5 Dicas para Melhorar sua Pronúncia em Inglês

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

A pronúncia perfeita do inglês talvez seja uma das partes mais complexas do processo de aprendizagem. É provável que, muitas vezes pela nossa timidez em arriscar, pela vergonha de falar com estrangeiros e, até mesmo, pela influência da língua materna não nos permitimos progredir e nos tornamos muito inseguros. 

Além disso, a falta de dedicação na medida certa pode  impedir que a pronúncia em inglês seja tão fluida quanto deveria.

Porém, como sempre há soluções para qualquer problema, a Kultivi traz para você 5 dicas simples, que irão te ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês.

1. Aprenda ouvindo nativos falando

A primeira dica pode parecer estúpida, mas é realmente eficaz. Treine o movimento da boca, memorize o som correto e tente reproduzir até ficar igual.

Nesse sentido, há várias opções disponíveis na internet, sugiro que você acesse o canal Rachel’s English. Pois nele você poderá ver vídeos curtos e aprender sobre a grande maioria dos sons do Inglês americano.

O Podcast do Pronuncian.com,  ensina como pronunciar corretamente, por exemplo, a entonação para as wh questions, quando se trata de inglês americano.

Mas se você deseja praticar o Inglês Britânico, indico o BBC Podcast. No entanto, é importante prestar atenção nas diferenças de como a mesma palavra é dita no Inglês Americano e no Britânico.

Certamente, quanto mais você ouvir Inglês, mais você estará imerso no idioma. Desse modo, consequentemente, isso te ajudará a aprender o som correto das palavras e corrigir a pronúncia.

Assim, os sons soarão menos estranhos e a memorização da pronúncia correta será mais natural.

2. Leia em voz alta e pratique sua pronúncia em inglês

Isso mesmo, leia um texto ou uma notícia em voz alta e grave sua pronúncia. Depois compare o que disse com a pronúncia de nativos. Identifique quais foram as palavras que pronunciou diferente e trabalhe com elas.

O ideal é que você busque textos que já tenham a versão em áudio para facilitar o processo.

Usar o aplicativo Google Translate pode ser uma boa opção. Você pode falar no microfone a palavra desejada e aguardar que o aplicativo reconheça a pronúncia. Se o aplicativo entender, significa que sua pronúncia está adequada, caso ele não identifique você pode escutar no próprio aplicativo a maneira correta de falar, corrigindo sua dicção.  

Outra opção é o Cambridge Dictionary, com ele você poderá consultar uma palavra ou expressão que tenha dúvida e ele lhe trará várias respostas com a opção de áudio.  

3. Preste atenção nas palavras com letras mudas

Cerca de 60% das palavras em Inglês apresentam letras mudas (silent letter), ou seja, letras que não são pronunciadas. Diante disso, é muito importante conhecê-las e pronunciá-las corretamente.

Listei abaixo as palavras mais comuns para que você identifique-as e pratique. Dessa forma, a pronúncia correta se tornará natural e você nem achará estranho “esquecer” uma letra.

Aisle

Island

Climb

Wednesday

Foreign

Light

Fight

Half

Know

Honest

Muscle

Listen

4. Treine as palavras terminadas em E

Ainda, quanto às palavras com letras que não são pronunciadas, temos aquelas terminadas com E, como like, por exemplo:

Like

Apesar de serem escritas com E, não devemos pronunciar a última letra, mas sim, terminar a palavra com o som da última consoante.

Exemplos:

Hope

Drive

Make

Write

Por influência da Língua Portuguesa, comumente terminamos as palavras com “i”. O exemplo mais comum é a palavra Facebook (feicibuqui).

E não é só um detalhe. A pronúncia incorreta ou adicionar som onde não há, pode causar certa confusão na comunicação.

Isso pode acontecer com Fun – Funny e Dirt – Dirty.

His brother is really fun. (O irmão dele é muito divertido).

His brother is really funny. (O irmão dele é muito engraçado).

5. Pratique a pronúncia com o conhecido th

Já falamos em outro post sobre os 4 erros comuns cometidos por quem estuda inglês, que inclui a diferença na pronúncia de three, tree, free.

Dessa forma, é importante ressaltar que existem 2 modos de pronunciar o som TH. O primeiro é conhecido por Unvoiced, aquele da palavra think. E a segunda maneira é o som Voiced-TH, aquele vibratório.

Think

Portanto, este segundo som deve ser usado para pronunciar corretamente the, por exemplo. O certo é o th vibrado e não “de” semelhante à nossa preposição em português.

As palavras they, that e those também levam este som. Quantas vezes não ouvimos “dei”, “dati” e “doze” por aí.

They, That, Those, The

Ainda ficou com dúvidas? Veja essa explicação do mestre Rui Ventura

Pronúncia em Inglês

Importante: Como as palavras nos exemplos deste artigo foram pronunciadas isoladamente, foi dada maior ênfase a cada uma delas. Em um diálogo comum, o som fica mais sutil.

Dica extra

Por fim, treine bastante, melhorar a pronúncia em Inglês é um processo, então você precisa tornar isso um hábito. 

Busque falar o máximo em Inglês possível durante sua semana. Treine com amigos, com nativos, grupos de aprendizes do idioma, enfim, encontre a forma que melhor funcione para você.

Afinal, 

“O sucesso é o acúmulo de pequenos esforços repetidos dia a dia.”
Robert Collier. 

See you!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Idiomas

A importância de saber muitos idiomas para o mercado de trabalho

Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a comunicação e a interação entre diferentes culturas e países são essenciais. Nesse contexto, saber falar vários idiomas se tornou uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de ser fluente em várias línguas, a demanda por […]

Mapas Mentais

Tradutor e Intérprete de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta vital para a comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficaz em diferentes contextos, a presença de profissionais especializados é essencial. Entre esses profissionais, destacam-se o tradutor e o intérprete de Libras. Neste artigo, vamos explorar as funções, […]

Mapas Mentais

Os Cinco Parâmetros da Libras

A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, é a principal forma de comunicação da comunidade surda no Brasil. Assim como qualquer outra língua, Libras possui uma estrutura complexa e regras gramaticais próprias. Uma das bases dessa estrutura são os cinco parâmetros da Libras. Mas o que são esses parâmetros e por que são […]