IA para Estudos: Como Funciona? Vantagens e Precauções!

Kultivi
Kultivi
5 minutos de leitura

A Inteligência Artificial, conhecida popularmente como IA (ou AI – artificial intelligence), é um sistema tecnológico que simula, de maneira similar, a inteligência humana. E, atualmente, tem se revelado uma interessante ferramenta benéfica para auxiliar nos estudos, visto que dispõem de recursos eficazes para personalizar qualquer conteúdo. 

Com isso, a IA é uma excelente aliada para todos os tipos de atividades, seja ainda na escola ou até mesmo para a faculdade. Uma vez que seus recursos tornam o caminho do aprendizado mais prático, como a correção ortográfica ou até mesmo a realização de resumos. No entanto, como exatamente utilizar de modo eficaz a inteligência artificial?

Veja, neste artigo, informações importantes sobre como funciona a inteligência artificial. Desde quais os principais recursos para os seus estudos, as ferramentas mais necessárias e confiáveis atualmente na internet e quais precauções você deve tomar ao utilizar uma IA. Continue com a gente para entender melhor! 

Como funciona o IA para estudos?

Com a ferramenta IA uma gama de oportunidades se abriu para os estudantes. Visto que você será capaz de personalizar todo o seu estudo de acordo com as suas necessidades. Nesse sentido, esta ferramenta é capaz de se adaptar a toda a sua rotina de aprendizado para que você consiga compreender melhor o conteúdo em questão ou torná-lo mais prático. Ficou curioso? Veja mais abaixo.

Melhora o gerenciamento de agenda e tempo

Caso sua maior dificuldade seja a organização da sua rotina de estudos ou gerenciamento de compromissos, então uma IA com função de assistente pessoal será o ideal para você. Pois auxiliará na personalização de toda a sua rotina, além de enviar avisos prévios quando suas obrigações estiverem próximas.

Aplicativos como o Copilot da Microsoft são excelentes para esses tipos de tarefas. Visto que você poderá agendar compromissos e lembretes para você não se perder durante a semana. É uma excelente opção para vestibulandos que tem muito conteúdo para estudar ou quem tem uma extensa carga de matérias ou reuniões com os colegas de classe para realizar. 

Personalização do aprendizado

E caso sua prioridade seja tornar o estudo de qualquer tipo de conteúdo resumido, saiba que a IA é uma excelente aliada que adapta qualquer texto às suas necessidades ou modo de aprendizagem. Desse modo, com aplicativos como Google Bard você poderá ter textos sucintos e precisos.

Para isso, basta colar todo o conteúdo no prompt de comando e dizer a IA como você deseja sintetizar o conteúdo. E caso você queira ainda mais praticidade nos estudos, um outro excelente aliado é um notebook potente que suporte todos os seus conteúdos da faculdade ou escola sem travar. Assim, confira os melhores notebooks para estudar

Correção ortográfica automática

E para aqueles que têm uma enorme carga de trabalhos ou artigos para entregar, sabe que a ortografia é um aspecto que pode pesar bastante para a maioria dos docentes. Com isso, a Inteligência Artificial pode tornar esta tarefa muito mais prática.

Isso porque a IA é capaz de fazer correções ortográficas em diversas páginas de forma rápida, podendo chegar a milésimos de segundos. Desse modo, você poderá corrigir os seus artigos sem a necessidade de repetir a leitura dos textos para ver se a ortografia ou pontuação estão corretas. 

Correção de conteúdo quando necessário

Por fim, se você está tendo dificuldade para organizar todo o conteúdo dos seus trabalhos ou textos didáticos, saiba que a IA pode te auxiliar nesta questão. Principalmente porque tem a capacidade de organizar as informações de maneira precisa e personalizada.

É ótimo para quem precisa responder algum questionário e não sabe qual informação colocar primeiro. Para grupos de apresentação que querem personalizar o conteúdo para cada integrante e qual a ordem da fala. Até mesmo para os estudantes que querem conferir todo o conteúdo que escreveram e deixar mais organizado para uso pessoal. 

E se você precisa de um ótimo dispositivo para inserir todo o seu conteúdo de estudo, não deixe de conferir os melhores tablets para estudar.

Melhores ferramentas de IA para estudos

Após tantas informações sobre os melhores usos que você pode ter com a inteligência artificial referente aos seus estudos. Que tal conhecer as IA’s mais atuais que temos na internet? Confira abaixo! 

Bard/ChatGPT

A Bard, inteligência artificial do Google, e o Chat GPT, foram projetados com o intuito de realizarem conversações experimentais com os usuários. Assim, ambos têm a capacidade de responderem, de maneira rápida, dúvidas ou até mesmo participarem de conversas. E, por serem alimentados por informações que são expostas pela internet, são excelentes ferramentas caso você queira tirar dúvidas rápidas ou complementar informações dos conteúdos que você está estudando. 

Humata

O Humata, por sua vez, é uma excelente inteligência artificial para todos os estudantes que queiram aprofundar o conteúdo que estão estudando de maneira prática e eficiente. Assim, é possível enviar seus documentos e realizar qualquer tipo de pergunta para ter respostas concisas. Desse modo, você terá uma melhor análise do conteúdo, principalmente para provas ou entregas de trabalhos.   

Jupyter Notebooks

O Jupyter Notebook, um aplicativo da web, tem o código aberto e é excelente para desenvolvedores estudantes que queiram aprofundar seus conhecimentos ou personalizar seus códigos. Assim, com esta IA, você poderá criar e compartilhar documentos com códigos ao vivo. Além de dividir os seus códigos em partes para escrever, testar funções ou até mesmo processar o conteúdo. 

Research Rabbit

Já pesquisadores ou estudantes que já estão na universidade, esta inteligência artificial poderá ser uma excelente ferramenta para o progresso dos seus estudos. Isso porque este site te auxiliará a explorar conteúdos confiáveis e relevantes. Uma vez que, com ele, é possível pesquisar por diversos artigos científicos, redes de autores e coleções literárias que já foram compartilhadas. 

ChatPDF

O ChatPDF, por sua vez, é uma ótima inteligência artificial para quem precisa realizar entrega de trabalhos ou apenas quer um conteúdo mais personalizado de acordo com a sua necessidade para tornar os estudos mais práticos, principalmente em momentos de provas. Isso porque, com esta IA, você poderá converter qualquer tipo de documento no chatbot. Temos, ainda, ferramentas para gerar resumos de conteúdos em tópicos ou responder questionários dos seus documentos de maneira prática.  

Gamma

Já a Gamma Inteligência Artificial é uma excelente ferramenta para personalização de seus conteúdos ou organização de ideias para apresentações em sala de aula ou apenas para quem queira estudar com textos que se adaptem a sua preferência. Assim, por meio da IA, você poderá selecionar entre apresentações, memorandos, resumos entre outros, além de poder inserir suas próprias ideias e comandos para que a IA gere automaticamente o conteúdo conforme sua necessidade.

OpenAI Gym

Por fim, temos o OpenAI que, através de uma biblioteca de informações interna, é capaz de realizar conversas, com isso, você poderá tirar qualquer dúvida de maneira rápida. E esta IA conta com a ferramenta OpenAI Gym, excelente para estudantes de códigos ou programadores. Isso porque permite o desenvolvimento e comparação de algoritmos de Aprendizado por Reforço (Reinforced Learning) e pode ser utilizada com várias linguagens de programação como Python e C ++.

Precauções ao usar IA para estudos

Desse modo, conhecer as vantagens e desvantagens é essencial para qualquer estudante que esteja procurando uma boa inteligência artificial para auxiliar nos seus estudos ou rotinas. Assim, ao utilizar esta ferramenta, tome algumas precauções para não se atrapalhar, perder informações ou fazer entrega de trabalhos com conteúdos errados.

Isso porque a IA, apesar de eficiente, pode cometer erros, nesse sentido, lembre-se de, constantemente, conferir suas atividades com atenção. Por exemplo, verifique todos os fatos que foram apresentados pela IA para ver se não há equívocos. Outra dica é sempre dar uma olhada em sua agenda para ver se a IA realmente incluiu todos os seus compromissos.  

Você também pode usar mais de uma IA para checar os erros ortográficos. Mas, no momento da personalização dos seus textos, não deixe de fazer leituras precisas para verificar se realmente todo o conteúdo foi incluído de maneira correta ou se não há erros. Ademais, esses tipos de atos devem ser contínuos e não somente com posteriores erros. 


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

O Poder das Palavras: Dicas para Começar sua Jornada na Escrita Criativa

Descubra o poder das palavras na escrita criativa! Aprenda a escolher cuidadosamente suas palavras para criar textos envolventes e transformadores no Curso de Escrita Criativa da Kultivi.

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.

Dicas

Os Diferentes Perfis de Estudante: Aprendendo de Acordo com seu Estilo

Estudar não é uma tarefa única e uniforme. Cada aluno tem seu próprio estilo de aprendizado, com preferências e maneiras distintas de absorver e reter informações. Para alcançar seu máximo potencial acadêmico, é crucial compreender qual, ou quais, perfis de estudante você se identifica e adaptar suas estratégias de estudo de acordo com ele. Esses […]