Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo.

Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. Mais do que somente assistir aulas, é preciso aprender de maneira independente, em estudos em casa, na biblioteca via palestras, workshops e cursos diversos.

Cada pessoa tem um método próprio para estudar, o qual se adequa a sua rotina e personalidade. Infelizmente, isso nem sempre é suficiente para obter os resultados desejados, seja em um concurso público, para o vestibular ou diante de um exame da faculdade. É preciso conhecer novas técnicas.

A metodologia OKR, sobre a qual vamos falar mais a fundo nos parágrafos posteriores, é uma dessas técnicas. Desenvolvida em 1983 pelo engenheiro e empresário Andrew Grovel, seus ensinamentos continuam atuais mesmo quarenta anos depois, auxiliando estudantes a terem melhores resultados.

O que é a metodologia OKR?

OKR é a sigla de “Objectives and Key Results”, termo em inglês que significa “objetivos e resultados-chave”. Como o nome sugere, trata-se de um sistema responsável por definir metas e mensurar resultados obtidos, visando compreender o quão próximo se está de atingir um determinado objetivo.

Compreender o que é OKR é essencial para aplicar a metodologia nos estudos, de modo que vale explicar como são definidos os objetivos e os resultados-chave. O primeiro item nada mais é do que o destino onde pretende chegar. “Passar no vestibular de Psicologia”, por exemplo, é um bom objetivo.

Os resultados-chave, por outro lado, são os medidores do progresso em direção ao objetivo. Continuando o exemplo, um dos resultados-chave pode ser “acertar pelo menos 90% das questões no simulado online” ou “finalizar a apostila”. Esses dois dados não são subjetivos e podem ser analisados. 

Como aplicar a metodologia OKR nos estudos em 3 passos!

Compreendidos os conceitos que sustentam o OKR, chegou a hora de aplicá-los aos estudos. Lembre-se: o objetivo aqui é criar um framework aplicável à longo prazo, buscando auxiliá-lo na conquista de objetivos relacionados a conhecimentos aprendidos nos livros. 

Nós separamos a técnica em 3 passos e você ainda pode usar um OKR software para facilitar a aplicação.

1 – Não se sobrecarregue em resultados-chave

Não é incomum que o primeiro contato com OKR faça os estudantes superestimarem suas capacidades. Por se tratar de uma metodologia acessível, é fácil perder a visão a longo prazo e acreditar que se consegue abraçar uma dúzia de resultados-chave ao mesmo tempo. A realidade é bem mais focada!

Limite seus resultados-chave a 5, no máximo, embora 3 já seja um número bastante proveitoso. Além disso, certifique-se de que eles são atingíveis no tempo que possui, pedindo esforço, mas jamais algo sobre-humano. Quando os resultados-chave são realistas, frustrações diminuem consideravelmente.

2 – Foque nos benefícios 

Uma excelente maneira de aplicar a metodologia OKR nos estudos é focar nos benefícios proporcionados pelo sistema. Quando percebemos que as técnicas utilizadas possuem resultados comprovados, ficamos muito mais dispostos a cumprir resultados-chave estabelecidos previamente.

Dentre as principais vantagens da metodologia OKR, podemos mencionar a redução do tempo para definir metas de estudos, uma execução focada de cada etapa da apreensão dos conhecimentos e maior agilidade no cumprimento de tarefas. O caminho exige trabalho, mas tudo fica mais simples.

3 – Tenha um espaço tranquilo para cumprir os resultados-chave

De nada adianta ter um excelente planejamento a partir das técnicas da metodologia OKR, se você não for capaz de aplicá-las no seu cotidiano. Isso inclui ter um espaço tranquilo e silencioso para cumprir os resultados-chave. Se precisa finalizar uma apostila, um lugar calmo é essencial à tarefa.

Seja um cômodo da casa, um café ou uma biblioteca, o espaço escolhido depende do que é possível para você. Se os resultados-chave envolvem estudos online, é imprescindível que tenha um dispositivo móvel carregado e com acesso à internet. Aos poucos fica mais fácil mensurar o progresso do objetivo.

A principal chave para OKR como metodologia nos estudos é a disciplina. Assim como outras técnicas, os conceitos não funcionam se forem abandonados ou cumpridos apenas parcialmente. A jornada para dominar um conhecimento pode ser longa, mas técnicas como essa o ajudam a pegar um atalho!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Mapa Mental e Resumo
Geral

Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo. Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que […]

Geral

Idiomas e Carreira: Sucesso profissional com habilidades linguísticas

As habilidades linguísticas são fundamentais para uma carreira de sucesso, saiba como idiomas e carreira são importantes