Dez provérbios chineses e seus significados

Kultivi
Kultivi
4 minutos de leitura

A China possui uma cultura milenar e dentre suas ricas tradições, um dos elementos mais celebrados e conhecidos no mundo ocidental são os provérbios chineses. Eles são frases, normalmente bem curtas, que expressam alguma filosofia ou palavras motivadoras. A maioria deles é tão antigo que seus autores são desconhecidos.

Ao contrário do que acontece nas línguas europeias, na China, os provérbios são empregados no dia a dia com bastante frequência como expressões e não apenas como literatura ou para reflexões mais profundas.  Por serem parte tão importante da vida das pessoas não é de se estranhar que existam milhares deles.

Acredita-se também que a presença disseminada de provérbios em países vizinhos, como o Japão, Vietnã e a Coreia é uma clara influência chinesa.

Os provérbios ficaram famosos entre os ocidentais a partir do século XX, por conta de alguns fatores. Um deles é o movimento anti-imperialista de Quatro de Maio, que começou entre estudantes de Pequim. A ideia era valorizar a cultura chinesa e nisso os provérbios foram muito celebrados. Muitos dos quais existiam apenas na boca das pessoas ganharam espaço na literatura escrita.

Por ser bastante popular no país, essas expressões também eram figurinhas carimbadas nos discursos do ditador Mao Tse Tung, que as utilizava como uma estratégia de se aproximar do povo.

Com a China se abrindo cada vez mais para o resto do mundo, muitos elementos dessa cultura também se popularizaram, mais um empurrão para o sucesso dos provérbios. Para quem quer aprender chinês, algo cada vez mais comum, um bom repertório deles é um belo toque para conversar informalmente com nativos.

Além disso, aprender mais sobre eles é bastante útil para entender muito sobre os costumes, cultura e forma de ver o mundo e valores éticos dos chineses. Conheça agora dez provérbios e o que eles significam.

“A água faz o barco flutuar, mas também pode afundá-lo”

A ideia contida aqui é uma bastante presente no pensamento chinês: a da dualidade. No taoismo, tradição filosófica muito difundida no país, isso é explicado nos famosos conceitos do Yin e Yang. Enquanto o primeiro representa a lua, o segundo alude ao sol.

Assim como a lua e o sol, a noite e o dia, a passividade e atividade, o taoísmo diz que tudo possui um complemento oposto a si. Uma das consequências disso é que nada é essencialmente ruim ou bom, mas tem diversas faces.

O provérbio traz uma reflexão por esse lado: depende de você saber enxergar os dois opostos das coisas e com essa sabedoria utilizá-las ao seu favor, para que não saia prejudicado.

“Para cortar uma árvore rapidamente, demore o dobro do tempo afiando o machado”

Às vezes queremos fazer algo com pressa e acabar logo com a tarefa, porém esquecemos que para fazer algo com agilidade e de maneira bem-feita é necessária muita preparação prévia. Nessa reflexão, o que está posto é exatamente isso: é preciso se estar bastante pronto para um desafio para realizá-lo eficientemente. Para isso, deixe a pressa de lado.

“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje”

Algo muito valorizado nas tradições chinesas é o papel da herança. O passado é visto como a base do presente e com o passar dos anos. Para eles, aprender com os antepassados é essencial para construir uma sociedade mais sólida e com propósito.

A lógica vale para se pensar no futuro. Portanto, as sementes aqui são o presente e a ideia de que algum dia ele será o passado. Para que o futuro seja cheio de flores, portanto, a herança do passado deve ser de sementes aptas para a tarefa. Ou seja, ele chama a atenção que mais para frente, nós seremos os antepassados de alguém e devemos garantir essa base.

“Antes de ser dragão, é preciso sofrer como uma formiga”

O percurso é tão importante quanto o destino para os chineses. Esse é um dos vários provérbios chineses que exploram essa questão. O dragão representa o sucesso, já que essa criatura mitológica é sagrada no país, sendo inclusive o símbolo dos imperadores.

Para chegar nesse nível de êxito, porém, é necessário dedicação, comprometimento, resiliência e garra, valores simbolizados pela formiga.

“A língua resiste porque é mole, os dentes cedem porque são duros”

Na China, uma característica considerada essencial para poder viver com felicidade e alcançar prosperidade, seja ela de espírito ou até mesmo material, é a flexibilidade. Eles acreditam que isso é de extrema importância para que se evolua pessoalmente.

Ao contrapor a língua, com sua elasticidade e que funcionará bem até o fim da vida, com os dentes maciços e que podem cair ou quebrar ao longo dos anos, esse provérbio busca exaltar ser maleável e versátil.

“Não tenha medo de crescer lentamente, tenha medo de ficar parado”

Dois temas que já apareceram acima se encontram juntos neste. Aqui se valoriza a questão do percurso, sobre o como a trajetória ao se querer melhorar é importante e deve ser valorizada, ao mesmo tempo em que retoma a questão dos malefícios da pressa.

“Água muito pura não tem peixe”

Uma das características da tradição do taoísmo é a autocrítica. Isso inclui também abraçar suas imperfeições e entendê-las como parte de quem você é e que elas também podem trazer potencialidades.

Por isso, a perfeição é vista como algo que não tem espaço para melhoras, algo que não tem variações e modulações. Isso é representado pela água muito pura, que não tem vida. Nossos defeitos são o motor para buscarmos evolução.

“Todas as coisas nascem da harmonia da natureza, e cada uma tem sua própria maneira de se nutrir da natureza e crescer”

Este foi utilizado pelo presidente chinês Xi Jinping em um discurso na ONU em 2021. Na ocasião, o líder da China ressaltou a importância da biodiversidade para o planeta e a necessidade de o homem conviver bem com o mundo natural, respeitando as demais espécies e sua importância.

A mensagem e discurso do mandatário estão bastante alinhadas, já que é exatamente isso que o dizer prega. Isso inclusive é algo bastante comum na cultura chinesa, já que o taoísmo valoriza muito a natureza e o humano como sua parte integrante. Não por acaso são comuns metáforas com elementos naturais nos provérbios chineses.

“Não há melhor patrocinador do que um bom vizinho”

A coletividade é elemento importantíssimo na cultura chinesa. Nesse contexto, relações verdadeiras de amizade e cumplicidade são muito valorizadas em uma comunidade. Acredita-se que isso faz com que todos prosperem juntos. O significado deste é inspirado nessas noções tradicionais da forma de viver na China.

“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições a vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda”

Novamente a ideia presente no Yin e Yang, da dualidade das coisas. Aqui esse conceito é utilizado para se dizer que mesmo quando as coisas parecem fadadas ao fracasso, é possível extrair algo positivo disso e superar. Essa mensagem vem através de uma imagem bastante presente nos provérbios chineses, uma imagem da natureza. Combo perfeito para fechar nossa lista!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.

Dicas

Os Diferentes Perfis de Estudante: Aprendendo de Acordo com seu Estilo

Estudar não é uma tarefa única e uniforme. Cada aluno tem seu próprio estilo de aprendizado, com preferências e maneiras distintas de absorver e reter informações. Para alcançar seu máximo potencial acadêmico, é crucial compreender qual, ou quais, perfis de estudante você se identifica e adaptar suas estratégias de estudo de acordo com ele. Esses […]

Dicas

Como usar o ChatGPT para aprender Idiomas [com exemplos]

Aprender idiomas é uma jornada emocionante e intensa, no entanto utilizando as ferramentas tecnológicas de forma correta o resultado será perceptível. Nesse sentido, a inteligência artificial – como o ChatGPT, pode desempenhar um papel crucial em sua rotina de estudo.  Como mencionado, o maior exemplo de IA é o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido […]