5 erros comuns ao estudar para concurso público

Kultivi
Kultivi
5 minutos de leitura

Estudar para concurso público é uma jornada desafiadora e repleta de expectativas. A busca por estabilidade financeira, ascensão profissional e a realização de um sonho impulsionam milhares de concurseiros em todo o país a dedicarem horas intermináveis de estudo e dedicação. No entanto, apesar de todo o esforço e determinação, muitos acabam encontrando obstáculos que prejudicam seu desempenho e os afastam da tão sonhada aprovação.

Neste artigo, vamos explorar os 5 erros mais comuns cometidos por candidatos durante o processo de preparação para concursos públicos. Visto que identificar essas armadilhas é fundamental para que você possa ajustar sua estratégia de estudos, otimizar seu tempo e aumentar suas chances de sucesso.

Aqui, vamos também fornecer insights e dicas práticas para evitar esses erros. Seja você um concurseiro iniciante ou experiente, este guia o ajudará a compreender os desafios envolvidos no caminho rumo à aprovação e permitirá que você se aproxime cada vez mais da sua meta final.

Preparado para conhecer os principais equívocos que podem estar sabotando seu progresso nos estudos para concursos? Então, continue lendo e esteja pronto para transformar sua preparação em um caminho mais produtivo rumo à conquista da tão almejada vaga no serviço público. Vamos lá!

Não aprender sobre técnicas e métodos de estudos

Aprender sobre técnicas e métodos de estudos é fundamental porque ajuda a melhorar significativamente a eficácia e a eficiência do seu aprendizado. Ao adquirir e aplicar essas técnicas, você pode potencializar a assimilação de novos conhecimentos, reter informações com mais facilidade e obter um desempenho acadêmico melhor

Dedicando um tempo para aprender sobre essas técnicas você desenvolve habilidades que farão toda a diferença para o desempenho dos seus estudos, desde a otimização do tempo até ao tempo de concentração e dedicação necessários para as disciplinas. Do mesmo modo, conseguirá potencializar a aprendizagem durante toda a vida, pois haverá uma retenção significativa na absorção de informações. 

Pensando nisso, a Kultivi preparou um curso no qual você aprenderá sobre as técnicas de aprendizado, planos de estudos e, até mesmo, conteúdos-chaves que são essenciais adquirir durante a preparação para concurso. 

No curso Como Estudar para Concursos Públicos, você terá aula com o Claudio Matos, que além de professor do curso, também é o CEO da Kultivi e tem mais de 20 anos de experiência na área de concursos públicos. E conhecerá as principais estratégias para ser aprovado em qualquer concurso, pois, um método de estudo eficaz torna seu aprendizado mais eficiente. 

O curso é gratuito, possui carga horária de 06h entre videoaulas, leitura de materiais e atividades práticas.

Não ter um bom planejamento 

Sem um planejamento adequado, os estudos podem se tornar desorganizados, ineficazes e até mesmo causar estresse e ansiedade. Porque ele permite que você utilize seu tempo de maneira mais eficiente. Ao criar um cronograma de estudos, você pode distribuir as matérias e tarefas de forma equilibrada, garantindo que cada assunto seja revisado e aprendido adequadamente.

Ao planejar, você pode identificar quais tarefas são mais importantes ou têm prazos mais próximos, isso permite que você priorize o que é mais urgente e evite a procrastinação. Além disso, quando você divide grandes objetivos em tarefas menores, mais gerenciáveis e de acordo com as prioridades, você aumenta suas chances de sucesso e redução do estresse. Afinal, saberá o que precisa ser feito e como abordar cada tarefa, tornando menos provável que se sinta sobrecarregado.

Um plano de estudos também permite que você acompanhe o seu progresso, pois através dele poderá revisar o que foi realizado e ajustar o plano conforme necessário para atingir seus objetivos. Consequentemente, haverá uma melhoria no seu desempenho, porque você poderá identificar suas áreas de maior dificuldade e dedicar mais tempo a elas.

E tão importante quanto planejar e gerenciar o tempo para os estudos, também é essencial incluir no planejamento momento de descanso e lazer, pois é através deles que sua mente terá a oportunidade de aliviar as tensões, ansiedades e desconectar um pouco do mundo dos concursos. Afinal, uma boa noite de sono e momentos despreocupados interferem diretamente no desempenho e eficácia da aprendizagem. 

Não fracionar os estudos

Fracionar os estudos é uma estratégia essencial para o sucesso na preparação para concursos públicos. Diante disso, você consegue dividir o tempo de estudo em blocos menores e focados, permitindo ao cérebro assimilar melhor as informações e evitar a fadiga mental. 

Estudar por períodos mais curtos e frequentes ajuda a manter a concentração e a retenção de conhecimento a longo prazo. Além disso, a divisão possibilita uma abordagem mais organizada, tornando mais fácil a revisão de conteúdos já estudados. Dessa forma, é possível maximizar o aprendizado e alcançar resultados significativos em menos tempo, potencializando suas chances de aprovação.

E com a organização prévia, você consegue preparar um plano de estudos que foca no que é realmente importante saber sobre cada disciplina. 

Não sabe como dividir os estudos da forma correta? Saiba que há diversas técnicas eficazes que ajudam nesse processo! 

No curso COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO o professor fala como funciona cada técnica e como você pode aplicá-las no seu plano de estudo.

Fazer resumos ou mapas mentais na primeira leitura

Fazer resumos na primeira leitura é um equívoco comum cometido por muitos concurseiros. Ao tentar sintetizar o conteúdo sem uma compreensão aprofundada, corre-se o risco de omitir informações importantes e prejudicar o entendimento do tema. 

Por isso, é fundamental dedicar tempo para uma leitura completa e minuciosa, absorvendo conceitos e detalhes essenciais antes de elaborar qualquer resumo. Essa abordagem permite uma assimilação mais sólida e evita a criação de resumos superficiais e incompletos.

Lembre-se: a qualidade do seu estudo é tão importante quanto a quantidade de conteúdo estudado. Invista tempo na leitura detalhada e, só então, crie resumos e mapas mentais que realmente contribuam para sua aprendizagem.

As técnicas de memorização mais conhecidas indicam que é mais fácil memorizar quem ensina algo, então, pense que você deve conhecer o conteúdo para depois conseguir explicá-lo para outra pessoa.

Os resumos e mapas mentais são sínteses do conteúdo, os pontos principais. E você só conseguirá produzir algo assim depois de ter estudado profundamente o conteúdo. Afinal, na primeira leitura você acha todo o conteúdo importante, mas com isso ainda não é capaz de explicá-lo claramente para outra pessoa.

Maratonar videoaulas como se fossem séries

Transformar o estudo em uma experiência leve e envolvente é um objetivo de muitos concurseiros. Apesar da ideia de maratonar videoaulas como se fossem séries parecer atraente, é importante ter cautela. Pois assistir várias aulas de forma contínua, sem pausas adequadas, diminui capacidade de concentração e retenção do conteúdo e o aprendizado eficaz requer tempo para absorver o é explicado, além de realizar exercícios e fazer revisões. 

Em vez de maratonar, divida as videoaulas em sessões curtas e focadas. Assim, você otimiza o aprendizado e evita o desgaste mental, garantindo um estudo mais produtivo e proveitoso.

Além disso, você poderá fazer anotações muito mais estratégicas do conteúdo, ao invés de achar tudo importante ou, até mesmo, não dar a devida atenção em tópicos realmente importantes. Afinal, se você não estiver concentrado no conteúdo, não adianta passar horas vendo videoaulas. 

É preciso entender que é um conjunto de pequenas ações que te levarão à aprovação. Portanto, tenha calma, foque e se dedique aos estudos que a tão sonhada aprovação no concurso virá!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Não passei no concurso: o que fazer? Dicas e recursos para uma nova preparação

Receber a notícia de que não passou em um concurso pode ser desanimador e frustrante. No entanto, é importante lembrar que essa não é uma derrota definitiva, mas sim uma oportunidade para aprender e se preparar ainda mais para o próximo desafio.  Por isso, um curso preparatório para concurso pode fazer toda a diferença nesse […]

Concursos

5 disciplinas que geralmente são cobradas em concursos públicos

Conheça quais são as disciplinas mais cobradas em concursos públicos e saiba como estudá-las de forma eficiente.

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]