Como se concentrar nos estudos: 5 dicas eficientes

Kultivi
Kultivi
5 minutos de leitura

Se concentrar nos estudos pode ser um desafio para muitas pessoas, mas com algumas estratégias eficazes, é possível melhorar sua capacidade de foco e produtividade. Afinal, sem concentração é difícil manter o foco nas explicações e resolução de exercícios.

Para garantir a concentração nos estudos, é fundamental desenvolver hábitos e técnicas que ajudem a minimizar as distrações e a maximizar o foco. Pois essa é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo e a prática, basta experimentar diferentes estratégias e descobrir o que funciona melhor para você. 

O mais importante é encontrar as estratégias que funcionam melhor para você e fazer ajustes conforme as próprias necessidades. Seja consistente em seus esforços e assuma o comprometimento de aplicar as estratégias adequadas para você nos estudos diários.

Existem várias técnicas comprovadas que podem ajudar a manter a concentração nos estudos. 

Ambiente adequado

Encontrar um local tranquilo, organizado e confortável para estudar, faz toda a diferença na sua concentração, pois será um local onde você sente que está confortável e que não terá distrações supérfluas. 

Evite estudar na cama, isso pode levar à sonolência, porque o seu cérebro associa este local com um momento de descanso. Por isso é fundamental ter um local no qual a mente possa associar aos estudos. 

Junto ao ambiente organizado e tranquilo, é essencial eliminar distrações, desligando as notificações do celular e se desconectando das redes sociais enquanto estuda. Se necessário, saiba que existem extensões que bloqueiam sites ou aplicativos que possam distraí-lo quando enviam qualquer tipo de notificação, então, se esse for o seu caso, busque conhecê-los e utilizá-los na sua rotina de estudos.

Faça pausas regulares

Estudar por longos períodos pode levar à diminuição da concentração, o que pode resultar em menor eficiência ao absorver informações. Então, não tente estudar por horas a fio sem pausas, isso pode interferir diretamente no seu desempenho de aprendizado e afetar negativamente o seu bem-estar emocional, aumentando o sentimento de estresse e ansiedade.

Fazer intervalos curtos e regulares ajuda a manter a mente fresca e a absorver melhor as informações, afinal o cérebro precisa de tempo para processar as informações que acabou de receber, caso você continue enviando mais e mais informações para ele processar, isso pode ocasionar uma fadiga mental. Além disso, as pausas permitem que o cérebro consolide as informações e as transfira para a memória de longo prazo.

Divida os estudos em sessões curtas, as quais podem ser mais curtas e focadas, como 25-30 minutos de estudo seguidos por 5 minutos de pausa, isso pode aumentar significativamente a eficiência dos estudos.

Crie um cronograma

Organize um cronograma de estudos de acordo com o concurso que irá participar, listando as disciplinas que serão cobradas, incluindo momentos para revisões e exercícios, além dos intervalos regulares,  seu tempo de estudo em blocos definidos, com intervalos regulares para descanso. 

A organização dos estudos ajuda a evitar a sensação de sobrecarga, pois será possível visualizar todo o conteúdo a ser estudado, as disciplinas já vistas e o que virá a seguir. Uma das estratégias utilizadas pelos concurseiros diz respeito às apostilas próprias para concurso, porque são planejadas e preparadas de acordo com o concurso, com a divisão e subdivisão das disciplinas, explicações, exercícios e, praticamente, um planejamento pronto na palma da mão. 

Outros materiais básicos que auxiliam muito nessa etapa são as agendas, planners ou aplicativos para organizar suas tarefas e metas de estudo, então utilize todos os recursos disponíveis, isso te deixará mais motivado e concentrado nos estudos, afinal conseguirá visualizar o objetivo que quer atingir. .

Use técnicas de memorização

As técnicas de memorização são ferramentas valiosas para melhorar a capacidade de reter e recuperar informações de forma mais eficiente, além disso é uma ferramenta para auxiliar na concentração. Pois, através de algumas técnicas, como a elaboração e associação de informações, a compreensão do material melhora consideravelmente, pois você está conectando os conceitos a outras informações já conhecidas. Ficando mais fácil aprender coisas novas de forma contínua, o que é fundamental para os estudantes em um mundo de constantes mudanças.

Ao utilizar técnicas de memorização adequadas, é possível aprender e reter informações mais rapidamente, o que poupa tempo e energia no processo de aprendizado, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade antes de um teste ou exame, pois você tem mais confiança em sua capacidade de lembrar do conteúdo necessário. Afinal, você terá armazenado as informações de maneira mais organizada e eficaz na memória, o que resulta em uma maior retenção ao longo do tempo.

Então, explore técnicas de memorização, como mapas mentais, resumos, flashcards e associação de informações para facilitar a aprendizagem. Combinar diferentes abordagens de estudo, como compreensão do material, prática ativa e revisão regular, é essencial para uma aprendizagem eficaz e duradoura.

Ler com mais frequência

Quando você está lendo, sua mente está focada em absorver as palavras, entender o conteúdo e processar as informações. Isso requer um certo nível de atenção e com a prática regular de leitura isso, consequentemente, pode ajudar a fortalecer sua capacidade de concentração, pois você estará  treinando sua mente para se concentrar em uma única tarefa. 

A leitura desafia sua mente a pensar e compreender conceitos, ideias e histórias, o que pode melhorar suas habilidades cognitivas. Dessa forma, até mesmo, o seu vocabulário melhora e a compreensão de diversos assuntos também, o que pode levar a uma maior facilidade de concentração em leituras futuras. Além disso, a leitura de materiais desafiadores e informativos pode ajudar a desenvolver o pensamento crítico e a análise, o que aprimora a sua interpretação textual.

No entanto, é importante observar que nem todas as formas de leitura são igualmente eficazes para a concentração. Por exemplo, a leitura rápida e superficial, com pouca compreensão do conteúdo, pode não oferecer os mesmos benefícios de concentração que uma leitura mais lenta e reflexiva.

Portanto, ao ler para melhorar a concentração, tente escolher materiais que sejam relevantes e interessantes para você. Leia com atenção e procure compreender o que está sendo dito, se possível, faça anotações ou resumos para ajudar a consolidar o conhecimento. A prática regular de leitura, juntamente com outras técnicas de concentração, pode ser uma poderosa aliada no aprimoramento dessa habilidade. Ler com mais frequência, ajuda na atenção e memorização.

Vida Saudável

A alimentação adequada e a prática regular de atividade física desempenham um papel fundamental na melhoria da concentração e do desempenho cognitivo. Ambos os aspectos estão interligados e contribuem para a melhora no fluxo sanguíneo para o cérebro. 

Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do cérebro. Nutrientes como vitaminas, minerais, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes têm um papel importante na saúde cerebral. Além disso, uma alimentação balanceada pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Quando os níveis de açúcar no sangue oscilam muito, pode ocorrer uma queda de energia e capacidade de concentração, resultando em cansaço e sonolência.

A desidratação é fundamental para o bem-estar, pois pode afetar negativamente a função cognitiva e a concentração. Portanto, é essencial manter-se hidratado, pois isso ajuda a manter a mente alerta e focada.

A atividade física é uma ótima maneira de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, que podem afetar negativamente a capacidade de concentração. Pois, o exercício libera endorfinas, que são hormônios associados ao bem-estar e humor positivo. E com a prática regular de atividade física ocorre uma melhora no fluxo sanguíneo cerebral, o que pode ajudar a aumentar o suprimento de oxigênio e nutrientes para o cérebro, favorecendo a função cognitiva.

Outra prática que auxilia no aumento da concentração, é a de mindfulness ou meditação, que também possui a capacidade de reduzir a ansiedade,  proporcionando mais foco nos estudos.

Estude com propósito

Descubra a importância pessoal do que você está estudando e entenda como isso contribui para seus objetivos de longo prazo, sejam eles pessoais ou profissionais. Isso ajudará a manter o interesse e o foco nos estudos, afinal a dedicação fornecida daquele momento pode ditar a realização dos seus sonhos.

Definir metas realistas para cada sessão de estudo tornará suas sessões mais direcionadas e ajudará a manter o foco, além disso, o prazer de atingir uma meta te lembrará que você está cada vez mais perto daquilo que almeja e irá te motivar diariamente. 

Lembre-se: A concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo e a prática, então não se sinta desencorajado se não conseguir manter o foco o tempo todo. Aplique essas dicas gradualmente e encontre as estratégias que funcionam melhor para você. 

Com paciência e persistência, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração nos estudos.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]

Concursos

Apostila para Concurso da Caixa: Guia Completo com Dicas e Benefícios

Descubra tudo o que você precisa saber sobre apostila preparatória para o concurso da Caixa. Com dicas de estudo, benefícios e muito mais!

Concursos

TJ/AC: Concurso com 1.551 vagas de nível médio e superior [curso preparatório gratuito]

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o concurso, desde os requisitos até dicas valiosas para a sua preparação.