Revalida é difícil? Não se souber as 6 Competências e habilidades

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

O Revalida é difícil, se não souber e não atender as competências e habilidades exigidas.

Já mencionei em outro momento que o índice de reprovação no Revalida é grande. De 2011 a 2016, 7.821 médicos se inscreveram na primeira etapa, mas só 4.117 conseguiram nota suficiente para a revalidação do diploma no Brasil.

Isso porque, além da complexidade da prova, só o conhecimento técnico não é suficiente para se dar bem no Revalida. É preciso conhecer a estrutura da prova e entender as competências exigidas.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, são 6 as competências e habilidades gerais que o médico precisa ter.

Esses conhecimentos são desenvolvidos durante a graduação, no contato com os pacientes e na vivência profissional. Dessa forma, espera-se que o candidato, durante o Revalida, cumpra com estes quesitos.

As 6 competências e habilidades gerais exigidas

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

II – Tomada de decisões: os profissionais de saúde devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis com outros profissionais da saúde e o público em geral, mantendo a confidencialidade das informações recebidas. Além de ter o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

IV – Liderança: os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional, sempre visando o bem-estar da comunidade.

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação.

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

Itens estes cobrados principalmente na segunda fase, em que o profissional da saúde deve mostrar as habilidades clínicas necessárias para o exercício da profissão. Além de demonstrar responsabilidade, respeito e compromisso com os demais profissionais, com a sociedade e com ele próprio.

Porque, na segunda etapa do Revalida, os candidatos devem realizar tarefas específicas como por exemplo:

  • Investigação de história clínica.
  • Realização de exame físico.
  • Interpretação de exames complementares.
  • Formulação de hipóteses diagnósticas.
  • Estabelecimento de plano terapêutico.
  • Demonstração de procedimentos médicos.
  • Aconselhamento a pacientes ou familiares.

Por isso a relevância de conhecer os critérios exigidos. Visto que no atendimento, o profissional da saúde deve mostrar respeito e atenção adequada ao paciente. Fornecendo orientação e diagnóstico correto, com vocabulário que o paciente compreenda.

Qual o desempenho esperado no Revalida?

Através de um check list detalhado, os examinadores da prova prática anotam a pontuação para cada estação. Entre os itens de desempenho esperados estão:

– O médico identificou-se, cumprimentou e manteve postura receptiva.

– O médico realizou anamnese para levantar informações do paciente.

– O médico forneceu explicações com linguagem simples, evitando jargão médico.

– O médico orientou o paciente sobre hábitos saudáveis, sobre o atendimento da equipe da Medicina de Família e Comunidade.

É importante salientar que são 10 estações e relacionam-se com as 5 áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade.

Frente a todas estas informações, nota-se a importância de uma preparação completa para o exame. Desde conhecer todos os detalhes presentes no edital, até o estudo das questões anteriores.

Porém, não se assuste. Com planejamento, organização, cursos, apostilas e demais materiais direcionados para o exame você economizará tempo. Assim a preparação para atender as competências do Revalida se tornará mais fácil.

Espero que este conteúdo tenha respondido sua dúvida se o Revalida é difícil ou não, e que tenha te ajudado nos estudos.

Até breve.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Mapas Mentais

Mapa Mental: Acessórios Obrigatórios na Natação

A natação é um esporte que combina técnica, resistência e habilidade. Para garantir uma prática segura e eficaz, é essencial estar equipado com os acessórios certos. Estes não só melhoram a performance, mas também garantem a proteção e o conforto do nadador. Neste artigo, vamos mergulhar nos itens obrigatórios na natação e entender sua importância, […]

Resumos

Como Usar Óculos de Natação Corretamente

Os óculos de natação são um dos acessórios mais importantes para nadadores, sejam eles profissionais ou amadores. Eles protegem os olhos do cloro e de outros produtos químicos presentes na água, além de garantir uma visão clara sob a água. No entanto, para que cumpram sua função adequadamente, é essencial que sejam usados corretamente. No […]

Mapas Mentais

Mapa mental: Aquecimento e Alongamento na Natação

A natação, reconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde e condicionamento físico, exige preparação adequada antes de mergulhar na piscina. Na natação, aquecimento e o alongamento são etapas cruciais nesse processo, garantindo não apenas uma melhor performance, mas também a prevenção de lesões. Por isso, neste artigo, exploraremos a importância dessas práticas e como elas […]