Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Kultivi
Kultivi
7 minutos de leitura

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo.

Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que momentos eles são verdadeiramente brilhantes para turbinar seu aprendizado. Prepare-se para uma aventura de descobertas e conhecimento!

Você encontra resumo e mapa mental das aulas da Kultivi no site e app. Basta acessar seu curso, selecionar a aula e encontrar Mapa Mental e Resumo no menu superior, conforme imagem demonstrativa:

Mapa Mental: Desenhe o Caminho para o Entendimento

Imagine a possibilidade de criar uma obra de arte com suas ideias e conceitos. Sem dúvidas, é isso que o mundo do Mapa Mental pode te proporcionar, lugar este que a criatividade encontra a clareza. Afinal, o mapa mental é uma representação visual de informações, onde tópicos e conceitos estão conectados através de ramificações, que ao longo da construção vão criando sentido, até chegar a ideia final do assunto. 

Aqui estão alguns motivos que explicam porquê eles são tão incríveis.

Visualização: A mente adora imagens e associações visuais, principalmente ao serem relacionadas com conteúdos informativos e relevantes. E com um mapa mental, você pode criar uma estrutura visual, com imagens que proporcionam uma ligação com o conteúdo, isso tornará mais fácil entender e lembrar de informações complexas.

Organização: Organizar pensamentos e conceitos soltos pode ser um desafio e tanto, mas através do mapa mental é possível criar uma estrutura lógica e hierárquica que ajuda a manter suas ideias no lugar. Dessa forma, uma ideia se conectará com outra, permitindo que os assuntos tenham sentido entre si e sua mente seja capaz de associá-los, apenas ao visualizar o mapa mental. 

Criatividade: Ao desenhar ou criar um mapa mental é possível adicionar cores, símbolos e ilustrações, para auxiliar na associação dos conceitos, tornando-o mais organizado e agradável a visualização. Com isso, você estará estimulando a sua criatividade e tornando o estudo mais envolvente, o que irá proporcionar mais foco e facilitar a conexão das suas ideias.

Conexões: Como já mencionamos anteriormente, mas que é uma das maiores relevâncias dos mapas mentais, é o fato deles se destacarem pelas conexões que proporcionam entre conceitos e ideias. O que torna a compreensão das informações mais fácil, quando se relacionam.

Quando usar Mapas Mentais

Os mapas mentais são uma ferramenta versátil que podem ser usados em diversas situações, seja para os estudos ou para a vida profissional, afinal organizar ideias e conceitos acontecem nessa área também.

Para os estudos, é possível utilizar os mapas mentais para revisões rápidas, quando você precisa de uma visão geral e de forma fácil de um tópico. E se você quiser ampliar os estudos, uma alternativa é explicar para si mesmo, ou para outra pessoa, cada conceito organizado e ramificado no mapa, isso irá intensificar ainda mais a revisão do conteúdo. 

Através dos mapas mentais, resumos de palestras podem ser realizados, bem como a preparação da apresentação como um todo. Isso permitirá a captura simplificada das principais ideias, de modo que os conceitos ficarão organizados durante uma aula ou apresentação. Portanto, use mapas mentais como base para apresentações, eles podem ajudar a estruturar o conteúdo de forma lógica e a comunicar informações de maneira visualmente atraente.

Por fim, com os mapas mentais, é viável organizar e planejar projetos, estratégias ou qualquer processo complexo, além de serem usados para definir metas, tarefas, prazos e responsabilidades de cada pessoa envolvida. Desse modo, será mais fácil acompanhar o progresso e identificar áreas que precisam de mais atenção.

Exemplo de como criar um Mapa Mental:

Escolha um tema central: O primeiro passo é definir o tópico principal que deseja explorar e organizar através do seu mapa mental, você pode escrever ou desenhá-lo no centro da página – ou tela.

Adicione ramos principais: A partir do tópico principal, crie ramos principais que saiam do centro da página. Esses ramos irão representar os subtemas, ideias ou conceitos, podem ser citados com palavras-chaves ou frases curtas. 

Para construir e organizar mais os conceitos, você pode adicionar ramos secundários que representam sub-ideias ou detalhes relacionados às demais ideias já colocadas. Conecte esses ramos secundários ao ramo principal correspondente usando linhas.

Mapa Mental e Resumo

Detalhes: Para tornar o mapa mental mais visual e fácil de seguir, use cores e destaques para categorizar as informações. Por exemplo, você pode usar uma cor para as ideias principais, outra cor para as sub-ideias e assim por diante. Se desejar, você pode enriquecer seu mapa mental com imagens simples ou ícones que representam as ideias ou conceitos, isso tornará o mapa mental visualmente atraente e memorável.

Organize de maneira lógica: Adicione as ideias hierarquicamente, colocando as mais importantes ou amplas mais próximas do centro e as ideias mais específicas nos ramos externos. 

E a medida que você cria o mapa mental, reveja-o periodicamente para garantir que as informações estejam organizadas de maneira clara e lógica. Faça ajustes caso necessário.

No entanto, não há uma única maneira de criar um mapa mental, a estrutura e o estilo podem variar dependendo do seu objetivo e preferência pessoal. Lembre-se que o objetivo principal é organizar informações de forma visualmente clara e lógica para ajudar na compreensão e na criatividade. 

Agora, vamos explorar outra ferramenta poderosa: os Resumos!

Resumo: A Arte da Síntese

Os resumos são como aquelas anotações rápidas em um caderno de espiral que você usou na escola, mas com uma dose extra de eficácia. Resumir é condensar informações extensas de uma forma mais concisa, clara e de fácil compreensão. 

Aqui estão algumas razões pelas quais os resumos são tão valiosos:

Foco nas ideias principais: Ao resumir, você é forçado a identificar as ideias mais importantes, omitindo assim o excesso de detalhes, o que torna o estudo mais eficiente. Eles permitem que haja uma revisão rápida dos conceitos-chave, fórmulas ou teorias, economizando tempo em comparação com a revisão de materiais extensos.

Facilita a revisão: Os resumos são perfeitos para revisar antes de um exame ou apresentação, economizando tempo e energia. Além disso, são úteis ao revisar documentos extensos, como relatórios, livros ou artigos, pois permitem que você obtenha uma visão geral  e rápida do conteúdo antes de mergulhar em detalhes específicos.

Fixa o conhecimento: O ato de resumir ajuda a consolidar o conhecimento em sua mente, tornando-o mais memorável, pois ajuda na organização dos pensamentos e a visualizar as conexões entre conceitos, de maneira mais clara. Isso é útil ao resolver problemas complexos ou ao planejar estratégias, por exemplo. Afinal, ao criar um resumo, você precisa condensar informações complexas em um formato mais acessível e esse processo de destilação ajuda na compreensão dos conceitos e no armazenamento das informações de maneira mais clara e concisa.

Portabilidade: Em um mundo onde o tempo é um recurso valioso, os resumos permitem o acesso rápido às informações essenciais, economizando tempo ao evitar a leitura de materiais extensos ou assistindo a apresentações longas. Além de serem fáceis de transportar, ou seja, é possível revisar em qualquer lugar.

Quando usar Resumos:

Os resumos são muito utilizados durante a preparação para exames, pois através dele é possível revisar tópicos extensos de forma rápida e eficiente. Portanto, antes de um exame, como forma de estudo e retomada de conteúdo, é interessante criar um resumo dos principais tópicos e conceitos aprendidos.

Como uma forma de aprendizado ativo, para processar informações enquanto você lê ou estuda. Nesse caso, os resumos são ótimos aliados para condensar informações de livros, palestras, artigos acadêmicos ou notas de aula, pois facilita a revisão e ajuda a reter informações-chave do assunto apresentado..

Ao compartilhar informações com outras pessoas, um resumo pode ser uma maneira eficaz de comunicar conceitos-chave sem sobrecarregar com detalhes, principalmente aqueles que não são tão relevantes para a compreensão do conteúdo.

Aliado ao compartilhamento de informações, os resumos podem ser utilizados para preparar uma apresentação, pois você pode criar um resumo dos pontos-chave que deseja abordar, tornando a exposição mais clara e organizada. Isso ajudará a se concentrar nos aspectos mais importantes e a transmitir as informações de maneira clara.

Como fazer um Resumo eficaz:

Leia e estude: Antes de começar a criar o resumo, leia o material original com atenção, certifique-se que realmente compreendeu o contexto e os conceitos-chave.

Destaque as ideias principais: Identifique as informações mais importantes do texto, então ao ler ou ouvir, destaque os pontos-chave, conceitos principais e informações cruciais. Esses devem ser os elementos que você deseja incluir no seu resumo. Junto a isso, faça anotações breves dos pontos-chave, use palavras-chave ou frases curtas para registrar essas informações ou representar as ideias.

Use suas próprias palavras: Evite copiar diretamente as frases do material original. Em vez disso, reescreva as informações usando suas próprias palavras, isso demonstra que você compreendeu o conteúdo.

Organize em tópicos: Agrupe as informações em tópicos relacionados, de forma lógica, seguindo a estrutura do material original. Isso ajudará a acompanhar a sequência de ideias e conceitos lidos.

Seja conciso: Mantenha o resumo curto e direto ao ponto, evite incluir informações irrelevantes ou detalhes excessivos. Concentre-se nos aspectos mais importantes do material original. Além disso, seja claro ao escrever o resumo, certifique-se de que cada frase transmite uma ideia ou conceito de maneira compreensível.

O Casamento Perfeito: Mapa Mental e Resumo

Agora que entendemos o poder de Mapa Mental e resumo. Já sabemos quando usar um ou outro, certo? Bem, a verdade é que eles podem ser como um casal perfeito quando usados juntos!

Isso pode ser feito começando com um mapa mental para organizar suas ideias e depois com a criação de um resumo conciso a partir dele, pois irá permitir que você visualize a estrutura geral e, ao mesmo tempo, tenha um resumo pronto para revisões rápidas, com o conteúdo organizado com as informações mais relevantes.

Essa abordagem irá abranger tanto o entendimento profundo quanto a revisão rápida.

Exemplo de como usar Mapa Mental e resumo

Suponha que você está estudando sobre ecossistemas aquáticos. Você irá criar um mapa mental com ramos para tipos de ecossistemas (lagos, rios, oceanos), fatores de influência (temperatura, poluição) e organismos (peixes, algas).

Em seguida, você irá escrever um resumo com as principais características de cada ecossistema e fatores críticos. Dessa forma, terá uma visão geral e completa, com informações concisas para revisões.

Transformando Estudos em Uma Aventura

Mapa mental e resumo são as ferramentas secretas e fundamentais de um estudante brilhante, pois eles tornam o aprendizado mais visual, organizado, eficiente e conciso com as principais informações. 

Use mapas mentais para dar vida às suas ideias e resumos para destilar o conhecimento em sua forma mais pura. Quando você aprende a equilibrar essas duas habilidades, seus estudos se tornam uma aventura, e a busca pelo conhecimento se torna mais emocionante do que nunca. Vale a pena experimentar!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo. Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. […]

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Geral

Idiomas e Carreira: Sucesso profissional com habilidades linguísticas

As habilidades linguísticas são fundamentais para uma carreira de sucesso, saiba como idiomas e carreira são importantes