Como Montar um Currículo atraente para os Recrutadores

Como Montar um Currículo atraente para os Recrutadores

Isabela Rabel
Isabela Rabel
6 minutos de leitura
como montar um curriculo

O mercado de trabalho tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo. Para que você tenha uma chance a mais que seus concorrentes é necessário adotar algumas estratégias corretas e que façam a diferença. 

Uma delas, e porque não dizer a mais eficiente, é um currículo que chame a atenção, que seja atrativo, bem elaborado, conciso e assertivo.

 Mas afinal o que é um currículo?

Currículo é um documento imprescindível para quem está à procura de emprego, ou seja, é um arquivo que conta toda sua trajetória profissional. 

Você está buscando um emprego? Está no início da carreira profissional? Quer uma oportunidade no mercado de trabalho? Saia na frente! Você está no lugar certo e a Kultivi pode te ajudar. 

Neste artigo você vai descobrir qual modelo ideal para de currículo, vai aprender o que colocar e o que não colocar neste documento pra fazer para um recrutador ou headhunter se encantar por você com esse pedaço de papel e desejar te conhecer, te convidar para uma entrevista. 

Também, vai conhecer algumas dicas para deixar seu currículo assertivo e uma SUPER DICA BÔNUS no final. 

Dicas para um currículo assertivo

  1. Autoconhecimento

Para que você possa montar seu currículo de forma mais assertiva, é muito importante fazer uma auto reflexão. 

Com o propósito de deixar esse documento perfeito e mais atraente aos olhos dos recrutadores e das melhores empresas é muito importante que você faça uma auto reflexão e analise onde você quer chegar. 

Uma sugestão é fazer um planejamento de onde você quer chegar, seja a curto, médio ou longo prazo. Mas não esqueça de levar em consideração o tempo que você vai levar para se dedicar a essas metas, inclusive investimentos financeiros.

Para te ajudar nesse quesito, sugerimos que utilize um planner, nele você pode organizar suas ideias e descrever suas metas? Baixe gratuitamente o planner.

“Aproveite esse momento para olhar pra você mesmo, crie um cronograma, estabeleça suas metas e assuma o protagonismo da sua carreira.” Sugere a professora Raquel Rocha, professora do curso Recoloque-se da Kultivi. 

2. Quais são os requisitos básicos necessários para alcançar esses objetivos?

Nesta etapa de reflexão sobre sua carreira é importante que você pense e analise um profissional que admira, alguém cuja carreira lhe chame atenção. 

Quais foram as etapas, as formações acadêmicas necessárias, os caminhos traçados por ele(a) pra chegar onde está?

Analisar a formação dessa ou dessas pessoas pode clarear suas ideias e o caminho que você gostaria de seguir. Ou ainda, ter uma ideia de qual ou quais formações precisa adquirir pra seguir o que deseja.

3. Crie um cronograma de desenvolvimento

A partir da sua auto avaliação você vai notar quais são os pontos, as habilidades, o que você precisa desenvolver. Quanto mais sincero e realista você for neste processo, mais chances você tem de se desenvolver e chegar no objetivo esperado. 

Faça uma análise sincera do seu perfil, inclusive do seu comportamento. Perceba os pontos a serem melhorados para se tornar mais habilidoso. Nesta etapa, escrever esses pontos num cronograma pode te ajudar e clarear suas ideias. 

Primeiro passo para a Recolocação Profissional

O primeiro passo para ter uma boa colocação profissional é ter o currículo bem elaborado, seja impresso ou online, ele continua sendo a principal ferramenta para te ajudar a encontrar uma vaga de emprego.

Você já deve ter ficado em dúvida, sobre o que colocar no currículo profissional. Talvez seja pela falta de informações, como experiências profissionais, por exemplo. Ou ainda, pelo excesso delas e não saber como resumir tantas informações profissionais ou acadêmicas, cursos, em poucas páginas.

Muitas vezes você pode até ter se questionado se vale mesmo a pena fazer um currículo, pois não sabe bem ao certo como dispor essas informações. 

“Uma coisa te garanto! não existe uma fórmula mágica para fazer o currículo perfeito.” afirma a professora Raquel Roque. 

Aqui nós vamos aprender a fazer um currículo assertivo, conciso e objetivo, com algumas dicas, ferramentas e estratégias, você vai ver que é possível fazer um currículo que chame a atenção dos recrutadores.

Por que é importante fazer um currículo que seja atraente?

Uma pesquisa feita pelo site de emprego catho com 400 recrutadores, mostrou que em média o recrutador passa de 6 a 30 segundos com cada currículo, além disso, para 75% deles, o currículo ainda é considerado “muito importante”. 

Como na maioria das vezes são muitos currículos recebidos pelos recrutadores, não é possível analisar minuciosamente cada um. Por isso, é muito importante que você use estratégias de palavras-chave para chamar a atenção do recrutador e fazer com que ele realmente se identifique com o seu perfil para a vaga.

Mas então, como mostrar todo o seu potencial, em poucos segundos de leitura e encantar os recrutadores? Continue lendo este artigo para descobrir.

 Como montar um currículo Atraente

Para que seu currículo seja atraente aos olhos dos recrutadores é necessário atenção em alguns detalhes, afinal de contas o currículo é o seu cartão de visitas, os  dados de contato precisam estar atualizados.

  • Telefone – O número e DDD atualizados. Evite colocar o telefone de terceiros para recados.
  • Email – Deve ser uma conta de email que você abra com frequência, evite nomes e apelidos antiprofissionais e com termos inadequados.
  • Links de redes sociais – LinkedIn, site ou portfólio, evite colocar redes sociais que você não usa no aspecto profissional. 
  • Não esqueça de colocar – Nome completo, idade, estado civil, endereço completo, inclusive CEP. 
  • Objetivo Profissional – O objetivo é onde você vai descrever qual a vaga pretendida, este é o primeiro critério de eliminação de currículos, o seu objetivo deve ser igual ao título da vaga.

* Dica: construa currículos personalizados. Ajuste se for necessário, para cada vaga que for se candidatar. 

  • Resumo das qualificações – De maneira simplificada, os principais que contém no seu currículo.
  • Idiomas – Nível, nome da instituição, ano de conclusão, ou cursando.
  • Formação acadêmica – Coloque o nome da instituição, o nome do curso e o ano de conclusão.
  • Cursos Extras – Não esqueça de colocar os cursos livres, palestras que você participou, seja presencial ou EAD de curta ou longa duração, todos esses cursos são levados em consideração, desde que façam sentido para a vaga.
  • Experiências – Em início de carreira para quem está em busca do primeiro emprego, ainda não possui experiências, pode colocar trabalhos voluntários, publicações de artigos (de sua autoria), participação em empresas júnior da Universidade. 

* Dica importante para você que é jovem, dedique-se em projetos em sua Universidade ou dentro da sua comunidade, pois são experiências válidas que vão enriquecer o seu currículo e fazer você se destacar dos outros jovens profissionais.

Se você é um profissional com muitos anos de experiência, considere colocar somente as atividades mais relevantes para o objetivo da vaga, para o currículo não ficar muito extenso. 

Como Montar um currículo: Estrutura Ideal

  • O ideal é que tenha até 2 páginas;
  • Layout organizado – para facilitar a leitura;
  • Design simétrico;
  • Conteúdo em blocos pequenos;
  • Texto conciso e assertivo – ter objetividade;
  • Revisar gramática e ortografia;
  • Use Modelos.

Baixe aqui modelos de Currículos aprovados por recrutadores: 

modelo 1 – para perfis voltados para administrativo

modelo 2 – para áreas mais criativas e tecnológicas

O que não deve ser colocado no currículo

Não cometa erros! Não coloque no seu currículo:

  • Número de documentos;
  • Gráficos e imagens; 
  • Logo de empresas;
  • Mentiras;
  • Foto somente se for solicitado.

* Dica: Para não desconfigurar o arquivo de texto, ao enviar ao recrutador, salve e envie em pdf.

Dica de App para montar um currículo pelo Celular 

Agora que você já sabe como montar seu currículo, conheça o aplicativo canva para celular, tem diversos modelos de currículos, é fácil de usar, você pode montar um currículo bonito e atraente, e o melhor: É gratuito! Versão Android e iOS.

Para se cadastrar é simples, basta cadastrar e-mail e senha, ou usar login do Facebook ou Google.

Conheça o curso Recoloque-se da Kultivi

O curso de recolocação profissional da Kultivi é gratuito e possui certificado de 2h. Você aprenderá quais são os 5 pilares para ser um candidato disputado entre os recrutadores e bem colocado nos processos seletivos.

Aprenda:

  • Currículo: Como montar seu currículo de maneira atrativa;
  • Perfil no LinkedIn: como incrementar e tornar o seu perfil interessante;
  • Networking: Como criar uma rede de relacionamentos construtiva para sua carreira;
  • Vagas: Como se candidatar de maneira assertiva. Onde estão as vagas de emprego e o que fazer para encontrá-las;
  • Entrevista: Como se preparar para apresentar todo o seu potencial para o recrutador ou gestor da vaga;

A professora do curso é Raquel Roque, Consultora de Recursos Humanos, Graduada em Recursos Humanos. Pós-graduada MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Estudante de Psicologia. 

Premiada pelo “Great Place to Work” em 2018 na categoria Tecnologia/PR. Especialista em T&D e Mentora Employer Branding. Atua na área de Recursos Humanos, há 10 anos, em empresas de pequeno e médio porte.

E aqui vai a SUPER DICA BÔNUS, a Kultivi é parceira da Odysee, isso significa que estudando na Kultivi você fatura criptomoedas que podem ser convertidas em reais.  Saiba como.

 


POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como encontrar Boas ideias de conteúdo para Blog Post

Conheça os passos para encontrar ideias de conteúdo para seus Blog Posts. Como fazer a busca pelas palavras chave, e quais ferramentas utilizar.

estrategia-de-marketing-infografico
Carreira e Negócios

Como usar visualização de dados na sua Estratégia de Marketing

Uma das melhores estratégias de Marketing para atrair a curiosidade e interesse do leitor, são dados representados por meio visual, Veja essas dicas.

video com foto e musica
Carreira e Negócios

Como fazer vídeos para Facebook Ads com Fotos e Música – Grátis

Vídeos são excelentes estratégias para atrair a atenção do seu público. Aprenda como criar vídeos de forma gratuita para seus anúncios no Facebook.