Saiba o que mais cai em biologia no Enem

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

Antes de saber o que mais cai em Biologia no Enem, entenda um pouco sobre o assunto. A Biologia faz parte do nosso cotidiano e estuda as relações estabelecidas entre os seres vivos e o ambiente. Pode-se afirmar que Biologia é a ciência que estuda os organismos vivos.

Desse modo, é a partir da Biologia que podemos entender como nosso corpo funciona, do que é formado e como humanos, plantas e animais se reproduzem. Além disso, há anos a Biologia vem alertando sobre os efeitos dos impactos ambientais e buscando soluções para um consumo mais sustentável e menos agressivo à natureza.

Estudar Biologia nos proporciona mais entendimento sobre quase tudo o que acontece a nossa volta. Isso porque utiliza conceitos da Matemática, da Física e da Química.

Mas calma! Não precisa ficar assustado(a) com todos esses conteúdos. Na Kultivi você pode estudar Biologia gratuitamente e aprender tudo o que é importante para o Enem.

Com as dicas abaixo você vai conseguir entender Biologia e mandar muito bem na prova, pois são os assuntos que mais caem no Enem.

Comece pelos conceitos básicos de Biologia

Primeiramente, concentre-se em dominar os conceitos básicos e a partir deles busque conhecer os demais assuntos.

Outro fator importante para entender Biologia é saber os termos específicos. Conhecer os conceitos vai lhe ajudar a criar familiaridade com a área e interpretar as questões.

Após saber sobre os conceitos e terminologia básicos, desenvolva a sua capacidade de raciocínio.

Use questões de provas anteriores para fazer as relações necessárias entre os assuntos de Biologia. No texto do enunciado há sempre informações importantes, você deve lê-lo com atenção e interpretá-lo.

Outra dica é buscar filmes e séries para entender o conteúdo de forma prática. Como por exemplo, a série Chernobyl.

Não subestime o poder dos exemplos e aplicações práticas para aprender um conteúdo.

Revisar o conteúdo é fundamental

Ao revisar os conteúdos, escreva o que você lembra tentando fazer relações e anotando exemplos. Como Biologia é extensa e complexa, esse exercício de escrita ajuda não só a memorizar como também a praticar.

E para preparar as revisões, vale mapas mentais, flashcards, resumos de conceitos e processos e até desenhos.

Lembre-se que no Enem, temas de Biologia podem aparecer com outras áreas como Química e Geografia. Então uma revisão bem feita é a chave para um bom desempenho na prova.

😉

Foco no que importa para o Enem

Foque na sua prova, portanto, dê prioridade para os tópicos mais cobrados ou que representem maior pontuação.

Não precisa ser um expert em Botânica, porém saiba explicar como acontece o processo de fotossíntese e como as plantas absorvem água, por exemplo.

Estes são conceitos básicos.

Quer mais exemplos? Então veja abaixo quais são os temas que mais caíram no Enem.

O que é mais cobrado em Biologia no Enem

Vale reforçar que é importante ter uma noção básica das ramificações da Biologia, porém, vale também concentrar seus estudos naquilo que é comum aparecer no Enem.

Não perca tempo querendo saber tudo, organize seu cronograma para estudar o que é fundamental saber.

São os tópicos:

Questões ambientais (efeito estufa, buraco na camada de ozônio, inversão térmica e chuva ácida, aquecimento global, poluição da água, uso da água, geração de energia, lixo, desmatamento)

Ecologia e Ciclos biogeoquímicos (Carbono, nitrogênio e água)

Citologia (estrutura das células, ribossomo, retículo rugoso, complexo golgiense, lisossomo, retículo liso, centríolos, mitocôndria e cloroplasto)

Genética (conceitos básicos, DNA, transgênicos)

Evolução e origem da vida (teorias de Lamarck e Darwin, variabilidade genética, neodarwinismo)

Tenha acesso as melhores dicas para o ENEM, relacionadas a biologia, no nosso canal do Youtube.

E ai, gostou?

Espero que este artigo tenha ajudado você a planejar seus estudos de Biologia e mandar ver no Enem.

Ah, só pra você não esquecer, na Kultivi você tem acesso ao curso completo gratuito de Biologia para o Enem. Não dá pra perder uma dica dessa einh?!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.