Revalida Prova: Tópicos mais cobrados das Provas anteriores

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

No Revalida as provas são feitas em duas etapas: 1ª prova escrita com questões objetivas e discursivas, e a 2ª consiste em 10 estações, cada uma um tema, sendo avaliadas as habilidades clínicas do médico.

Hoje, quero mergulhar com vocês na primeira etapa, apresentar como ela é organizada, os conteúdos mais cobrados, quais áreas você deve priorizar e te ajudar a identificar quais você domina ou não. No meu caso, não estava tão afiado em Medicina Familiar e Comunidade. 

A prova escrita é formada por questões de múltipla escolha (100) e discursivas (05), envolvendo situações-problema e apresentação de casos.

E tem como referência os conteúdos, habilidades e competências apresentadas na matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas de médico obtidos no exterior.

Estruturada em 5 grandes áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Familiar e Comunidade, a prova busca avaliar o conhecimento técnico-científico, habilidades, atitudes, e capacidade de resolver problemas. O que confere que o indivíduo tem as aptidões necessárias para exercer a profissão.

Mas, isso não significa que você precisa se tornar especialista em todas as áreas, porque o revalida cobra os conteúdos de forma generalizada, diferente das provas de residência médica, por exemplo.

Portanto, para te ajudar a entender melhor a primeira etapa e saber o que é indispensável estudar, é interessante você buscar essas informações nas provas anteriores.

Número de questões por área no Revalida prova: 2016 e prova 2017

A prova objetiva em 2016, por exemplo, trouxe 29 questões de clínica médica, 15 sobre o SUS, 5 sobre neurologia, 22 de Pediatria, 11 questões de clínica cirúrgica e 18 de ginecologia e obstetrícia.

Já em 2017 a prova objetiva cobrou 36 questões de Clínica Médica, 12 sobre o SUS, 4 de Neurologia, 13 de Pediatria, 8 de Clínica Cirúrgica e 17 de Ginecologia e Obstetrícia.

Apesar de Clínica Médica ser a área com maior número de questões, normalmente, é a área que o recém-formado tem maior domínio.

Portanto, vale revisar alguns pontos que você tem dificuldade, mas não perca muito tempo estudando todos os detalhes. Revise de forma generalizada.

Então, para dar conta de todos estes temas, a melhor dica é optar por cursos preparatórios e buscar por apostilas específicas, ambos organizados para te preparar para os conteúdos, fases e detalhes do revalida.

Tópicos recorrentes no Revalida

Ginecologia e obstetrícia: Pré-natal, parto, aleitamento, distúrbios menstruais, anticoncepção, mastologia, oncologia, doenças clínicas da gravidez, sofrimento fetal.

Pediatria: Pneumologia, diarreia, infectologia, violência doméstica, trauma, toxicologia, crescimento e desenvolvimento, neonatologia.

Clínica: endocrinologia, hepatologia, infectologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, oncologia, toxicologia, cardiologia, dermatologia.

Cirurgia: coloproctologia, complicações em cirurgia, hérnias, técnica cirúrgica, anestesia, traumatologia, hemorragia digestiva, abdome agudo, cirurgia vascular, urologia, trauma abdominal, doenças das vias biliares, obstrução intestinal.

Preventiva: medidas de saúde coletiva, epidemiologia, estratégia de saúde da família, SUS, medicina legal e ética médica, saúde do trabalhador.

Sugiro que você dê atenção especial para Medicina da Família, Sífilis, partograma, genograma, epidemiologia e infectologia, além é claro, o SUS, mas isso é assunto para um próximo artigo.

Assim sendo, com base nos tópicos listados acima, identifique qual área você domina mais e qual ou quais são suas dificuldades. O primeiro passo para uma receita de sucesso nos estudos é conhecer-se.

O que já foi cobrado nas questões discursivas?

As situações clínicas apresentadas na parte discursiva são relevantes e representativas da prática médica, refletem as habilidades e competências esperadas de um recém–graduado das diversas áreas da Medicina.

Em 2016 as 5 questões discursivas tinham como tema:

  • a obesidade infantil;
  • o estupro;
  • solicitação de exames complexos pelo paciente;
  • síndrome metabólica;
  • trauma.

Já em 2017 as 5 questões trataram de temas como:

  • Síndrome Metabólica;
  • morte encefálica e conduta médica quanto à doação de órgãos;
  • diagnóstico de Sífilis;
  • diagnóstico de condiloma acuminado e violência sexual infantil;
  • Equipe da Saúde da Família.

Espero que este artigo sobre o Revalida prova e Tópicos mais cobrados te ajudem a ficar um passo mais perto da aprovação.

E acompanhe os próximos conteúdos.

Até breve


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Mapas Mentais

Mapa Mental: Acessórios Obrigatórios na Natação

A natação é um esporte que combina técnica, resistência e habilidade. Para garantir uma prática segura e eficaz, é essencial estar equipado com os acessórios certos. Estes não só melhoram a performance, mas também garantem a proteção e o conforto do nadador. Neste artigo, vamos mergulhar nos itens obrigatórios na natação e entender sua importância, […]

Resumos

Como Usar Óculos de Natação Corretamente

Os óculos de natação são um dos acessórios mais importantes para nadadores, sejam eles profissionais ou amadores. Eles protegem os olhos do cloro e de outros produtos químicos presentes na água, além de garantir uma visão clara sob a água. No entanto, para que cumpram sua função adequadamente, é essencial que sejam usados corretamente. No […]

Mapas Mentais

Mapa mental: Aquecimento e Alongamento na Natação

A natação, reconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde e condicionamento físico, exige preparação adequada antes de mergulhar na piscina. Na natação, aquecimento e o alongamento são etapas cruciais nesse processo, garantindo não apenas uma melhor performance, mas também a prevenção de lesões. Por isso, neste artigo, exploraremos a importância dessas práticas e como elas […]