Usando recursos visuais para organizar e otimizar os estudos: aplicações e dicas de design

Isabela Rabel
Isabela Rabel
6 minutos de leitura

A educação à distância, ou ainda, o modelo híbrido se tornou uma realidade para muitos estudantes. Desse modo, as atividades passaram a ser desenvolvidas muito mais em casa do que em ambiente escolar e acabaram por demandar de muito mais organização e disciplina

Como consequência desse novo modelo de aprendizagem, temos as diversas distrações na hora de estudar. Como, por exemplo, redes sociais, jogos online, plataformas de streaming e muitos outros estímulos têm desafiado os alunos a se manter em um ambiente mais regrado e concentrado.

Com tantas tarefas e estímulos online, manter o foco nas aulas tornou-se um desafio. Pesquisas mostram que apresentar as informações de forma visual faz uma grande diferença e, por isso, é preciso abordagens criativas para absorver, entender e reter as informações.

As informações apresentadas de forma visual também são processadas pelo cérebro de forma muito mais rápida, e por isso usar recursos visuais na sala de aula virtual ou nos estudos em casa é uma ótima maneira de otimizar o aprendizado e tornar o processo mais agradável. 

Então, este é o momento ideal para adotar um arsenal de conteúdo visual e, equipado com as ferramentas certas, além de organizar os estudos para mantê-los mais estimulantes e eficientes. 

Neste artigo, vamos ver os seguintes tipos de recursos visuais que podem ajudar professores e estudantes nessa tarefa, além de dicas para criar designs de forma prática e visualmente organizada: 

  • Fluxogramas
  • Infográficos
  • Checklists
  • Mapas conceituais
  • Gráficos

Apresente informações na forma de infográficos

Os infográficos são uma forma popular de conteúdo visual e altamente versáteis. Eles podem ser genéricos e simples ou complexos e detalhados. Além disso, eles podem ser usados para diversos fins, como servir de modelo de carta de apresentação, visualizar e apresentar processos, criar listas, destacar informações, fazer comparações e mais. Veja alguns tipos de infográficos e como usá-los para cada necessidade de estudo.

1. Infográficos de processo para organizar os estudos

Infográficos de processo e outros tipos de fluxograma  ajudam estudantes a entender as etapas envolvidas na conclusão de tarefas de longo prazo e a realizar atividades específicas para atingir metas maiores. 

Muitos estudantes têm objetivos acadêmicos que gostariam de atingir, e com ter um guia visual para trilhar, entender e manter o foco no caminho é uma ajuda inestimável, embora muitas vezes subestimada. 

Os estudantes também precisam memorizar processos, etapas, fórmulas, equações e para ajudar nessa tarefa, visualizar o conteúdo na forma de infográficos também pode ajudar bastante. Veja um modelo de infográfico criado para descrever as etapas envolvidas na criação de um job aid e como ocorre a execução adequada cada uma delas:

Exemplo de infográfico

2. Explique tópicos usando informativos de lista

Os alunos podem ficar sobrecarregados com trabalho, esportes, clubes e uma tonelada de atividades extracurriculares. Desse modo, à medida que o estresse aumenta e os prazos se acumulam, eles podem esquecer de cuidar de si mesmos. Infográficos de lista simples podem ser maneiras de fornecer suporte aos alunos, lembrando-os de fazer coisas como dormir bem e acreditar em si mesmos, sendo um ótimo auxílio para organizar os estudos e a vida pessoal.

O infográfico da lista abaixo é uma maneira divertida e atraente de documentar ações necessárias para o treinamento de novos funcionários e ajudar os responsáveis por isso a lembrarem de cada item.

Exemplo de infográfico com checklist

Da mesma forma, para manter os alunos motivados e otimistas, um checklist ajuda a validar valores e conceitos importantes.

3. Destaque semelhanças e diferenças com infográficos de comparação

Infográficos de comparação são ótimas maneiras de comparar diferentes conceitos e ideias. Pois a comparação adiciona outro recurso através do qual podemos lembrar as coisas. Portanto, vale a pena considerá-lo quando for organizar seus estudos. O infográfico abaixo ajuda o leitor a entender as coisas em termos de suas diferenças:

Infográfico de comparação

4. Formate os relatórios de pesquisa visualmente para destacar dados importantes

Muitos materiais de leitura fornecem informações importantes, mas muitas vezes de forma um pouco dura. Embora esses materiais sejam importantes, o quanto deles é realmente absorvido torna necessário outros tipos de conteúdo para apoio.

Em vez de fazer anotações e tentar memorizar pontos seria mais interessante criar um relatório de pesquisa estruturado em um modo visual, para destacar os principais pontos de informação, como um gráfico de barras, nele é possível destacar dados e otimizar a leitura. Exemplo de gráfico de barras:

5. Use mapas conceituais para entender conceitos complexos, resolver problemas e muito mais

Os mapas conceituais, iniciados por Tony Buzan décadas atrás, ainda são uma das formas mais eficazes de brainstorming, exploração de ideias e solução colaborativa de problemas. Um mapa conceitual ajuda os alunos a entender e lembrar como diferentes conceitos e assuntos estão interconectados. 

Fornecer modelos de mapas conceituais incentiva os alunos a fazer brainstorming criativos e aprender por conta própria, além de ser uma ótima ferramenta para apoio ao usar técnicas de design thinking.

Abaixo está um mapa conceitual que organiza os traços e características essenciais de um protagonista em um romance:

Exemplo de um mapa conceitual

6. Crie gráficos e tabelas para transmitir dados complexos de forma eficaz

Tabelas e gráficos são as melhores maneiras de visualizar dados, portanto não esqueça deles quando for organizar seu estudos. De relance, os alunos verão padrões, tendências, semelhanças, correlações e muito mais. Tabelas simples de números confundiriam ou sobrecarregariam os alunos. 

Além disso, os gráficos fornecem uma visão geral de um tópico e criam uma estrutura para um entendimento mais profundo posteriormente.

Os gráficos também podem ser criativos, vinculando-se visualmente ao assunto. Isso torna os dados mais cativantes e facilita a memorização e a compreensão. Abaixo está um exemplo de um design de gráfico que é criativo, incorporando o tema do tópico:

Designs de gráficos criativos

7. Lembre mais com o uso de cartazes 

Por fim, os pôsteres são ótimos para compartilhar todos os tipos de informações com seus alunos. Para listar algumas coisas, eles podem ser usados ​​para:

  • Relembrar fatos importantes
  • Destacar sobre diferentes causas
  • Exibir fórmulas, regras e diretrizes
  • Lembrar prazos
  • Fornecer inspiração e motivação
  • Adicionar um pouco de humor ao estudo

Os pôsteres podem ser afixados pela sala de aula, em murais eletrônicos, área de trabalho do computador e compartilhados em contas de mídia social e em sites.

O exemplo de pôster abaixo anuncia uma próxima feira de ciências. Sem fazer nada complicado, convida emoção e mistério:

Os pôsteres também podem motivar os alunos a agir em algo. Eles podem informá-los sobre questões importantes que os afetam. Outro exemplo de pôster se concentra na questão do lixo produzido pelo homem em nossos oceanos, levando os leitores a aprender mais e se envolver:

Exemplo de Poster

Conclusão

A menos que sejam professores ou estudantes de design, não se espera que os educadores e alunos saibam como usar ferramentas de design complexas. O conteúdo visual é altamente envolvente, mas nem sempre foi fácil criá-lo como hoje, com tantas ferramentas gratuitas disponíveis na internet. 

Contudo, podemos afirmar com toda certeza que, conteúdos, anotações, lembretes, mapas mentais, tudo o que for disposto em imagem, tem o poder de impactar muito mais, chamar a atenção e, por sua vez, facilitar ainda mais a fixação, organização e otimização dos estudos.

Escrito por: blog venngage


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo. Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. […]

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Mapa Mental e Resumo
Geral

Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo. Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que […]