Geografia Enem – estude os assuntos mais cobrados

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

Muitos estudantes ficam ansiosos quando se deparam com a quantidade de conteúdo que precisam saber para o Enem.

O que alguns não sabem é que com o planejamento adequado e usando algumas estratégias dá tempo para estudar tudo o que é necessário para o exame. Para isso, é muito importante que você conte com um curso preparatório para o Enem e estude direcionado ao que importa.

Outra ação estratégica para mandar bem no Enem é conhecer a prova. Saber o que já foi cobrado e como foi cobrado pode potencializar o seu cronograma de estudos.

Em Geografia não é diferente. Vale muito estudar com base nas questões já aplicadas. Isso ajuda a identificar suas dificuldades, entender a estrutura das questões e saber o que foi recorrente nas edições anteriores.

Em Geografia no Enem é comum aparecer, globalização, meio ambiente e aspectos econômicos foram os assuntos mais cobrados nas últimas edições do exame.

Além desses, agricultura também já foi tema de questões.

É importante você lembrar que a prova é interdisciplinar e exige de você interpretação e associação dos conteúdos.

O enunciado das questões traz uma situação problema que deve ser interpretada pelo candidato. Portanto, não basta saber a teoria, é preciso relacioná-la com o contexto brasileiro e como isso se aplica em sociedade.

Vamos lá, vamos entender o que é importante que você saiba para responder as questões de Geografia no próximo exame e garantir boa média.

Geografia no Enem: Globalização

A globalização é tema atualíssimo e merece a sua atenção.

Busque informações sobre tensões geopolíticas atuais, manifestações populares no mundo, transporte e comércio mundial, economias emergentes, produção industrial global, consumo e desigualdades tecnológicas.

Lembre-se que esse tema pode envolver aspectos da sociologia e história. Portanto, leia a questão com atenção e faça as relações necessárias.

questao geografia enem - blog kultivi

Geografia no Enem: Meio Ambiente

Impactos ambientais e meio ambiente podem surgir em questões de diferentes áreas, principalmente Biologia – que é a área que a Geografia tem proximidade.

Desse modo, estude sobre o crescimento das cidades, impactos da ação humana no meio ambiente, desenvolvimento industrial, consequências do desenvolvimento urbano e energias renováveis.

questao de geografia enem - blog kultivi

Geografia no Enem: Aspectos Socioeconômicos

Há muito da Geografia ao nosso redor. Entendermos como índices, gráficos e estatísticas estão produzindo sentido em sociedade nos traz uma boa bagagem para a resolução de questões.

Portanto, estude sobre como os fatores abaixo afetam a sociedade.

Desemprego, migração, natalidade, mortalidade infantil, IDH, fome, impactos sociais da agricultura, reforma agrária e economia mundial.

O segredo aqui é resolver muitas questões para entender como o conteúdo é cobrado e praticar a interdisciplinaridade.

questao geografia enem - blog kultivi

Ah, vale também ter uma base sólida sobre Geologia brasileira, clima, mudanças climáticas e hidrografia.

Concluindo, a última dica é a seguinte: Estude um pouco de cada área da Geografia, mas foque na sua prova.

Você não precisa ser um especialista em Cartografia, mas precisa ter uma noção geral.

Entendido?!

Então, eu espero que você siga essas dicas e vá muito bem no Enem.

Até a próxima.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Como fazer do Whatsapp uma ferramenta para o dia a dia do estudante

Hoje vamos te mostrar que é possível fazer do Whatsapp uma ferramenta para o dia a dia do estudante, afinal, o aplicativo é uma das formas de comunicação mais populares do mundo, mas muitos estudantes ainda não perceberam todo o potencial que essa plataforma oferece para melhorar sua vida acadêmica. Sendo assim, veremos mais detalhes […]

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]