Por que Aprender Libras? Inclusão e Oportunidades Profissionais

Por que Aprender Libras? Inclusão e Oportunidades Profissionais

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura
aprender Libras

Você sabia que Libras é uma importante ferramenta de comunicação do nosso país? E mesmo sendo Língua Oficial no Brasil, estima-se que apenas cerca de 10% da população compreende essa língua.

Esse idioma pode ser tão importante para sua vida pessoal e, principalmente,  profissional. Além de ser um exemplo bem prático de respeito, empatia e inclusão.  

Aprender Libras dá a você oportunidades de se comunicar com uma grande parte da população brasileira, e também pode ajudá-lo a se destacar profissionalmente. 

Muitas empresas no Brasil estão procurando funcionários que conheçam Libras, então aprender o idioma pode lhe dar uma super vantagem no mercado de trabalho. Além disso, aprender a Língua Brasileira de Sinais pode te ajudar em concursos públicos, ou ainda, descobrir áreas de atuação do mercado do trabalho que você nunca pensou em estar antes.

Já dizia Nelson Mandela “As nossas diferenças são a nossa força enquanto espécie e enquanto comunidade mundial.”

E não há como falar de Libras sem mencionar, mesmo que de forma sucinta, estes termos.

  • Inclusão, ideia de integrar todas as pessoas na sociedade em que vivemos e dar-lhes oportunidades iguais. 
  • Respeito pelas diferenças, prática de aceitar e valorizar as pessoas e suas diversidades. Acessibilidade, tornar algo acessível, de fácil acesso. 
  • Comunicação, capacidade de compartilhar informações e ideias com outras pessoas. 

Neste artigo, você vai saber porque aprender Libras garante oportunidades e destaque profissional. E como e onde é possível aprender a Língua de Sinais.

A importância de aprender Libras

Aprender a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto social ou emocional.

E veja bem, não se trata apenas das pessoas que possuem deficiência auditiva ou que são surdas, são 5% da População Brasileira, ou seja, 10 Milhões de pessoas. Trata-se de destacar que é importante também para todos, afinal vivemos em sociedade e a comunicação é indispensável.

Aprender Libras é:

* Crescimento pessoal 

* Crescimento profissional

* Acesso às pessoas deficientes auditivas

* Oportunidades de comunicação com os deficientes auditivos

Agora que você já sabe que a Língua Brasileira de Sinais é um idioma e sabe da sua importância, vamos saber por que aprender libras garante oportunidades profissionais. Você irá se surpreender com as oportunidades que este idioma oferece.

Oportunidades de emprego

2020 foi o ano das lives de músicas, lembra? E você via com frequência os intérpretes de Libras

Sabendo Libras você pode atuar como TILS – tradutor intérprete ou professor de Libras.

Para essa profissão é preciso graduação em Letras/Libras ou Pedagogia e estudar muito. O trabalho do tradutor não é tão simples quanto parece. Assim como em outras línguas há variações regionais, gírias e sinais novos. 

Outro ponto importante aqui é que o ensino de Libras é fundamental em instituições de ensino desde 2005, pois esses locais têm a obrigatoriedade, prevista em lei, de ser um espaço de inclusão e acessibilidade.

Quer ver um exemplo bem prático de espaços inclusivos, muitas igrejas adotaram os intérpretes de Libras como uma forma de garantir a acessibilidade aos seus fiéis. 

Então, além de ser intérprete de Libras em qualquer lugar e situação, você poderá ainda ser professor.

A média salarial para Intérprete de Libras no Brasil é de R$ 2.200,00. 

Se você quer saber mais detalhes sobre o TILS, no vídeo abaixo, a professora Débora, do canal Débora Libras, explica sobre como ser Intérprete de Libras.

Destaque profissional

Com o conhecimento deste idioma você pode dar destaque ao seu currículo profissional, pois além de lhe trazer conhecimentos culturais, a comunicação no ambiente de trabalho, com colegas surdos, será muito mais eficiente. 

Conhecer Libras tornará você apto para se comunicar de uma maneira mais inclusiva, acessível e em qualquer lugar. 

Principalmente se você atua em áreas como atendimento, recursos humanos, educação, profissionais da saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Sem contar que as empresas estão buscando atualmente profissionais que tenham algo a acrescentar ao ambiente de trabalho, ou seja, profissionais que possuam habilidades interpessoais, não apenas formação acadêmica e conhecimentos técnicos.

Imagem ilustrativa

Atender melhor seu público, clientes

Como já citado, a comunicação entre os indivíduos é algo indispensável na sociedade em que vivemos e muitos são os benefícios proporcionados quando temos uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. 

Já imaginou como seria bacana poder ajudar e, porque não dizer entender, alguém que está com dificuldades numa loja, filas de banco, mercado, hospital e outras situações adversas? 

Você pode, por exemplo, fazer uma lista dos principais diálogos utilizados ou dúvidas frequentes e treinar para saber como atendê-los.

Você pode começar aprendendo o básico para se comunicar, por exemplo:

– Olá, como vai você?

– Qual o seu nome?

– Como posso ajudá-lo?

– O que você gostaria de pedir?

– O banheiro fica ali.

– Aceitamos cartão de crédito

– Não temos este produto.

Aprender Libras é aprender a se comunicar com pessoas surdas no dia a dia também, tornando os ambientes comuns mais inclusivos. 

Se você possui um restaurante, por exemplo, pode aprender os sinais básicos de alimentos e bebidas, isso certamente será útil no atendimento e tornará seu espaço mais acessível aos diversos públicos.

Usar o idioma em diversas situações

Além de todas as razões pessoais, profissionais e de inclusão, há algumas curiosidades bem interessantes e até engraçadas, de se usar Libras.

Por exemplo, você pode conversar em Libras no cinema. Você pode se comunicar sem gritar, caso esteja em uma sala com muita gente. Sinalizar embaixo da água, sinalizar se sua boca estiver ocupada. Muitas são as situações possíveis, é só usar a criatividade.

Não é super interessante?

Como aprender Libras?

Aprender Libras pode ser mais simples do que parece, há muitos conteúdos de qualidade disponíveis na internet. Há também diversos cursos online com boa didática e muitos exemplos.

Porém, um detalhe a ser levado em conta é a certificação. Nem todos os cursos disponíveis na internet possuem certificado. Como você vai enriquecer seu currículo sem o certificado para comprovar o curso? Em muitas empresas é preciso comprovar.

Na Kultivi, o curso de Libras é gratuito e possui certificado, são mais de 20 horas de conteúdo. São 70 vídeos mesclando teoria e prática de uma maneira bem didática e divertida, com metodologia única. 

A professora do curso, que também é deficiente auditiva, ensina muito mais que sinais, ela fala sobre a história da Libras, o porquê de cada sinal, como se faz as configurações das mãos, dá dicas de estudos incríveis, tudo isso de uma maneira bem dinâmica. 

Mais de 60 mil alunos já aprenderam Libras com a Kultivi. Confira o depoimento de alguns deles: 

Estou amando as aulas.

Iara Paes

A professora Isa arrasa!  o curso é tão bom que gostaria que a Kultivi fizesse como os outros cursos de línguas, do básico ao avançado com a nossa querida Prof. Isabela Jordão.”

Rosana Beatriz

“Os cursos de libras e ingles sao muito bons ♡ otima professora.

Lara Art

💗 amo história… É muito mais interessante aprender uma língua sabendo a história dela 💗.”

Bruna

O curso é  maravilhoso!

Sandra Gomes

Que aulas boas!!! Só a agradecer ao Kultivi e à professor também!!

Matheus Marlley

Conheça você também o curso de Libras da Kultivi. Venha fazer parte deste time!

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:


POSTS Relacionados

como se pronuncia em ingles - blog kultivi
Idiomas

5 Dicas para Melhorar sua Pronúncia em Inglês

5 truques para melhorar a pronúncia e não errar mais

aprender espanhol sozinho - blog-kultivi
Idiomas

Como aprender espanhol sozinho em pouco tempo

Saiba como aprender espanhol sozinho em pouco tempo com os métodos mais eficientes para alcançar a fluência de forma acelerada.

verbo to be
Idiomas

Como usar o verbo To Be | inglês gratuito Kultivi

Como usar o verbo to be? Ele é usado em muitas situações na Língua Inglesa. Equivale aos verbos ser e estar em português.