Conheça Técnicas Eficazes para Fazer Resumos para Concursos

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Está se preparando para garantir sua vaga dos sonhos em um Concurso Público? Então, grave isso: Os resumos são ferramentas fundamentais para memorizar e otimizar seus estudos. Afinal, os Concursos públicos exigem muita dedicação e organização.

Sendo assim, aposte em resumos bem organizados para as revisões rápidas, principalmente após a publicação do edital. Pois os benefícios do resumo começam exatamente na produção. Isso porque você precisa resgatar os conceitos, exemplos e explicações do conteúdo para produzi-lo.

Mas se você é da turma que acha uma chatice fazer resumo, sugiro que leia as dicas e benefícios abaixo com atenção. Pois, neste artigo, você vai aprender como elaborar um bom resumo para conquistar a vaga dos seus sonhos!

Selecione o que importa

O primeiro passo para um resumo impecável é selecionar as informações relevantes, de forma objetiva. Desse modo, leia o material com atenção e identifique os pontos-chave: conceitos essenciais, definições importantes, fórmulas matemáticas, datas relevantes e exemplos ilustrativos. Mas não se esqueça, a função do resumo é ajudar a revisar o conteúdo, ou seja, precisa ter leitura e entendimento rápido e fácil.

Organize com Eficiência

Organize as informações selecionadas de forma lógica e estruturada. Utilize tópicos, subtópicos, numerações e marcadores para facilitar a visualização e o aprendizado. Você pode criar um índice para consulta rápida, com as principais seções e seus respectivos conteúdos.

Apenas o Essencial

Um bom resumo deve ser conciso e direto. Evite parágrafos extensos, mas caso eles sejam necessários, use paráfrase para deixá-los mais simples. Utilize linguagem clara e objetiva, focando nos conceitos fundamentais.

Destaque as informações

Grifos, cores e outros recursos visuais podem ser seus aliados na hora de destacar as informações mais importantes. Pois são muitos os conteúdos estudados e várias informações para destacar, portanto, aposte nas cores nos seus resumos para concursos.

As cores ajudam a deixar as partes mais importantes em destaque, dando ênfase à informação. Porém, não deixe colorido demais, escolha 2 ou 3 cores para não ficar visualmente carregado e facilitar a leitura.

Faça seu resumo à mão

Sim, eu sei que pode parecer antiquado, mas é uma forma ainda muito efetiva de memorizar o conteúdo. Isso porque ao escrever, usamos nossa habilidade motora que aciona áreas do cérebro como a linguagem, visão e capacidade cognitiva.

Além disso, escrever à mão exige maior atenção do que digitar, o que colabora para a memorização do que se está escrevendo.

Observações e exemplos

Faça anotações específicas sobre aquele detalhe que você sempre esquece. Além disso, outra opção é copiar parte da solução de algum exercício que você sempre se confunde.

Afinal, além da otimização do conteúdo, é possível utilizar o resumo para sanar essas dúvidas e equívocos que surgem.

Revise e Aprimore

Após concluir seu resumo, revise-o com atenção. Verifique se as informações estão corretas, completas e bem organizadas. Releia o texto original para garantir que nada de importante foi esquecido.

Além disso, o mundo dos concursos está em constante mudança. Então, revise seus resumos periodicamente e incorpore novas informações e atualizações relevantes para o seu certame.

Deixe espaço em branco

Não carregue demais seus resumos para concurso, deixe algum espaço em branco para futuras anotações. Assim, você não precisará fazer um novo material toda vez que precisar adaptar alguma informação.

Dicas extras: Se você já possui o hábito de ouvir podcasts, grave áudios lendo os resumos que você organizou. Desse modo, você pode aproveitar aquele tempo no trânsito para estudar.

Além disso, com um Plano de estudos eficiente  e um curso completo, sua preparação será ainda mais completa para os Concursos Públicos.

Com as dicas deste artigo, você estará no caminho certo para conquistar a sua vaga dos sonhos!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

5 disciplinas que geralmente são cobradas em concursos públicos

Conheça quais são as disciplinas mais cobradas em concursos públicos e saiba como estudá-las de forma eficiente.

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!