Alfabeto Coreano - Escrita, consoantes e Posição das Letras

Alfabeto Coreano – Escrita, consoantes e Posição das Letras

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura
hangul-escrito-coreano

Quer aprender o alfabeto Coreano? então chegou ao lugar certo!

A prece de tantos Kultivers foi atendida e chegou o momento de você aprender mais sobre o coreano, idioma tão peculiar e curioso.

A primeira impressão que pode ser transmitida pela língua coreana é a de que parece “coisa de outro mundo”. O primeiro contato com o idioma pode ser tão aterrorizante como “Batatinha Frita 1,2,3 …”

Mas a verdade é que essa aposta não é tão mortal e sanguinária quanto Round 6

O idioma coreano é muito mais fácil do que parece, na verdade ele é fascinante.

Com o aumento das produções culturais originadas da Coreia do Sul, a população mundial teve uma maior exposição à língua coreana. 

E através dessa exposição, o número de interessados em conhecer mais sobre e, até mesmo, aprender esse idioma aumentou significativamente. 

Se você faz parte desse grupo interessado, continue por aqui que vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber para entender e aprender a escrever coreano. 

Encontrado no leste asiático, o coreano é falado tanto na Coreia do Sul, quanto na Coreia do Norte. Porém, assim como a maioria dos idiomas, possui algumas diferenças e variações no vocabulário e pronúncia, além dos diferentes dialetos regionais.

Conhecido como uma língua aglutinante, o coreano possui tempos e casos expressos por prefixos ou sufixos agregados aos verbos. Dessa forma, o verbo é o elemento principal da escrita coreana. 

E olha só uma curiosidade…..

Segundo estudiosos, a escrita coreana é a única no mundo que foi criada pela promulgação de um rei. Até o século XV,  a escrita chinesa era utilizada como  oficial. Após esse período, o rei Sejong adotou um novo alfabeto e uma base de escrita que deu origem ao que hoje conhecemos como Hangul.

Interessante né?!

Quer saber mais sobre a escrita coreana? Continue acompanhando esse artigo.

A escrita coreana – Alfabeto Coreano

O coreano, assim como o português, tem um sistema de escrita conhecido como “alfabeto”, o Hangul.

O 한글 (Hangul) é formado por 10 “vogais” simples – chamadas de 모음 – e 14 “consoantes” simples – chamadas de 자음.

  • As 14 consoantes são, em ordem:

ㄱ  ㄴ  ㄷ  ㄹ  ㅁ  ㅂ  ㅅ ㅇ  ㅈ  ㅊ  ㅋ  ㅌ  ㅍ  ㅎ

  • As 10 vogais são, em ordem:

ㅏ  ㅑ  ㅓ  ㅕ  ㅗ  ㅛ  ㅜ  ㅠ  ㅡ  ㅣ

E olha só que legal, no idioma coreano, nenhuma consoante é pronunciada sem uma vogal e o mesmo ao contrário, ou seja, nenhuma vogal é pronunciada sem uma consoante.

Interessante né?!

Além das 14 consoantes simples e 10 vogais simples, o alfabeto coreano tem 5 consoantes duplas (쌍자음), 11 vogais compostas/secundárias (복합모음) e 11 vogais compostas (겹받침). 

Falando assim, parece que esse idioma é um bicho de 7 cabeças, difícil de entender. Mas se você parar pra pensar bem é uma coisa que fazemos no português de forma automática, ou seja, é simplesmente uma combinação de letras. 

Olha só …

As 5 consoantes duplas, em ordem, são: ㄲ  ㄸ  ㅃ  ㅆ  ㅉ

E aí? Consegue identificar qual consoante está sendo duplicada? 

Exatamente! São as consoantes ㄱ, ㄷ, ㅂ, ㅅ e ㅈ duplicadas. Portanto, a pronúncia/som delas é muito parecida com a consoante simples. 

E agora? Vamos conhecer as 11 vogais compostas, também conhecidas como vogais secundárias?

  • As 11 vogais compostas são, em ordem:

ㅐ  ㅒ  ㅔ  ㅖ  ㅘ  ㅙ  ㅚ  ㅝ  ㅞ  ㅟ  ㅢ

Elas são compostas pelas seguintes vogais:

ㅐ = ㅏ + ㅣㅒ = ㅑ + ㅣㅔ = ㅓ + ㅣㅖ = ㅕ + ㅣ
ㅘ = ㅗ + ㅏㅙ = ㅗ + ㅐㅚ = ㅗ + ㅣㅝ = ㅜ + ㅓ
ㅞ = ㅜ + ㅔㅟ = ㅜ + ㅣㅢ = ㅡ + ㅣ
  • As 11 consoantes compostas são:

ㄳ, ㄵ, ㄼ, ㄽ, ㄾ, ㅄ, ㄺ, ㄻ, ㄿ, ㄶ, ㅀ

As consoantes compostas, diferentemente das outras consoantes, são usadas somente no final das “sílabas” e são menos comuns em comparação às outras letras. 

A posição das letras no idioma Coreano

Diferentemente do português, onde as letras são escritas uma atrás da outra na horizontal para formar uma palavra, no coreano, algumas letras têm uma posição específica. 

Que tal conhecer algumas delas?

A posição das vogais

As vogais têm duas posições:

  • ㅏ  ㅑ  ㅓ  ㅕ  ㅣ : Sempre do lado direito da consoante.
  • ㅗ  ㅛ  ㅜ  ㅠ  ㅡ : Sempre embaixo da primeira consoante.

Exemplos:

아  야  어  여  이

오  요  우  유  으

* Dica: as vogais com o “traço maior” na vertical, ficam “em pé” ao lado direito da consoante e as vogais com o “traço maior” na horizontal, ficam “deitados” embaixo da consoante.

A posição das consoantes

As consoantes têm duas posições:

  • Início da “sílaba”: do lado esquerdo ou em cima da vogal.

Todas as consoantes simples e duplas podem ficar nesta posição.

Já as 11 consoantes compostas nunca ficam no início da sílaba. 

  • Final da “sílaba”: sempre embaixo da consoante e vogal.

Todas as consoantes simples e compostas podem ficar nesta posição. Entre as consoantes duplas, somente as consoantes ㅆ e ㄲ. As consoantes quando ficam nesta posição são chamadas de 받침.

Vejam só alguns exemplos práticos:

공책 (caderno), 밖 (fora), 팥 (feijão vermelho), 말 (cavalo, fala), 기린 (girafa)

Repare que todas as “sílabas” que apresentaram uma consoante no final, a consoante ficava “embaixo” da primeira consoante e da vogal (seja ela uma vogal simples ou uma vogal composta).

Evite usar a romanização para aprender Coreano

Assim como todos os idiomas, o alfabeto coreano e sua escrita possuem suas regras e desafios. 

Para que seu aprendizado sobre a escrita coreana seja mais efetivo, vamos te dar uma dica que facilitará esse processo: Evite a romanização. Mas, afinal, o que é romanização?

O que é romanização?

Romanização é a representação das letras não romanas (ou seja, tudo que não seja A,B,C, etc) por letras romanas (A, B, C, etc). Como o coreano é um idioma que usa um sistema de letras diferente do A, B, C, é comum alguns sites e páginas que ensinam coreano usarem a romanização para que as pessoas que não falam o idioma entendam o que está escrito. Ex: namorada 여자친구 (yeoja chingu).

Por que não usar a romanização?

O uso da romanização para aprender o idioma coreano não é recomendado e existem alguns motivos para isso: 

  1. Os coreanos raramente usam  a romanização no dia a dia. Evite aprender o coreano com a romanização porque uma vez que você se acostuma, é muito difícil largar dela, o que pode dificultar ainda mais o aprendizado; 

Você vai encontrar a romanização na Coreia apenas nos passaportes (documentos usados internacionalmente), nas placas para turistas (pontos turísticos ou guias turísticos). Fora essas situações, geralmente a romanização é usada como meme  – uma forma engraçada de falar.

  1. A romanização interfere na pronúncia verdadeira. A romanização usada em plataformas, aplicativos e post de redes sociais normalmente é baseada na pronúncia de falantes do idioma inglês, por isso, quando um brasileiro aprende coreano por romanização acaba tendo uma pronúncia errada. 

Mas atenção! Isso não quer dizer que, se você falar inglês você vai aprender a pronúncia correta. Mesmo baseado na pronúncia inglesa, a romanização ainda não é próxima à pronúncia coreana. 

Dicas para praticar a escrita 

Você já deve ter ouvido aquela frase clichê que “ A prática leva a perfeição” não é mesmo. Mas quando se trata de escrita, caligrafia, isso faz todo sentido.

Existem muitos materiais disponíveis, de forma online, que podem lhe auxiliar nesta prática. 

Uma delas é uma tabela básica que contém o ideograma e espaço para que você possa repeti-lo, como um caderno de caligrafia mesmo. 

Nesse link você encontrará um modelo que vai te ajudar bastante. 

O caderno para prática de caligrafia e caracteres pode ser uma boa opção também. Esse material contém colunas de quadrados para praticar a escrita das letras coreanas, bem como, dos caracteres. 

Você pode encontrá-lo em diferentes sites da internet para aquisição. Segue um exemplo deles. 

Outra opção pra  você aprimorar seus conhecimentos na escrita coreana é seguir o perfil da prof Ara Cho (prof do curso de Introdução à Coreano da Kultivi). 

A professora Ara disponibiliza várias dicas sobre a escrita do idioma coreano, bem como outros conteúdos relacionados ao idioma. 

Gostou dessas informações? Quer aprender mais sobre Coreano?

Conheça o curso de Coreano da Kultivi

https://kultivi.com/blog/idiomas/aprenda-coreano-com-a-kultivi-curso-gratuito/


POSTS Relacionados

aprender Libras
Idiomas

Aprender Libras: 5 Razões para você aprender a Língua de Sinais

Saiba porque aprender Libras pode garantir oportunidades profissionais, além de melhorar a comunicação e o contato com mais pessoas.

curso de coreano gratuito
Idiomas

Aprenda Coreano com a Kultivi | Curso Gratuito

Comece agora o curso de Coreano e aprenda o básico para se comunicar com a Professora Ara Cho. Curso e certificado gratuitos.

Idiomas

Dicas de inglês com música – Professor Rui Ventura | Kultivi

Aprenda inglês com músicas! Veja as dicas de como estudar e aumentar o vocabulário naturalmente, treinando a audição, escrita e pronúncia.