O que é estágio e quais os tipos que você pode encontrar!

Kultivi
Kultivi
6 minutos de leitura

Chegou o momento de colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu na sua vida acadêmica e talvez você não saiba por onde começar. Ouviu falar sobre estágio, mas não sabe exatamente o que é estágio: obrigatório, supervisionado, remunerado, não remunerado…

Esses termos te tiram o sono e só te deixam com dúvidas? Se você é um estudante universitário ou recém-formado, já ouviu falar neles. 

Para saber que significa cada um deles e como você pode encontrar um estágio que seja certo para você, continue conosco!

Afinal, o que é estágio?

Estágio, nada mais é, que uma forma de inserir e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. E, provavelmente, essas serão suas profissões no futuro.

Por isso, o objetivo do estágio é aprendizagem, onde o estudante pode colocar em prática todo o conhecimento absorvido em sala de aula. Além de entender como funciona a rotina de trabalho na área que é do seu interesse e se desenvolver profissionalmente.

É um equívoco acreditar que o programa de estágio não é um emprego, pois ele é. Por isso, há uma Lei 11.788/2008 que defende e define as relações desse programa. 

Inclusive, é previsto nessa Lei que, além dos estudantes do ensino superior, alunos do ensino médio e fundamental também podem participar. Entretanto, a lei prevê que a idade mínima deve ser de 14 anos. Até esta idade, o programa indicado é o de Jovem Aprendiz. 

Quais os pré-requisitos para estagiar?

A única exigência é que o estudante esteja cursando o ensino superior (licenciatura ou bacharelado), ensino médio ou ensino técnico. Além de, é claro, frequentar regularmente as aulas. 

Por que estagiar é tão importante?

Como dito anteriormente, é uma ótima oportunidade para o estudante acompanhar na prática todas as teorias aprendidas durante o curso. Além disso, é proveitoso para decidir sobre o seu futuro profissional, se quer continuar naquela área ou definir uma especialização. 

Mais do que agregar no currículo, é o momento ideal para fazer network. Porque estará imerso naquela experiência e essa chance pode conduzir a oportunidades interessantes ao longo da carreira profissional. 

Existem alguns tipos de estágio

O programa de estágio, conforme a Lei, pode ser definido em dois tipos: o estágio obrigatório, onde o estagiário é supervisionado e pode não ter remuneração, e o estágio não obrigatório, opcional, podendo ser sem ou com remuneração (o que é considerado estágio remunerado). 

A seguir, entenda mais sobre cada tipo de estágio:

Estágio obrigatório

Essa modalidade de estágio compõem a grade curricular do curso, geralmente nos últimos períodos, ou seja, para que o estudante consiga se formar, ele deve cumprir as horas exigidas.

Neste caso, o estudante pode ser remunerado (receber um salário) ou estagiar voluntariamente. Desse modo, ele não recebe nenhum salário pelo trabalho executado na empresa ou local estagiado. 

Quando cumprir as horas necessárias, o estudante deve entregar ao setor responsável do seu curso um relatório especificando todas as atividades executadas. Nesse documento também deve constar a assinatura do responsável pela supervisão e orientação no estágio.

É possível que haja outras avaliações e projetos a serem desenvolvidos para apresentação na faculdade. Mas a solicitação será feita pelo professor orientador, se for o caso — o que é caracterizado como estágio supervisionado.

Vale ressaltar que cada instituição possui os seus próprios requisitos, seja de horas obrigatórias de estágio, avaliação e documentação. Portanto, é muito importante verificar diretamente na coordenação do seu curso todas as determinações requisitadas para a aprovação do estágio.

Estágio não obrigatório

Ao contrário do que explicamos na modalidade anterior, este estágio é opcional. Então, por vontade própria o estudante decide participar do programa de estágio para conseguir experiência profissional na sua área de atuação e estudo. 

Desta forma, muitas instituições não exigem a apresentação de um relatório ou a intervenção dela para a contratação do aluno. Contudo isso também pode mudar de acordo com cada faculdade. Outra coisa importante para verificar com a coordenação do curso, é se o estágio de interesse pode ser aceito como horas complementares nos cursos de graduação. 

Para esse tipo de estágio, quem busca as vagas e oportunidades é o próprio estudante. A única intermediação da faculdade é em relação à documentação, pois algumas possuem um setor próprio para isso ou precisam emitir a declaração de matrícula para o aluno comprovar que está ativo e frequenta aquela instituição.  

E os benefícios do estágio remunerado? 

Antes de darmos algumas dicas sobre vagas de estágio e currículo, explicaremos sobre os benefícios e carga horária que o estudante deve cumprir. 

Conforme a Lei do Estágio, a carga horária é determinada pelo seu nível escolar, devendo o estudante de ensino superior cumprir 6 horas diárias e do ensino médio cumprir 4 horas diárias de estágio.

Quanto à remuneração, conforme dito acima, no estágio obrigatório não são todas as empresas que pagarão algum benefício ao estudante, isso varia segundo a empresa. 

Em contrapartida, no estágio não obrigatório em que há remuneração, os benefícios variam segundo a empresa também, mas a Lei prevê a bolsa (salário), vale-transporte e recesso (férias) proporcionais ao período trabalhado. A empresa, caso queira, também pode  beneficiar o estudante com auxílio-alimentação, bonificações e outros benefícios mais. 

Por fim, o estagiário também tem direito ao seguro de vida, contratado pela empresa onde irá estagiar.

Precisa de currículo?

Não se engane, o estágio também é um emprego, então é necessário passar por todo o processo, desde localizar uma vaga, enviar o currículo e participar de uma entrevista. 

Por isso, é muito importante saber se apresentar no currículo, porque será o primeiro contato que terá com a empresa. 

Dessa forma, saber criar um currículo pode ajudar a se destacar dos demais candidatos e com as dicas certas é possível impressionar os potenciais empregadores. 

E onde encontrar essas dicas? Aqui mesmo na Kultivi. 

Preparamos um ebook repleto com os melhores conselhos para tornar o currículo para estágio surpreendente. O melhor de tudo é que ele é gratuito!

Além desse ebook incrível, temos cursos que te ajudarão a se portar na entrevista de estágio, como falar, como responder às perguntas e como se vestir adequadamente também. 

Confira mais cursos (todos com certificado gratuito) e informações no nosso site.

Alguns cursos que podem te ajudar:

Depoimentos para se inspirar

Nada como poder falar com propriedade daquilo que se vive, não é mesmo?

A Kultivi acredita no programa de estágio, recomenda a contratação e aposta nesses talentos, sabendo que a eles pertence o futuro.

Esse artigo foi concebido pela nossa estagiária de conteúdo pedagógico, a Júlia Konofal, e, com admiração e satisfação, recebemos os depoimentos dos nossos estagiários de diferentes equipes da Kultivi!

Olha só como essa experiência é gratificante:

Para mim, a experiência está sendo maravilhosa! Além da ótima recepção e tratamento por todos da Kultivi, o aprendizado que o dia a dia aqui proporciona é insubstituível. De todas as oportunidades que tive até agora, com certeza essa é a que me abrirá mais portas!” – Bernardo Wobeto, estagiário da equipe de TI.

“Oie! Aqui é a Ray! Sou graduanda e na Kultivi sou estagiária em marketing, customer service e social media. Fazer parte desse projeto tão lindo e necessário no nosso país é incrível e está sendo essencial para minha formação, visto que estou atuando no que realmente quero seguir e aprendendo na prática como tudo funciona. A equipe toda é um exemplo para mim, me ajudam sempre que preciso e isso conta muito. Todo mundo deveria ter uma oportunidade um dia.” – Rayany Silva, estagiária da equipe de marketing.

Eu vejo a experiência de estágio como uma oportunidade a mais, junto com a faculdade, de amadurecimento, não só de forma profissional, mas também de forma pessoal. Você aprende coisas que realmente não se vê dentro da sala de aula, como o ritmo de trabalho, lidar com equipes e ter a oportunidade de se expor. Gosto de estagiar aqui na Kultivi pois tenho muita liberdade e meus colegas confiam no meu trabalho, me motivando mais ainda a seguir nessa profissão que tanto amo.” – Sabrina Marchiori, estagiária da equipe de design.

 

“Fazer parte da equipe da Kultivi, como estagiária, tem sido incrível em vários sentidos. Como escrevi no artigo, o estágio é uma excelente oportunidade para refletir sobre a carreira, pois no dia a dia do trabalho aprendemos sobre as demandas da área e como toda a teoria das salas funcionam na prática. E é exatamente isso que tenho vivido nessa experiência, o aprendizado tem sido constante, a autonomia tem estimulado a minha criatividade, então ela flui tranquilamente. Além disso, a confiança e apoio de toda a equipe me motiva a compartilhar minhas ideias, sem receio algum, ou seja, essa oportunidade também está me desenvolvendo como uma profissional confiante, que acredita na qualidade do meu trabalho. Como eu disse no começo, tem sido uma experiência maravilhosa e um reencontro comigo mesma na minha carreira.” – Júlia Konofal, estagiária da equipe de conteúdo pedagógico.    


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

Dicas para Aprender Idiomas no Período de Férias

As férias são um momento aguardado por muitos. Seja para descansar, viajar ou simplesmente desacelerar, afinal elas oferecem uma oportunidade preciosa de investir em algo que sempre desejamos: aprender uma nova habilidade. Entre essas habilidades, aprender um idioma é uma das mais valiosas e enriquecedoras. Não apenas amplia horizontes culturais, mas também aumenta oportunidades acadêmicas […]

Dicas

Protegido: 5 Hábitos para Melhorar o Desempenho nos Estudos

Não há resumo por ser um post protegido.

Dicas

Sisu, Prouni e Fies: Qual a Melhor Opção para Você?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é mais do que uma avaliação acadêmica. Ele representa uma oportunidade concreta de transformar vidas, abrindo portas para o ensino superior por meio de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Com isso em mente, entender como cada um desses programas funciona é essencial para quem […]