Alcançar a fluência de um idioma é uma tarefa que requer dedicação e disciplina. É um equilíbrio constante entre compreensão, speaking e pronúncia. São habilidades que demoram um pouquinho mais de tempo para serem desenvolvidas.
A pronúncia perfeita do inglês talvez seja uma das partes mais complexas do processo de aprendizagem. Muitas vezes pela nossa timidez em arriscar, pela vergonha de falar com estrangeiros e, até mesmo, pela influência da língua materna não nos permitimos progredir e nos tornamos muito inseguros.
Até mesmo, a falta de dedicação na medida certa pode impedir que a pronúncia em inglês seja tão fluida quanto deveria.
Porém, como sempre há soluções para qualquer problema, a Kultivi traz para você 5 dicas simples, que irão te ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês.
1. Aprenda ouvindo nativos falando
A primeira dica pode parecer estúpida, mas é realmente eficaz. Treine o movimento da boca, memorize o som correto e tente reproduzir até ficar igual.
Há várias opções disponíveis na internet, sugiro que você acesse o canal Rachel’s English. Nele você poderá ver vídeos curtos e aprender sobre a grande maioria dos sons do Inglês americano.
O Podcast do Pronuncian.com, ensina como pronunciar corretamente, por exemplo, a entonação para as wh questions, quando se trata de inglês americano.
Já para praticar o Inglês Britânico, indico o BBC Podcast. Preste atenção nas diferenças e como a mesma palavra é dita no Inglês Americano e no Britânico.
É fato. Quanto mais você ouvir Inglês, mais você estará imerso no idioma. O que, consequentemente, te ajudará a aprender o som correto das palavras e corrigir a pronúncia.
Assim, os sons soarão menos estranhos e a memorização da pronúncia correta será mais natural.
2. Leia em voz alta e pratique sua pronúncia em inglês
Isso mesmo, leia um texto ou uma notícia em voz alta e grave sua pronúncia. Depois compare o que disse com a pronúncia de nativos. Identifique quais foram as palavras que pronunciou diferente e trabalhe com elas.
O ideal é que você busque textos que já tenham a versão em áudio para facilitar o processo.
Usar o aplicativo Google Translate pode ser uma boa opção. Você pode falar no microfone a palavra desejada e aguardar que o aplicativo reconheça a pronúncia. Se o aplicativo entender significa que sua pronúncia está adequada, caso ele não identifique você pode escutar no próprio aplicativo a maneira correta de falar, corrigindo sua dicção.
Outra opção é o Cambridge Dictionary, com ele você poderá consultar uma palavra ou expressão que tenha dúvida e ele lhe trará várias respostas com a opção de áudio.
3. Preste atenção nas palavras com letras mudas
Cerca de 60% das palavras em Inglês apresentam letras mudas (silent letter), ou seja, letras que não são pronunciadas. Diante disso, é muito importante conhecê-las e pronunciá-las corretamente.
Listei abaixo as palavras mais comuns para que você identifique-as e pratique. Dessa forma, a pronúncia correta se tornará natural e você nem achará estranho “esquecer” uma letra.
4. Treine as palavras terminadas em E
Ainda, quanto às palavras com letras que não são pronunciadas, temos aquelas terminadas com E, como like, por exemplo.
Apesar de serem escritas com E, não devemos pronunciar a última letra, mas sim, terminar a palavra com o som da última consoante.
Alguns exemplos:
Por influência da Língua Portuguesa, comumente terminamos as palavras com “i”. O exemplo mais comum é a palavra Facebook (feicibuqui).
E não é só um detalhe. A pronúncia incorreta ou adicionar som onde não há, pode causar certa confusão na comunicação.
Isso pode acontecer com Fun – Funny e Dirt – Dirty.
His brother is really fun. (O irmão dele é muito divertido).
His brother is really funny. (O irmão dele é muito engraçado).
5. Pratique a pronúncia com o conhecido th
Já falamos em outro post sobre os 4 erros comuns cometidos por quem estuda inglês, a diferença na pronúncia de three, tree, free.
Bem, existem 2 modos de pronunciar o som TH. O primeiro é conhecido por Unvoiced, aquele da palavra think. E a segunda maneira é o som Voiced-TH, aquele vibratório.
Portanto, este segundo som deve ser usado para pronunciar corretamente the, por exemplo. O certo é o th vibrado e não “de” semelhante à nossa preposição em português.
As palavras they, that e those também levam este som. Quantas vezes não ouvimos “dei”, “dati” e “doze” por aí.
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa explicação do mestre Rui Ventura
Importante: Como as palavras nos exemplos deste artigo foram pronunciadas isoladamente, foi dada maior ênfase a cada uma delas. Em um diálogo comum, o som fica mais sutil.
Dica extra
Por fim, treine bastante, melhorar a pronúncia em Inglês é um processo, então você precisa tornar isso um hábito.
Busque falar o máximo em Inglês possível durante sua semana. Treine com amigos, com nativos, grupos de aprendizes do idioma, enfim, encontre a forma que melhor funcione para você.
Afinal,
“O sucesso é o acúmulo de pequenos esforços repetidos dia a dia.”
Robert Collier.
See you!