Como escrever melhor: 5 leituras que vão melhorar sua escrita

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Saiba como escrever melhor, com essas dicas de leituras e vá além de conhecer os gêneros textuais. Trabalhe a sua criatividade e argumentação.

Ler nos ajuda a desenvolver a criatividade e nos traz informações sobre diversas áreas, por isso, mesmo que seja durante poucos minutos, leia artigos em jornais, revistas ou blogs e acrescente à sua maratona de estudos uma leitura mais demorada, como por exemplo, os livros técnicos e obras literárias.

Mas, é importante atentar-se para um detalhe: Dê preferência para a literatura nacional, porque aborda temas da história do Brasil e pode servir de citação na sua redação.

Uma citação bem empregada indica que o candidato sabe aplicar conceitos de várias áreas para desenvolver o tema, a famosa interdisciplinaridade.

Pensando nisso, esse artigo lista alguns livros que você pode usar quando for praticar redação. Os três primeiros tratam das técnicas, estrutura e dicas para a produção de textos e os dois seguintes são literários, um nacional e um internacional, instigando seu desenvolvimento crítico.

1. Como escrever r para o Enem: Roteiro para uma redação nota 1.000

Como escrever melhor: Livro Como Escrever para o Enem: Roteiro para uma Redação Nota 1.000
imagem: divulgação

Escrito por Arlete Salvador, é um livro que busca mostrar que é possível alcançar nota máxima na dissertação argumentativa.

2. Manual Compacto de Redação e Interpretação de Texto

como escrever melhor - Livro Manual Compacto de Redação e Interpretação de Texto
imagem: divulgação

Além de conteúdo sobre redação e interpretação de textos, o livro contém exercícios resolvidos e comentários.

3. Redação Descomplicada

como escrever melhor - Livro Redação Descomplicada
imagem: divulgação

O livro explica os diferentes tipos de textos, apresenta exemplos, analisa redações de candidatos de concursos e traz exercícios para prática.

4. Triste Fim de Policarpo Quaresma

Livro Triste Fim de Policarpo Quaresma
imagem: divulgação

O clássico escrito por Lima Barreto, publicado em 1915, tem como personagem principal um brasileiro nacionalista, engajado e revolucionário. Além de um momento de entretenimento, você pode saber mais sobre o início da República já que a história se passa no governo de Floriano Peixoto.

5. A Revolução dos Bichos

Livro A Revolução dos Bichos
imagem: divulgação

Publicado em 1945 por Jorge Orwell, narra uma revolução organizada pelos animais da Granja Solar, que tomam o poder e expulsam seu administrador, Sr. Jones. Uma fábula política que traz a reflexão sobre o totalitarismo, a centralização do poder e sobre o ser humano.

Lembre-se que para aprender como escrever melhor você deve: seguir as dicas, ler bastante e praticar a escrita!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.