Conforme venho conversando com vocês, a prova do Revalida tem duas etapas com o objetivo de avaliar as competências e habilidades de médicos formados no exterior. Mas e quais conteúdos estudar para a prova?
De acordo com a Matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas de médico obtidos no exterior, os conteúdos cobrados no exame compõem um ciclo de interação básico-clínica e internato, em que todos os médicos passam durante sua formação.
Assim, é esperado que os médicos tenham conhecimento dos seguintes conteúdos.
Quais são os conteúdos cobrados na prova do Revalida?
Biologia celular e molecular. Gênese e desenvolvimento. Aparelho locomotor. Sistema nervoso. Fundamentos da prática e da assistência médica. A evolução histórica, científica e ética da medicina. Princípios de farmacologia. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema endócrino. Sistema gênito-urinário. Processos patológicos gerais. Relação parasito-hospedeiro. Imunopatologia. Psicologia do desenvolvimento humano. Psicologia médica. Psicopatologia.
Além de Bioética e cidadania. Medicina legal e deontologia. Saúde pública, medicina preventiva e comunitária. Abordagem do paciente e bases fisiopatológicas e terapêuticas dos principais sintomas e sinais. Semiologia. Cardiologia e cirurgia cardiovascular. Dermatologia.
Bem como Endocrinologia: clínica e cirurgia. Clínica e cirurgia do aparelho digestório. Geriatria. Hematologia. Pneumologia. Psiquiatria. Nefrologia e urologia. Neurologia e neurocirurgia. Reumatologia. Doenças infecciosas e parasitárias.
Oncologia. Terapia intensiva. Urgência e emergência. Princípios de técnica operatória. Clínica cirúrgica. Cirurgia ambulatorial. Traumato-ortopedia. Otorrinolaringologia. Oftalmologia. Pediatria / neonatologia. Ginecologia e obstetrícia.
Conteúdos importantes para estudar
Dentre os conteúdos elencados, destaco que Saúde pública, medicina preventiva e comunitária são tópicos importantíssimos para a aprovação. Talvez até o mais difícil, visto que as leis e práticas do SUS brasileiro não são abordadas em Instituições no exterior.
Isso porque as instituições estrangeiras seguem suas próprias Diretrizes Curriculares para o curso de Medicina e não as mesmas estabelecidas pelo MEC no Brasil.
Portanto, não deixe de estudar com muita atenção as leis 8.080 e 8.142 que tratam das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
Busque informações sobre o funcionamento das Unidades Básicas da Saúde, sobre os Conselhos de Saúde e sobre as Equipes de Saúde da Família.
Esses assuntos podem ser cobrados tanto nas questões objetivas e discursivas, quanto na prova prática. Vejamos alguns exemplos:
Em 2012, em uma das estações da prova prática, foram exigidos conhecimentos sobre agente comunitário da saúde. Em 2017, uma das questões discursivas solicitava que o candidato mostrasse conhecimento sobre a quantidade adequada de pessoas por Equipe de Saúde da Família (ESF).
Em 2015, uma questão objetiva solicitava conhecimentos sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Em 2012, a questão 74 da prova objetiva tratava dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao planejamento e o orçamento em saúde.
Planejamento de estudos para organizar os estudos para a prova do Revalida
Diante de tantos conteúdos e detalhes para estudar, é fundamental que você se organize e, se possível, não deixe para os últimos meses antes do exame. Utilize as informações certas, filtre o conteúdo de acordo com as suas dificuldades e planeje seus estudos.
Outra dica é resolver questões de provas anteriores. Elas ajudarão a entender como os conteúdos são cobrados e quais são recorrentes.
Você sabe quais são os tópicos mais cobrados na prova Revalida?
Normalmente, os médicos estão envolvidos em diversas atividades, a preparação para o exame precisa ser assertiva. Então vale buscar por materiais específicos para o exame, assim como cursos preparatórios.
Essas possibilidades facilitam seu estudo e economizam tempo, visto que você não precisa procurar documentos para cada conteúdo.
Além disso, instituições que conhecem a estrutura e funcionamento do exame estão mais preparadas para te qualificar adequadamente, abordando todos os conteúdos que mencionei acima.
Espero que com estas informações fique mais fácil se organizar para o próximo Revalida.
Em breve trarei novas dicas.
Até.