Top 5 filmes em alemão para você estudar o idioma!

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

Ah, os momentos de descanso! Tão aguardados. Tem os que gostam de passear, os que preferem dormir e os que adoram maratonar séries e filmes. Que tal aproveitar este tempo para praticar idiomas com filmes em alemão?

Há diversas opções disponíveis nas plataformas de streaming. Mas como nós adoramos dar dicas para deixar seus momentos de estudos mais fáceis e divertidos, listamos 5 filmes em alemão para você estudar o idioma.

Nessa lista você vai encontrar filme disponível na Netflix, filme de linguagem fácil, filme divertido e até filme de suspense.

Tem filmes em alemão para todos os gostos.

Mas antes de te mostrar a lista, aqui vai mais uma dica valiosa sobre como usar filmes para estudar idiomas.

Como estudar idiomas com filmes?

Sem dúvida, é muito importante que você seja bem realista com as suas expectativas. Te explicarei melhor.

Se você está em um nível mais avançado, já tem bastante vocabulário e entende bem as principais regras gramaticais nas frases, vai poder tirar a legenda e praticar o ouvido.

Agora, para quem está iniciando, estudar com filmes pode ser ainda mais rico. Só é preciso ajustar a atividade.

É sério, dá pra aprender muita coisa em 15 minutos de vídeo.

  1. Novos vocabulários
  2. Entender o uso cotidiano do idioma
  3. Perceber aspectos culturais do idioma
  4. Ironia, entonação
  5. Uso das palavras de forma contextualizada, o que elas podem significar em diferentes situações
  6. Treinar a leitura, pronúncia, ouvido e escrita
  7. Ver a estrutura das frases, conjugações dos verbos, uso de artigos, substantivos, adjetivos

Não disse que dá pra aprender muita coisa?! 

Então pra você que quer começar estudar com filmes em alemão, sugiro que busque um filme com linguagem mais leve.

Dicas

Tenha em mãos papel e caneta para anotações.

Selecione um trecho do filme, coloque legenda e áudio em alemão. Veja um trecho, tente entender as frases, faça pausas para anotar vocabulário.

Se não entendeu muita coisa, veja uma frase por vez, traduza-as para compreender.

Depois de entender o contexto, ouça a pronúncia e tente repetir em voz alta. Assim você vai conseguir praticar aqueles sons que só existem no alemão. Veja e reveja este trecho várias vezes. 

Essa atividade de estudar com filmes em alemão, ficará ainda mais prazerosa se o trecho for de algum filme que você já conhece, já viu em Português, aquele favorito sabe? 

Porque você já conhece o contexto, já sabe o que vai acontecer, então a tarefa será só estudar alemão mesmo.

Certamente, filmes em alemão, feitos por atores/produtores/diretores alemães, serão muito mais ricos em razão dos aspectos culturais.

Portanto, não deixe de ver nossa lista de filmes e depois conte-nos como foi a experiência.

5 filmes em alemão para praticar o idioma

Heidi – 2015

Esse é um filme de aventura. Heidi é uma garota órfã de oito anos de idade, feliz e tagarela, que mora com seu avô nos Alpes Suíços. Ela faz amigos com facilidade e todos sabem que sempre podem contar com sua ajuda.

Além de uma história emocionante, as paisagens são lindas. O filme foi gravados nos Alpes.

Good bye, Lenin! – 2003

O filme traz várias referências da história cultural da Europa como a queda do Muro de Berlim.

A mãe de Alex (socialista), enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o governo. Quando ela acorda, quase um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, a Alemanha foi unificada e há a entrada do capitalismo. Mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal.

Vier Minuten – 2006

O filme Quatro minutos é um drama e conta a história de Jenny. Uma jovem, presa por assassinato e com comportamento difícil. Sem demonstrar qualquer remorso, não parece ter esperanças de recuperação, até o dia em que o seu inusitado talento musical é descoberto pela senhora Krueger, professora de piano.

O filme leva o nome de Quatro minutos porque Jenny tem 4 minutos para tocar e encantar o público numa apresentação, antes que a polícia leve-a de volta à prisão.

Morris from América – 2016

Morris, um menino de treze anos amante de hip-hop, se muda para Heidelberg, Alemanha, com o seu pai, técnico de futebol. Em um novo país, tenta se encaixar em uma cultura diferente. E em meio às turbulências da adolescência, Morris se apaixona, se torna amigo de pessoas que não se identificaria, aceita experiências inesperadas e amadurece.

Stereo – 2014

Erik é um homem comum, mecânico numa pequena cidade na Alemanha. De repente, aparece um homem que diz conhecê-lo. Henry começa a seguir Erik como se fosse uma sombra macabra. Quanto mais o protagonista tenta se livrar de seu convidado, mais Henry se intromete em sua vida. Será que só Erik vê este “amigo” ou ele, de fato, existe? 

Stereo é um filme de suspense e está disponível na Netflix.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Inglês

Teste de Proficiência em Inglês: O que é e como faz?

Encontre dicas úteis e informações sobre os testes de proficiência em inglês. Prepare-se com recursos abrangentes e eficazes.

Idiomas

A importância de saber muitos idiomas para o mercado de trabalho

Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a comunicação e a interação entre diferentes culturas e países são essenciais. Nesse contexto, saber falar vários idiomas se tornou uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de ser fluente em várias línguas, a demanda por … Leia mais

Mapas Mentais

Tradutor e Intérprete de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta vital para a comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficaz em diferentes contextos, a presença de profissionais especializados é essencial. Entre esses profissionais, destacam-se o tradutor e o intérprete de Libras. Neste artigo, vamos explorar as funções, … Leia mais