempenho.

Determine o tempo de estudo de acordo com a sua capacidade de concentração. Não precisa ficar preocupado com a quantidade de horas, o importante será o seu rendimento e produtividade durante o período dedicado. Quanto tempo você consegue manter o foco e ser produtivo?  É isso que você deve considerar. 

Essa dica evita pensamentos como: “Eu deveria estar estudando agora” quando está em atividades triviais – como no mercado –  ou em momentos de lazer. Pois conseguirá separar esses momentos, de acordo com o planejamento organizado.

Inclua alguns minutos de descanso entre os estudos, independente de quantas horas estão no seu cronograma. As pausas ajudam seu cérebro a absorver e memorizar o conteúdo, além de evitar as distrações, cabeça nas nuvens e afins.

Após organizar e determinar o tempo de estudos, analise se o cronograma é realizável, se conseguirá cumpri-lo ou se precisa de mais tempo de dedicação aos temas estudados. Essa revisão evitará frustrações, pois você terá elaborado o cronograma realmente de acordo com a sua disponibilidade e com consciência dos afazeres que deverá cumprir para ser aprovado no concurso.  

Outro fato, que é importante ter consciência, se refere a alguns compromissos que serão necessários abrir mão durante a preparação, pois o tempo empregado a eles poderá ser aproveitado para os estudos. Mas não se confunda nas escolhas do que irá ou não fazer, pois atitudes como: dormir apenas 4 horas/dia para estudar, é prejudicial para o desempenho acadêmico. Estudos mostram que dormir pouco afeta sua saúde, portanto, quando chegar o dia da prova estará tão cansado que não conseguirá manter o foco na leitura das questões.

Saiba como organizar um cronograma de estudos eficiente para concursos.

Como distribuir o conteúdo a ser estudado no cronograma de estudos para concurso

Distribuir o conteúdo de estudo em um cronograma adequado e organizado é fundamental para se preparar de forma eficiente para o concurso. 

Dessa forma, o foco e dedicação não serão apenas para conteúdos específicos, além de não limitar os próprios conhecimentos e a abordagem dos assuntos cobrados no edital, tornando os estudos mais abrangentes e completos. 

Isso porque só estudar com curso para concursos não é suficiente para aprovação, é preciso organizar um cronograma que contemple videoaulas, leitura e revisões, por exemplo.

Então, para auxiliar nesse momento de organização, aqui estão algumas dicas e etapas para você elaborar um cronograma eficaz:

Avalie o conteúdo do concurso: Faça uma lista detalhada de todos os tópicos que você precisa estudar para o concurso, geralmente eles são especificados no edital, facilitando a visualização e consciência do conteúdo cobrado. 

Verifique a data do concurso: Saiba exatamente em que dia ocorrerá o concurso para ter uma noção clara de quanto tempo você tem para se preparar. Isso permitirá que você trabalhe o cronograma retroativamente, de acordo com o tempo que possui.

Identifique e defina suas prioridades: Priorize as matérias com maior peso e maior dificuldade, reserve um tempo de estudo maior para essas disciplinas, busque materiais para auxiliar no entendimento do conteúdo, além de diferentes explicações, seja vendo aulas ou lendo sobre o tema. E não deixe de fazer um bom resumo para revisões futuras, bem como a resolução de exercícios.

Na sequência, coloque as disciplinas com maior peso e menor dificuldade. Certifique-se que domina esses conteúdos e revise o que for necessário para acertar o máximo de questões.

Em um terceiro grupo, liste os conteúdos das matérias com menor peso e maior dificuldade.

Por fim, complete com as matérias com menor peso e menor dificuldade.

Reserve tempo para revisões: Não se esqueça de reservar alguns dias específicos para revisar o conteúdo que você estudou anteriormente. A revisão é fundamental para fixar o conhecimento na memória de longo prazo.

Faça simulado: Separe um tempo em seu cronograma para realizar simulados com provas anteriores do concurso. Isso ajudará a se acostumar com o formato da prova e a gerenciar melhor o tempo para a realização.

Se o edital para sua vaga desejada está longe de ser publicado saiba o que e como estudar para concursos sem edital publicado.

Lembre-se de incluir tempo para descanso e lazer em seu cronograma, afinal o equilíbrio entre estudo e descanso é fundamental para uma preparação eficaz.

Como memorizar o conteúdo estudado para concurso

Memorizar o conteúdo estudado para um concurso pode ser desafiador, mas existem várias técnicas eficazes que podem ajudar na retenção do conhecimento. E desde os seus estudos, lendo apostilas, resolvendo questões ou assistindo vídeo aulas, é possível praticar a memorização. 

Você pode fazer isso à medida que estuda, tentando estabelecer conexões entre diferentes conceitos – por exemplo, com essa associação o entendimento será prático e efetivo. Outra dica é: criar histórias ou associações pessoais com o conteúdo, pois a conexão com experiências próprias pode facilitar a memorização.

Além disso, experimente diferentes técnicas de memorização, como mapas mentais, mnemônicos, acrônimos ou associação de palavras-chave. Essas técnicas podem tornar o conteúdo mais memorável e fácil de lembrar. 

Uma estratégia que não pode ficar de fora é a revisão, a repetição espaçada, onde você revisa o mesmo conteúdo em intervalos regulares, é uma técnica comprovada para reforçar a memória, pois você estará recordando constantemente seu cérebro do conhecimento que possui sobre aquele conteúdo específico. 

Junto a isso, você pode tentar ensinar o conteúdo a outra pessoa ou a si mesmo na frente do espelho, essa é uma excelente maneira de reforçar o conhecimento. Porque exige que você organize e explique as informações de forma clara.

E claro, não há melhor forma de testar se armazenou ou não determinado conteúdo, se não for resolvendo exercícios. Afinal, será a aplicação prática de todo aprendizado adquirido, mas organizado de forma diferente. 

Lembre-se que a preparação é um processo desafiador, então, não esqueça do seu objetivo, mantenha pensamento positivo e busque estratégias que funcionem.

Essas são algumas dicas que irão te auxiliar no primeiro passo da preparação para o concurso, como o processo é longo e precisa de muita dedicação, até a sonhada aprovação. A Kultivi preparou o Guia do Concurseiro, o qual possui um passo a passo de como agir e lidar com as situações desde o lançamento do Edital até o dia da prova. 

A apostila para concurso é totalmente gratuita e poderá te acompanhar durante todo o processo, esclarecendo dúvidas, motivando e facilitando a organização dos estudos. 

E bora estudar.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

5 disciplinas que geralmente são cobradas em concursos públicos

Conheça quais são as disciplinas mais cobradas em concursos públicos e saiba como estudá-las de forma eficiente.

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!