Como se destacar em uma entrevista de emprego?

Kultivi
Kultivi
4 minutos de leitura

Se destacar em uma entrevista de emprego é fundamental, afinal, é a oportunidade de causar uma boa impressão para o recrutador e demonstrar que é o candidato mais indicado para a vaga em questão. E isso requer um equilíbrio entre habilidades, postura e preparação, pois, em grande parte das entrevistas, o número de candidatos concorrendo pela mesma posição é alto. 

Como mencionamos, a primeira impressão que você causa pode ser duradoura, influenciando positivamente a ideia que os entrevistadores têm de você, visto que as experiências e competências serão apresentadas de uma maneira nítida. E para que isso se concretize, a comunicação será o meio principal, inclusive essa é uma habilidade essencial em praticamente todas as funções profissionais, pois é através dela que você será capaz de mostrar suas ideias de forma clara e interessante.

E através de uma comunicação assertiva e  esclarecedora, você poderá expor seus conhecimentos prévios e todas as razões que te farão se destacar no decorrer da entrevista e processo seletivo. Mas afinal, quais são esses motivos? 

Pesquise a empresa 

Essa dica é fundamental por várias razões, desde a resposta de perguntas sobre a empresa, até mesmo para a construção de um plano de carreira. E apesar da sua importância, poucos candidatos pesquisam mais detalhes sobre o local no qual desejam ter um vínculo de emprego.

Demonstre que você fez sua lição de casa, busque conhecer a missão, valores e cultura organizacional, com isso você terá noção do que a empresa valoriza, qual o seu papel e importância para o mundo empresarial e, consequentemente, que perfil de candidatos eles buscam para agregar valor a empresa.

Dessa forma, você conhecerá também os produtos/ serviços oferecidos e será capaz de responder a perguntas como: “O que você sabe sobre nossa empresa?” ou “Por que você quer trabalhar aqui?”. Isso mostra que você está realmente interessado na posição e se identifica com a missão da organização. 

Além disso, é interessante se informar sobre o histórico da experiência de ex-funcionários da empresa, os comentários positivos e negativos, desde as condutas adquiridas até os benefícios. Pois um ambiente de trabalho adequado é fundamental para o desenvolvimento do funcionário, no entanto, é necessário filtrar e considerar se todas as avaliações e tópicos levantados são relevantes e se não é apenas uma questão pessoal – e não profissional – demonstrada no comentário. 

Dessa forma, você se sentirá mais confiante e, possivelmente, menos ansioso antes e durante a entrevista, pois não estará em um local totalmente desconhecido, conseguindo agregar mais valor para a conversa, sendo capaz de fazer perguntas pertinentes e demonstrando entusiasmo – de forma comedida, é claro – pela oportunidade.     

Destaque suas habilidades relevantes

Foque nas habilidades e experiências que se relacionam diretamente com o cargo para o qual está sendo entrevistado, visto que o recrutador está buscando alguém com as competências que agregarão valor à empresa. Aproveite a oportunidade para usar exemplos concretos de projetos anteriores, demonstrando como você aplicou essas habilidades com sucesso e que possui o conjunto necessário de conhecimento para realizar o trabalho. 

Além disso, é importante demonstrar habilidades interpessoais, pois elas são muito valorizadas em diversos ambientes de trabalho. Então, mostre que você sabe se comunicar com o próximo, é um bom colaborador e que pode se adaptar a diferentes situações em equipe.

Aula sobre Hard Skills e Soft Skill

Habilidades profissionais mais procuradas

Prepare respostas para perguntas comuns 

O objetivo de uma entrevista de emprego é avaliar a adequação do candidato à vaga e à cultura da empresa, bem como permitir que o candidato avalie se a empresa é o ambiente certo para sua carreira. Pois isso, no decorrer da conversa, além de apresentar a empresa de forma geral, o recrutador realiza uma série de perguntas ao entrevistado, logo é essencial preparar respostas claras e concisas, para questões comuns, como “Fale sobre você”, “Quais são seus pontos fortes/fracos”, “Como você lida com desafios?”.  

Para se destacar, forneça exemplos sólidos e claros de como abordou situações difíceis no passado, evidenciando seus pontos fortes e fracos, uma técnica interessante é utilizar a estrutura STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) para auxiliar na organização das ideias e evidência dos fatos.

Além disso, ao falar sobre si mesmo, busque apresentar brevemente o seu plano de carreira e objetivos para o crescimento profissional, pois a visão e planos para o futuro demonstram interesse e determinação em se desenvolver junto com a empresa. 

Faça perguntas inteligentes

Essa é uma dica objetiva e pode parecer óbvia demais, mas acredite, possui sua relevância. Ao final da entrevista, quando lhe for dada a oportunidade de fazer perguntas, faça perguntas que demonstrem seu interesse e entendimento da empresa, evite perguntas que poderiam ser facilmente respondidas com pesquisa básica. Além disso, fique atento se a resposta da sua pergunta já não foi respondida no decorrer da entrevista, para não demonstrar aborrecimento ou falta de atenção com a conversa. E, claro, para evitar esse tipo de situação, fique atento a todas as informações e detalhes apresentados pelo recrutador. 

No dia da entrevista

No decorrer da vida, percebemos que para cada ocasião, existe uma vestimenta adequada e para entrevista de emprego não poderia ser diferente, mesmo que a aparência não seja capaz de expressar todo o conhecimento e experiência que alguém possui. De todo modo, se vestir de maneira profissional, com roupas adequadas para aquele ambiente ou, até mesmo, de acordo com o código de vestimenta da empresa – que você conheceu na sua pesquisa, é primordial. A aparência não é tudo, mas uma apresentação adequada pode criar uma boa primeira impressão. 

Um comportamento, sem dúvidas, indispensável se refere a pontualidade, chegar atrasado a uma entrevista pode transmitir uma mensagem negativa, então planeje sua rota com antecedência, se desloque para o local indicado com tempo de sobra, para evitar imprevistos. Afinal, é melhor chegar 20 minutos antes do que 10 minutos depois. 

E, no decorrer da entrevista, busque controlar sua linguagem corporal, mantenha contato visual, sorria e demonstre confiança, evite uma linguagem corporal fechada, como cruzar os braços, pois isso pode parecer que você está na defensiva, desconfortável ou, até mesmo, desinteressado. 

Deixe claro que você está empolgado com a oportunidade, pois os entrevistadores muitas vezes valorizam candidatos que estão animados com a possibilidade de trabalhar na empresa. Embora seja importante impressionar e demonstrar interesse, também é crucial ser você mesmo, a autenticidade também é valorizada e é possível perceber quando alguém está sendo falso.

Lembre: a entrevista é uma oportunidade para mostrar como você se encaixa na cultura da empresa e como suas habilidades podem contribuir para o sucesso dela. Preparação, confiança e sinceridade são chaves para se destacar de maneira positiva.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Resumos

Entendendo SEO

Explore o mundo do SEO através deste guia abrangente, enfatizando a importância de uma estratégia de SEO robusta para melhorar a visibilidade online.

Resumos

Fontes de Tráfego: Pagas e Orgânica

Explore as principais fontes de tráfego, pagas e orgânicas, e entenda como elas podem impactar sua estratégia de marketing digital e impulsionar seus resultados online.

Resumos

A Essência das Métricas no Marketing Digital

Explore a profundidade das métricas no marketing digital com insights da especialista Heloísa. Desde a análise estratégica até as ferramentas modernas, descubra como otimizar seu ROI.