Exame da Ordem: A maioria tenta 3x até passar na OAB

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
2 minutos de leitura

No exame da Ordem – OAB, 75% dos advogados aprovados nas duas fases tentaram até 3 vezes, de acordo com a FGV Projetos. Então, você não é o único, não fique se julgando, porque é difícil encontrar forças para estudar quando se vive sob pressão.

Principalmente para quem fez repescagem, ou seja, o candidato reprovado na segunda fase que faz novamente essa etapa, sem passar pela primeira fase, não é fácil manter-se motivado para tentar a OAB novamente. 

E desistir não é uma opção, afinal sem a aprovação, os anos dedicados na graduação em Direito serão perdidos.

Como na OAB não há competição entre os candidatos, você é seu adversário. O pensamento positivo, o planejamento e a organização colaboram na rotina de estudos e ajudam você a alcançar resultados.

Como é o Exame da Ordem?

A prova é dividida em duas etapas, tem caráter apenas eliminatório e acontece três vezes por anoAs questõesa da primeira fase abordam as matérias obrigatórias da graduação em Direito. Nessa fase, é importante concentrar os estudos nos assuntos mais cobrados: Ética e Estatuto da Advocacia, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Processo Civil.

Na segunda fase acontece a Prova Prático-Profissional, vale 10 pontos e envolve peça técnica e questões discursivas.

O reaproveitamento da prova da OAB só pode ser usado uma vez pelo candidato. Então, se houver uma nova reprovação na segunda etapa, terá que refazer as duas fases.

Assista a este vídeo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a estrutura da prova.

Dicas para recuperar o foco nos estudos

Comece pelo simples. Seja sincero consigo mesmo. Identifique quais foram os erros que cometeu, analise seus pontos fortes e fracos na prova. É fundamental que você olhe para a situação como uma opção de aprimorar-se. Valorize os pontos fortes e trabalhe os pontos fracos.

Como fazer isso?

Parta dos conhecimentos que você já possui sobre os conteúdos do Exame da Ordem, relembre conceitos importantes de cada disciplina, resolva algumas questões da primeira fase, principalmente aquelas que você mais domina. Isso te ajudará a manter-se motivado nos estudos, porque está partindo do que você já sabe e não iniciando do zero.

Após relembrar alguns tópicos, anote suas dificuldades. Qual(is) conteúdo(s) precisa memorizar? E explore-o(s). Organize um plano de estudos, divida o conteúdo em pequenas tarefas diárias, busque formas diferentes para entender a matéria. Seja livros, vídeo aulas, grupos de estudos, arquivos digitais, resolução de questões comentadas. Esclareça as dúvidas. A cada dia estará mais próximo do objetivo.

Trace uma rotina de estudos! Saiba como aqui.

Se sua dificuldade são as peças processuais, cobradas na segunda etapa, a dica é praticar. Tente refazer as peças solicitadas nos Exames anteriores e procure na internet ou em revistas especializadas em Direito, casos e propostas.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela FGV Projetos, 64% dos aprovados no Exame da Ordem fizeram um curso específico de preparação e a maioria optou pelo modelo on-line. Então, aproveite estas ferramentas, não perca mais tempo

Cursos Gratuitos para OAB

Abaixo o link para os cursos gratuitos da Kultivi para OAB.

São 3 cursos: OAB 1ª Fase, Prática Cível 2ª fase e Prática penal 2ª fase


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Resumos

Cotas Partidárias de Raça no Processo Eleitoral Brasileiro

A discussão sobre cotas raciais dentro dos partidos políticos ganhou força nos últimos anos, especialmente depois que o Tribunal Superior Eleitoral reconheceu a desigualdade histórica que afastou pessoas negras da disputa eleitoral. Embora o Brasil tenha uma população majoritariamente negra, a política institucional nunca refletiu essa realidade. Por isso, compreender como funcionam as cotas partidárias […]

Resumos

Cotas Partidárias de Gênero: Por Que Elas São Essenciais para a Representatividade Política

As cotas partidárias de gênero continuam gerando debates intensos no Direito Eleitoral, porém elas só fazem sentido quando observamos a estrutura real da política brasileira. Embora muitos digam que “mulheres não se interessam pela política”, a verdade é bem diferente. Ao longo da história, elas foram afastadas, invisibilizadas e impedidas de participar. Assim, compreender o […]

Resumos

Entenda a Classificação da Direita e Extrema-Direita

Ao longo das últimas aulas você percorreu todo o espectro ideológico dos partidos políticos, desde a extrema-esquerda até as posições de centro e centro-direita. Agora, finalmente, chegou o momento de fechar esse arco entendendo melhor o que significa “direita” e “extrema-direita”, como essas correntes se desenvolveram na história e, sobretudo, quais são os limites constitucionais […]