Tecnologias que mudarão as formas de aprender idiomas

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Aprender idiomas é algo constante, mas você já deve saber disso, não é mesmo? Por isso, é fundamental deixar o aprendizado mais dinâmico e divertido. E, cada vez mais, as tecnologias vão mudar a forma como aprendemos línguas.

As tecnologias de inteligência artificial, por exemplo, estão cada vez mais presentes em plataformas de aprendizagem de idiomas, oferecendo diversas ferramentas e recursos que auxiliam nesse processo.

Outra tendência de ensino, principalmente online, é o aprendizado personalizado, no qual as tecnologias de inteligência artificial e machine learning tornaram-se mais utilizadas para criar experiências de estudos personalizados, adaptando o conteúdo e o ritmo de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

E aqui estão algumas das principais tecnologias para aprender idiomas e que podem ajudar muito no seu dia a dia.

Realidade Virtual para praticar a conversação

Gradativamente, passaram a utilizar essa tecnologia para criar experiências de aprendizagem imersivas e envolventes. Desse modo, os alunos poderão praticar habilidades de conversação em um ambiente simulado, bem como viajar virtualmente para países que falam a língua e interagir com nativos, praticando a conversação e se familiarizando com a cultura dos países onde falam o idioma.

Virtual Speech é um exemplo dessa tecnologia para você experimentar.

Gamificação para aprender idiomas de forma dinâmica

A gamificação usada terá o objetivo de tornar o aprendizado de línguas mais divertido e motivador. Além disso, os alunos receberão recompensas por alcançarem objetivos específicos, receberão feedback imediato e participarão de jogos interativos, assim será possível saber quais aspectos do idioma necessitam de mais atenção e estudos.

Apesar do aprendizado ser através de jogos, lembramos que o objetivo principal não será o entretenimento e sim a absorção de conhecimento. 

Redes sociais e comunidades para aprender

Através das redes sociais será possível conectar alunos de todo o mundo que estão aprendendo a mesma língua, dessa forma os alunos poderão praticar suas habilidades de conversação uns com os outros, compartilhar dicas e recursos e receber feedback de falantes nativos.

Também, o conceito de comunidades digitais está crescendo e ganhando espaço, afinal todos gostam da ideia de fazer parte de um grupo com objetivos parecidos, além de ser muito interessante. Sem falar na possibilidade de troca de aprendizado, materiais, dicas para superar dificuldades, afinal erros e acertos durante o aprendizado de idiomas é muito comum, nada melhor do que compartilhar com quem vive um drama parecido.

Aprendizado móvel

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, são cada vez mais utilizados para o aprendizado de idiomas, se não o principal meio atualmente. As plataformas de aprendizado estão sendo projetadas para serem acessíveis a partir de qualquer dispositivo, isso permite que os alunos aprendam em movimento, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Chatbots para simular conversas

Os chatbots são programas de computador que simulam uma conversa humana, com o objetivo de interagir com o aluno e fornecer respostas imediatas às suas perguntas. A utilização dessa tecnologia ocorre com objetivo de ajudar os alunos a praticarem a conversação e melhorarem sua compreensão auditiva.

Que tal testar o Interview warmup, ferramenta do Google?

Inteligência artificial para correção de pronúncia

Tecnologias de reconhecimento de fala e inteligência artificial serão utilizadas para ajudar os alunos a melhorar sua pronúncia. Assim, os alunos receberão feedbacks imediatos sobre sua pronúncia e serão direcionados a exercícios específicos para melhorar a conversação. 

Uma ótima opção para quem quer praticar mas não tem com quem fazer isso, além disso, podem utilizá-la a qualquer momento, conforme as necessidades dos alunos.

Alguns softwares também permitem que o aluno pratique a pronúncia repetindo palavras e frases.

Um aplicativo que você pode testar é o aplicativo BoldVoice.

Mantenha-se motivado para aprender idiomas

Essa tecnologia certamente é a mais antiga e a melhor que podemos ter acesso. Afinal, aprender uma língua é um processo longo e desafiador, por isso é importante manter-se motivado. Então, defina metas realistas e comemore suas conquistas. Também é importante se divertir enquanto aprende, por isso escolha recursos e atividades que sejam interessantes para você.

Em resumo, escolha a plataforma certa que condiz com os seus objetivos e necessidades, utilize recursos multimídia, pratique conversação com falantes nativos ou outros aprendizes do mesmo idioma, aproveite a inteligência artificial e mantenha-se motivado. 

O aprendizado de línguas está cada vez mais personalizado, imersivo, divertido e social, basta você se dedicar e buscar as melhores opções e oportunidades. 


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Idiomas

Espanhol: Uma Viagem pela História, Dialetos e Dicas para Aprender o Idioma

O espanhol, idioma melodioso e vibrante, ecoa por 24 países e encanta mais de 500 milhões de falantes ao redor do mundo. Mas, você já se perguntou como essa língua rica se originou e evoluiu ao longo dos séculos? Que desafios e recompensas esperam aqueles que desejam desvendar seus segredos? E como aprender as nuances […]

Idiomas

O Fascinante Mundo da Cultura Japonesa

Ao mergulhar na cultura japonesa, você descobrirá uma rica herança cultural que se mantém viva até os dias de hoje. Afinal, as tradições japonesas são conhecidas em todo o mundo e são parte integrante da identidade japonesa. Além disso, entender a história do Japão é fundamental para compreender as influências que moldaram a sociedade atual. […]

Inglês

Teste de Proficiência em Inglês: O que é e como faz?

Encontre dicas úteis e informações sobre os testes de proficiência em inglês. Prepare-se com recursos abrangentes e eficazes.