7 Dicas para um Cronograma de Estudos Eficiente | Concursos

Kultivi
Kultivi
5 minutos de leitura

A jornada para a aprovação em um concurso público exige disciplina, foco e, acima de tudo, um cronograma de estudos para concursos bem estruturado.

Mas, o que você sabe sobre isso? Segue um cronograma? Sabe como organizar um?

Primeiramente, exclua da sua cabeça a ideia de que existe um cronograma perfeito e pronto para download na internet. Porque o cronograma de estudos ideal é aquele que atende sua rotina, suas necessidades, portanto, deve ser organizado por você.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a criar um cronograma de estudos que funcione para você, é claro.

E não se engane, dá um pouco de trabalho e exige uma reflexão pessoal sobre a sua rotina. Mas, seu objetivo é aprovação, certo? Então, como diz aquele ditado popular: O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Pesquise sobre a prova e o que você precisa estudar

Primeiramente, faça uma boa pesquisa sobre o conteúdo que será cobrado na prova. Pois não adianta quebrar a cabeça tentando encaixar sua rotina em uma tabela, se você não sabe por onde começar.

Portanto, pesquise sobre a banca, leia o edital com atenção para identificar as disciplinas, os conteúdos cobrados e o peso de cada um na prova. Além disso, consulte as provas anteriores, é com base nelas que você conseguirá identificar quais são suas reais dificuldades e pontos fortes. E, a partir disso, faça uma autoavaliação honesta para identificar quais matérias você domina e quais precisam de mais atenção.

Isso porque não adianta você achar que é bom em Português, só porque na época da escola você tirava notas boas na redação. Não se aplica a sua realidade atual, pois cada processo seletivo cobra os conteúdos de forma diferente. Por isso, é fundamental conhecer a banca e observar atenciosamente as provas anteriores. Para que você possa identificar se de fato é bom em Português, diante daquelas questões e daquele formato.

Por fim, coloque na cabeça que os tópicos que você tem dificuldade são tópicos a melhorar, apenas isso. Não seja pessimista e não perca a motivação diante dos desafios.

Separe seus compromissos fixos

Pense sobre a sua rotina e anote seus compromissos. A partir disso, identifique quantas horas por dia você pode dedicar exclusivamente aos estudos. Mas seja honesto consigo mesmo e leve em consideração outros compromissos, como trabalho, família e lazer.

Mas, se você preencher os espaços com a sua rotina e perceber que não há horário disponível para estudar, repense sua rotina e veja se não há nada que possa ser reajustado. Afinal, seu objetivo é passar naquela prova importante, certo? Então estabeleça suas prioridades.

No entanto, nunca deixe de dormir ou se alimentar em razão disso. Essas atividades são fixas, essenciais e inalteráveis.

IMPORTANTE: se você faz algum curso preparatório para Concurso, Enem, OAB, ou faz algum curso de graduação, Ensino Médio ou algo do gênero, saiba que este é um compromisso fixo.

O plano de estudos serve para você organizar seus estudos em casa, quando você o faz sozinho. Apenas assistir a aula, não significa que você necessariamente está estudando. Os estudos vão além disso.

Priorize e planeje

Leve em consideração suas afinidades e dificuldades, de modo que a distribuição das disciplinas não deixe disciplinas parecidas em sequência uma da outra. Pois mesclar disciplinas entre exatas e humanas ajuda seu cérebro a manter a concentração. Desse modo, você não ficará muito tempo na mesma atividade.

Além disso, distribua as horas de estudo de forma proporcional à importância e à sua necessidade em cada disciplina.

Por fim, reserve tempo para revisar os conteúdos estudados e praticar com questões de provas anteriores.

Seja flexível e persistente

Como dito anteriormente, o cronograma de estudos precisa atender às suas prioridades. Desse modo, sempre que sentir necessidade, altere seu cronograma, reavaliando seu desempenho e modificando-o.

Vale ressaltar que o desempenho pode ser medido pelos acertos nas questões, pelo tempo que você consegue se manter concentrado enquanto estuda, entre outros.

Além disso, é importante reservar uma lacuna no seu cronograma como uma reserva (de tempo) de emergência. Pois imprevistos acontecem, então pode acontecer de você precisar ir ao médico, caso fique doente, ou se precisar ir ao banco, entre outros compromissos extras. Nesses casos, se precisar usar um tempo de estudo durante a semana para resolver algum pepino, use a reserva de emergência para dar conta da disciplina que ficou para trás.

Por fim, mantenha a disciplina, a aprovação em um concurso é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Portanto, seja persistente e mantenha o ritmo de estudo.

Tempo x Qualidade no cronograma de estudos

Já parou para pensar quantos minutos você consegue se manter concentrado em uma mesma atividade?

Óbvio que isso varia conforme o seu interesse naquela atividade. Mas, independentemente disso, respeite suas limitações. Estabeleça pausas controladas entre os estudos. Você pode, por exemplo, determinar 5 minutos para tomar água e levantar da cadeira, para um alongamento após 40 minutos de estudo de uma disciplina. Ou, também, estabelecer 10 minutos de pausa entre a mudança de uma disciplina ou outra.

Porém, durante estas pausas não acesse redes sociais ou fique no celular. Use este tempo para comer, alongar, beber água ou ir ao banheiro.

Lembre-se que a quantidade de horas não é o que te fará ser aprovado, mas sim, a qualidade dos seus estudos nesse tempo, ou seja, se o que você estudou foi memorizado.

Estabeleça um dia de descanso

O dia mais esperado da semana!

Sim, você merece (e precisa) de um tempo de descanso, para recarregar as energias, sair com os amigos, ver um filme, enfim. Seja qual for a sua atividade de lazer, determine um dia para atendê-la.

Não há discussão sobre a importância e os benefícios deste momento para a qualidade e seu desempenho na preparação.

E não fique com a consciência pesada por isso. Você fez sua parte durante a semana, agora aproveite um momento sem cobranças e pressão.

Cuide da sua saúde mental e física

  • Alimente-se de forma saudável: Uma boa alimentação te dará energia e disposição para os estudos.
  • Pratique atividades físicas: A atividade física melhora o humor, a concentração e a qualidade do sono.

Dicas extras

  • Utilize a técnica Pomodoro: Essa técnica consiste em dividir o tempo de estudo em blocos de 25 minutos, intercalados por pausas de 5 minutos.
  • Monitore seu progresso: Utilize ferramentas para acompanhar seu desempenho e identificar áreas que precisam de mais atenção.
  •  Escolha um local de estudo tranquilo e organizado: Um ambiente livre de distrações é essencial para o foco e a produtividade.
  • Organize seus materiais: Tenha tudo que você precisa à mão para evitar perda de tempo.
  •  Utilize ferramentas de estudo: Utilize aplicativos, plataformas online e outros recursos que facilitem seu aprendizado.
  • Revise os conteúdos: A revisão é mais do que importante, é essencial, ela representa muito na sua aprovação. Portanto, não assista passivamente às aulas, faça anotações com os tópicos principais e você terá um material de revisão. Mas há outras formas de revisar os conteúdos, seja pelos resumos, mapas mentais ou questões, determine no seu cronograma um espaço para isso.

Com essas dicas e um pouco de disciplina, você estará no caminho certo para conquistar a vaga dos seus sonhos!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!

Concursos

TJ/AC: Concurso com 1.551 vagas de nível médio e superior [curso preparatório gratuito]

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o concurso, desde os requisitos até dicas valiosas para a sua preparação.