O Revalida é difícil, se não souber e não atender as competências e habilidades exigidas.
Já mencionei em outro momento que o índice de reprovação no Revalida é grande. De 2011 a 2016, 7.821 médicos se inscreveram na primeira etapa, mas só 4.117 conseguiram nota suficiente para a revalidação do diploma no Brasil.
Isso porque, além da complexidade da prova, só o conhecimento técnico não é suficiente para se dar bem no Revalida. É preciso conhecer a estrutura da prova e entender as competências exigidas.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, são 6 as competências e habilidades gerais que o médico precisa ter.
Esses conhecimentos são desenvolvidos durante a graduação, no contato com os pacientes e na vivência profissional. Dessa forma, espera-se que o candidato, durante o Revalida, cumpra com estes quesitos.
As 6 competências e habilidades gerais exigidas
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
II – Tomada de decisões: os profissionais de saúde devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis com outros profissionais da saúde e o público em geral, mantendo a confidencialidade das informações recebidas. Além de ter o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
IV – Liderança: os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional, sempre visando o bem-estar da comunidade.
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação.
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
Itens estes cobrados principalmente na segunda fase, em que o profissional da saúde deve mostrar as habilidades clínicas necessárias para o exercício da profissão. Além de demonstrar responsabilidade, respeito e compromisso com os demais profissionais, com a sociedade e com ele próprio.
Porque, na segunda etapa do Revalida, os candidatos devem realizar tarefas específicas como por exemplo:
- Investigação de história clínica.
- Realização de exame físico.
- Interpretação de exames complementares.
- Formulação de hipóteses diagnósticas.
- Estabelecimento de plano terapêutico.
- Demonstração de procedimentos médicos.
- Aconselhamento a pacientes ou familiares.
Por isso a relevância de conhecer os critérios exigidos. Visto que no atendimento, o profissional da saúde deve mostrar respeito e atenção adequada ao paciente. Fornecendo orientação e diagnóstico correto, com vocabulário que o paciente compreenda.
Qual o desempenho esperado no Revalida?
Através de um check list detalhado, os examinadores da prova prática anotam a pontuação para cada estação. Entre os itens de desempenho esperados estão:
– O médico identificou-se, cumprimentou e manteve postura receptiva.
– O médico realizou anamnese para levantar informações do paciente.
– O médico forneceu explicações com linguagem simples, evitando jargão médico.
– O médico orientou o paciente sobre hábitos saudáveis, sobre o atendimento da equipe da Medicina de Família e Comunidade.
É importante salientar que são 10 estações e relacionam-se com as 5 áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade.
Frente a todas estas informações, nota-se a importância de uma preparação completa para o exame. Desde conhecer todos os detalhes presentes no edital, até o estudo das questões anteriores.
Porém, não se assuste. Com planejamento, organização, cursos, apostilas e demais materiais direcionados para o exame você economizará tempo. Assim a preparação para atender as competências do Revalida se tornará mais fácil.
Espero que este conteúdo tenha respondido sua dúvida se o Revalida é difícil ou não, e que tenha te ajudado nos estudos.
Até breve.