43 Universidades Estrangeiras que aceitam a nota do Enem

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura

Você tem o sonho de estudar fora do país? Sabia que a nota do Enem pode te proporcionar isso? Sim, existem algumas universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. 

Quer saber como? Eu te conto a seguir!

Saiba quais países e universidades aceitam esse processo e como fazê-lo. Estudar fora nunca foi tão fácil!

Como usar a nota do Enem em Universidades Estrangeiras

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais importante para os estudantes de todas as regiões do nosso país. É por meio dele que muitos alunos ingressam em diversas universidades, sejam elas públicas ou particulares.

O que muitas pessoas não sabem é que a nota desse exame também permite o ingresso de vários candidatos em universidades estrangeiras, localizadas em várias partes do mundo. 

A mais comum é Portugal, devido a um acordo institucional entre os governos que permite que os resultados individuais do Enem sejam  usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. 

Porém, países como França, Irlanda, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos também aceitam alunos a partir da nota do Enem.

Aqui vale ressaltar que, apenas a nota do exame não basta para ser aceito nas universidades. Cada uma delas tem suas próprias regras, seu modelo de aplicação e todos eles bem diferentes do Brasil.

Pesquise bastante e se atente a todos os requisitos solicitados pela universidade que você deseja candidatar-se, pois vários critérios são solicitados. Algumas exigem fluência no inglês, outras passaporte e visto de estudante e ainda tem aquelas pedem até novos processos seletivos conforme o país. 

Mas afinal, quem são as universidades estrangeiras que aceitam as notas do Enem? Veja a seguir:

Portugal

O Brasil tem uma forte parceria com esse país como já citei anteriormente. São, pelo menos, 8 anos de acordo entre os dois países e várias instituições envolvidas.

Os critérios de classificação variam de universidade para universidade, mas uma coisa é certa, são considerados aptos para aproveitar as notas do ENEM e estudar em Portugal apenas os brasileiros que tenham concluído o ensino médio brasileiro e não tenham nacionalidade portuguesa ou de algum estado membro da União Europeia.

Portugal é o único país europeu que não exige exame de proficiência da língua. Dessa, forma são várias instituições para você escolher, vou listar algumas delas:

Saiba mais sobre o acordo entre Brasil e Portugal e como a nota é utilizada em:

Reino Unido 

O Reino Unido possui as melhores universidades do mundo e elas também aceitam a nota do Enem como um dos critérios de ingresso dos alunos estrangeiros. Uma delas inclusive, foi utilizada para as filmagens do Harry Potter.

Sensacional, não é mesmo?

Nas instituições desse país, a nota do Enem é utilizada como parte do processo de admissão, sendo necessário também aprovação no vestibular local, fluência em inglês, histórico escolar do ensino médio do candidato e/ou atividades extracurriculares, entre outros itens.

Lembrando que cada universidade possui seus próprios critérios de seleção dos candidatos, assim, é muito importante estar ciente de todos eles. Pesquise antes e certifique-se que você se enquadra nesses parâmetros para evitar qualquer tipo de surpresa. 

Vamos à lista?

França

As universidades francesas são um pouco mais criteriosas quando o assunto é o ingresso de estrangeiros. Elas analisam alguns requisitos além da nota do Enem, como: aprovação em uma instituição de ensino superior brasileira, pública ou privada (reconhecida pelo MEC), em um curso que tenha correlação com o pretendido no país europeu. 

O candidato também precisa possuir proficiência na língua francesa pelo menos no nível B2 (avançado na fala, escrita e ótima compreensão de textos complexos) e boas notas no histórico escolar.

Neste país, a lista de universidades que aceitam a nota do Enem é:

Olha só, se seu francês não está aquelas coisas, não é desculpa pra não se candidatar hein!!!

A Kultivi tem um excelente curso e pode te ajudar a chegar no nível desejado rapidinho. E o melhor de tudo, 100% online e gratuitamente.

Canadá

O Canadá também é uma boa opção caso você queira estudar fora do Brasil. Algumas universidades de lá também aceitam uma boa nota no Enem como um dos requisitos básicos de ingresso no ensino superior. 

Porém, você precisa levar mais alguns itens na sua bagagem, dentre eles: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, certificado de proficiência em inglês no nível sênior, entre outros. 

Nesta lista estão:

Estados Unidos

Algumas universidades norte-americanas também aceitam o ingresso de alunos a partir de uma boa nota no Enem. Dessa forma, assim como todas as outras, alguns requisitos são necessários: certificado de conclusão do ensino médio, exame de proficiência em inglês, dentre outros. 

Algumas universidades que possuem o Enem como critério de admissão são:

E não esqueça, se você precisa aprimorar seu inglês, essa não será uma desculpa pra não se candidatar hein!!!

A Kultivi tem curso completo que pode te ajudar a dar um up no seu inglês rapidinho. E o melhor de tudo, é 100% online e gratuitamente.

Irlanda

A Irlanda é outro país onde as universidades aceitam a nota do Enem e poucas pessoas sabem disso. 

As formas de ingresso nas instituições, listadas abaixo, não mudam muito em relação às demais: uma boa nota no Enem, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar e, um pequeno adicional, o candidato precisa ter cursado o primeiro ano de algum curso de bacharelado ou licenciatura no Brasil. 

São elas:

Quer saber mais sobre como usar a sua nota do Enem para estudar em universidades estrangeiras? Um verdadeiro guia? O vídeo a seguir ajudará muito.

Nota do Enem em Universidades Estrangeiras

Agora que você já sabe quais são universidades estrangeiras que aceitam brasileiros tendo a nota do ENEM como um dos seus requisitos, pode também conhecer a universidade em território nacional que aceita a sua nota do Enem.

Analise com calma cada instituição, quais cursos são ofertados e, principalmente, quais critérios serão exigidos para o processo seletivo, evitando assim, qualquer contratempo futuro. 

Lembre-se que se um dos critérios mais solicitados é a proficiência da língua oficial do país e a Kultivi pode te ajudar com isso. Nós temos cursos gratuitos e 100% online de vários idiomas para que você se sentira ainda mais preparado para começar essa nova etapa da sua vida acadêmica. 

É claro, só quem trabalha com educação de verdade poderia pensar em tudo isso pra você!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

O Poder das Palavras: Dicas para Começar sua Jornada na Escrita Criativa

Descubra o poder das palavras na escrita criativa! Aprenda a escolher cuidadosamente suas palavras para criar textos envolventes e transformadores no Curso de Escrita Criativa da Kultivi.

Dicas

 IA para Estudos: Como Funciona? Vantagens e Precauções!

Procurando tornar seus estudos mais práticos a partir do uso da IA? Confira abaixo as IA’s mais recomendadas, suas ferramentas e melhores recursos!

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.