Aprender Libras: 5 Razões para você aprender a Língua de Sinais

Aprender Libras: 5 Razões para você aprender a Língua de Sinais

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura
aprender Libras

Que somos todos diferentes, não há como negar! Cada um com suas habilidades, características físicas, desenvolvimento. E com toda certeza, essa diversidade de pessoas é o que torna nosso mundo muito mais bonito, não é mesmo?!

Pois como já dizia Nelson Mandela As nossas diferenças são a nossa força enquanto espécie e enquanto comunidade mundial.”

 Mas também, é fato que essas diferenças nem sempre são respeitadas. A aceitação do outro requer de nós conhecimento sobre suas condições e realidades, além de empatia e disposição para entender sentimentos.

Bom, respeito às diferenças será assunto para outro momento!

Hoje quero falar especificamente sobre Libras e como esse idioma pode ser tão importante para sua vida pessoal e profissional. Além de ser um exemplo bem prático de respeito e inclusão. 

Para falar sobre esse assunto, precisamos abrir um parêntese aqui e levar em conta alguns termos, mesmo que de forma bem sucinta. Inclusão, ideia de integrar todas as pessoas na sociedade em que vivemos e dar-lhes oportunidades iguais. Respeito pelas diferenças, prática de aceitar e valorizar as pessoas e suas diversidades. Acessibilidade, tornar algo acessível, de fácil acesso. E comunicação, capacidade de compartilhar informações e ideias com outras pessoas. 

Esses termos fazem parte de todo esse contexto, você não concorda?!

Voltando agora para nosso assunto…

Você já imaginou um mundo onde as pessoas não conseguissem se comunicar? Onde a compreensão do outro não fosse algo acessível?

A comunicação é algo indispensável entre os seres humanos, não é mesmo? O que seria de nós se não conseguíssemos nos expressar?

Infelizmente essa foi a realidade de muitas pessoas até o período do segundo império, quando (a pedido do Imperador Dom Pedro II) o francês Ernest Huet trouxesse para o Brasil o que hoje conhecemos por Língua Brasileira de Sinais. 

Nessa época, as pessoas surdas tinham dificuldade no acesso aos estudos e até mesmo na comunicação no meio familiar. 

Quer saber mais sobre este assunto? Neste artigo você irá saber o que é Libras e 5 motivos para aprender este idioma.

O que é Libras?

A Língua Brasileira de Sinais, ou Libras, é uma linguagem de sinais usada para a comunicação, de forma mais clara e inclusiva, com pessoas surdas  ou que possuem alguma deficiência auditiva. A propósito, uma habilidade muito valiosa hoje em dia. 

A Libras foi reconhecida como língua oficial no Brasil em 2002. Foi desenvolvida por educadores e alunos de uma escola para crianças surdas em São Paulo no início do século XX.

Importante destacar que Libras não é uma linguagem universal, é do Brasil, apenas. “Cada país tem a sua língua de sinais, porque estamos falando de línguas e cada uma carrega consigo culturas específicas daquela comunidade surda, daquele país, daquela cidade”, afirma Professora Isabela (Prof do curso de Libras da Kultivi).

A importância de aprender Libras

Aprender a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto social ou emocional. 

E veja bem, não estou falando apenas das pessoas que possuem deficiência auditiva ou que são surdas. Estou falando que é importante também para todos, afinal vivemos em sociedade e a comunicação é indispensável.

Aprender Libras também é crescer pessoal e profissionalmente, além de contribuir para que as pessoas surdas tenham mais acesso e oportunidades.

Agora que você já sabe que a Língua Brasileira de Sinais é um idioma e sabe da sua importância, vamos conhecer 5 razões para aprender Libras. Você irá se surpreender com as oportunidades que este idioma oferece.

1. Comunicar-se com mais pessoas

Como citamos anteriormente, a comunicação entre os indivíduos é algo indispensável na sociedade em que vivemos e muitos são os benefícios proporcionados quando temos uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. 

Se você aprender Libras se tornará apto para se comunicar de uma maneira mais inclusiva, acessível e em qualquer lugar. 

Já imaginou como seria bacana poder ajudar e, porque não dizer entender, alguém que está com dificuldades numa loja, filas de banco, mercado, hospital e outras situações adversas? 

Pode parecer absurdo, mas uma grande parcela da população surda tem dificuldades em se comunicar e dependem da Libras para se expressar. Aprendendo Libras você também conhecerá melhor os hábitos, estilo de vida e as dificuldades das pessoas surdas. 

Outro aspecto importante é acabar com o audismo, ou seja, possibilitar que pessoas que tenham menor ou nenhuma capacidade auditiva sejam compreendidas sem a necessidade da fala.

2. Oportunidades de emprego

2020 foi o ano das lives de músicas, lembra? E você via com frequência os intérpretes de Libras…

Sabendo Libras você pode atuar como TILS – tradutor intérprete ou professor de Libras.

Para essa profissão é preciso graduação em Letras/Libras e estudar muito. O trabalho do tradutor não é tão simples quanto parece. Assim como em outras línguas há variações regionais, gírias e sinais novos. 

Outro ponto importante aqui é que o ensino de Libras é fundamental em instituições de ensino, pois esses locais têm a obrigatoriedade, prevista em lei, de ser um espaço de inclusão e acessibilidade.

Quem é o TILS?

3. Destaque profissional

Com o conhecimento deste idioma você pode dar destaque ao seu currículo profissional, pois além de lhe trazer conhecimentos culturais, a comunicação no ambiente de trabalho, com colegas surdos, será muito mais eficiente. 

Principalmente se você atua em áreas como atendimento, recursos humanos, educação, profissionais da saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Sem contar que as empresas estão buscando atualmente profissionais que tenham algo a acrescentar ao ambiente de trabalho, ou seja, profissionais que possuam habilidades interpessoais, não apenas formação acadêmica e conhecimentos técnicos.

4.  Atender melhor seu público, clientes

Se você possui uma loja, restaurante, lanchonete ou trabalha em um banco, por exemplo, seu atendimento será muito mais assertivo.

Aprender Libras é aprender a se comunicar com pessoas surdas no dia a dia também, tornando os ambientes comuns mais inclusivos. 

5. Usar o idioma em diversas situações

Além de todas as razões pessoais, profissionais e de inclusão, há algumas curiosidades bem interessantes e até engraçadas, de se usar Libras.

Por exemplo, você pode conversar em Libras no cinema. Você pode se comunicar sem gritar, caso esteja em uma sala com muita gente. Sinalizar embaixo da água, sinalizar se sua boca estiver ocupada. Muitas são as situações possíveis, é só usar a criatividade.

E aí, se interessou pelo assunto? Quer fazer parte desse time? 

Conheça o curso de Libras da Kultivi.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:


POSTS Relacionados

hangul-escrito-coreano
Idiomas

Alfabeto Coreano – Escrita, consoantes e Posição das Letras

Conheça o alfabeto coreano e suas consoantes, além da posição das letras e forma de escrita. Descubra como iniciar o aprendizado da escrita Coreana

curso de coreano gratuito
Idiomas

Aprenda Coreano com a Kultivi | Curso Gratuito

Comece agora o curso de Coreano e aprenda o básico para se comunicar com a Professora Ara Cho. Curso e certificado gratuitos.

Idiomas

Dicas de inglês com música – Professor Rui Ventura | Kultivi

Aprenda inglês com músicas! Veja as dicas de como estudar e aumentar o vocabulário naturalmente, treinando a audição, escrita e pronúncia.