Como fazer a inscrição do Enem 2023?

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura

Eu imagino que você esteja empenhado estudando para o próximo Enem e sonhando com a vaga na Universidade.

Um dos primeiros passos para sucesso nos estudos é organização – já falamos muito disso aqui no blog. Mas para que tudo isso possa acontecer, você precisa fazer uma coisa muito importante, primeiro passo!

Qual é? Sim, a inscrição do Enem 2023! Não se esqueça das datas.

Anote no seu facilitador de estudos, no seu caderno, na sua agenda. Fique atento (a) às informações que vou detalhar abaixo.

A partir de (05/06/2023) é possível fazer a inscrição para a próxima edição do Enem, na página do participante, até 16 de junho.

A aplicação do exame está previsto para os dias 05 e 12 de novembro.

Quem solicitou isenção da taxa, deve fazer a inscrição para garantir a realização do exame.

Como fazer a inscrição para o Enem 2023?

Somente pela internet, de 05/06 a 16/06, os candidatos podem acessar a página do participante e fazer a inscrição.

Após acessar a página do participante, leia as informações iniciais e clique em “Inscrição”.

É necessário informar o CPF, data de nascimento e clicar em iniciar a inscrição.

Após isso, mais algumas informações deverão ser informadas, como por exemplo, se o candidato precisa de atendimento especializado, escolher a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e a situação do candidato no Ensino Médio.

Mas fique ligado às datas. É somente durante o período de inscrições.

Valor da inscrição

Para quem não teve o direito da isenção da inscrição ou não solicitou a isenção dentro do prazo, precisa pagar o boleto.

É cobrado o valor de R$ 85,00. O boleto pode ser pago até dia 21/06/2023, respeitando os horários de compensação bancária.

A confirmação da inscrição pode ser acessada no site ou no aplicativo oficial utilizando a senha cadastrada pelo candidato.

Atenção, quem teve a isenção da inscrição aprovada, precisa fazer a inscrição para o Enem.

Como solicitar o atendimento especializado e/ou específico?

No ato da inscrição, o candidato deverá informar a necessidade do atendimento e a condição que motiva o atendimento para que seja realizado o apoio adequado.

Neste ano, a versão digital da prova também será adaptada para candidatos com deficiência. Como por exemplo, prova superampliada e com contraste (para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação acessíveis.

4.2 O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição:

4.2.1 Informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.

4.2.1.1 O participante que solicitar atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, medidor de glicose e bomba de insulina. Os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala, exceto o cão-guia, o medidor de glicose e a bomba de insulina.

4.2.1.2 O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deverá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição. Os recursos não serão vistoriados pelo chefe de sala.

4.2.1.3 O participante que solicitar atendimento para transtorno do espectro autista e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para proceder marcações em seu caderno de questões. No entanto, o Cartão-Resposta deverá ser preenchido com caneta transparente de tinta preta, sob pena de inviabilizar a leitura óptica e a correção de suas respostas e de seu texto de redação.

EDITAL Nº 30, DE 5 DE MAIO DE 2023 – INEP – Ministério da Educação

O prazo é de 05/06 a 16/06 de 2023.

Conforme o edital, também é possível solicitar atendimento para lactantes, que deverá, nos dois dias de realização do Exame, levar um acompanhante adulto.

Como solicitar atendimento pelo Nome Social?

Após fazer a inscrição, o participante que desejar o Atendimento pelo Nome Social poderá solicitar pela internet, na página do participante <enem.inep.gov.br/participante>, do dia 05 ao dia 16 de julho de 2023 às 23h59 (horário de Brasília-DF).

Para isso, é preciso comprovar com uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria.

E apresentar cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme item 10.2 do Edital.

Faça sua inscrição e bons estudos.

Datas do Enem 2023

Veja abaixo qual é o cronograma para o Enem 2023. Confira as datas.

Inscrições: 05 de junho a 16 de junho (23h59, horário de Brasília)

Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de junho

Solicitação Atendimento Especializado: 05 de junho a 16 de junho

Solicitação Tratamento pelo Nome Social: 05 de junho a 16 de junho

Aplicação do Enem: 05 e 12 de novembro

Divulgação do Gabarito: 24 de novembro 2023

Divulgação do Resultado: 16 de janeiro de 2024

Vale lembrar que a prova do Enem é composta por questões objetivas e redação. São cobrados conteúdos do Ensino Médio divididos em 4 áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática)

Para uma preparação completa, com os conteúdos mais cobrados de cada disciplina, estude com a Kultivi.

São 600 videoaulas, questões para fixação e materiais complementares. Tudo gratuito em um curso preparatório para o Enem completo.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Como fazer do Whatsapp uma ferramenta para o dia a dia do estudante

Hoje vamos te mostrar que é possível fazer do Whatsapp uma ferramenta para o dia a dia do estudante, afinal, o aplicativo é uma das formas de comunicação mais populares do mundo, mas muitos estudantes ainda não perceberam todo o potencial que essa plataforma oferece para melhorar sua vida acadêmica. Sendo assim, veremos mais detalhes […]

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]