Quais os diversos tipos de empreendedorismo?

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

Ser um empreendedor, do francês entrepreneur ou do inglês entrepreneurship, está associado a um conceito de iniciativa, de saber fazer, de aproveitar as oportunidades, identificar possibilidades e fazer acontecer. 

Considere, como exemplo, o site climatempo.com, fruto do empreendedorismo e inovação, com previsões corretas e a longo prazo do território brasileiro, com limitação de áreas e personalização, em função das necessidades. Do clima tempo sp hoje, até a uma previsão por 30 dias do clima em Boa Vista, o site fornece informação detalhada sobre o tempo. Isso se chama empreender.

Empresário ou Empreendedor

As duas palavras são, etimologicamente, parecidas e, algumas pessoas tendem a confundir uma e outra, mas estamos falando de conceitos completamente diferentes.

Um empresário é, como um gerente, alguém que tem a seu cargo um empreendimento, gerencie pessoas e recursos, com foco no lucro e no crescimento.

Um empreendedor, por seu turno, é uma pessoa inovadora, criativa e arrojada, que toma a seu cargo empreender, criar e inovar. O conceito não está associado à indústria empresarial. A pessoa pode ser entrepreneur nas artes, no cinema, na fashion ou em qualquer outra atividade.

Como se verifica, um e outro conceito são díspares e não devem ser confundidos. Se um empresário não significa que é um empreendedor e vice-versa.

A importância do empreendedorismo

Inovação, conhecimento e novas ideias impactam, de alguma forma, a sociedade. 

No caso do empreendedorismo empresarial, ele vai gerar oportunidades de emprego, aumentar as receitas e trazer novos padrões de consumo, com a criação de melhores produtos. Já o empreendedorismo social está associado a um ativismo ambiental ou consciencialização de hábitos e culturas.

De uma ou de outra forma, o empreendedor aporta novas ideias, agrega valor e é uma pessoa inovadora.

Note-se, por curiosidade, que o termo empreendedorismo foi usado pela primeira vez, em 1942, pelo economista Joseph Alois Schumpeter. Nessa altura, o autor e criador do termo  associou empreendedorismo à inovação e criação.

Nos nossos dias, o conceito de empreendedorismo está associado à criação em um determinado nicho de mercado, para fazer face a uma demanda, que continua por satisfazer.

A sociedade atual se desenvolve tendo como base muitas das ideias criativas e inovadores, de empreendedores que arriscaram e que fazem sucesso junto do público. Note-se o caso das mídias sociais, dos aplicativos de venda internacional ou, mais recentemente, da Inteligência Artificial. Tudo isso fruto de uma tecnologia que avança, muito por força dos empreendedores das mais diversas áreas.

Os tipos de empreendedor

Quando falamos em empreendedor estamos falando de alguém com ideias criativas, que põe em prática essas novas ideias, para responder a uma determinada demanda. Existem, porém, vários tipos de empreendedorismo:

  • Microempreendedor: que está associado ao empreendedorismo em pequenas ou médias empresas, num conceito corporativo;
  • Macroempreendedor: se refere a empreendedores corporativos, de grandes empresas;
  • Startup: associado a um negócio completamente novo, com características inovadoras e que respondem a uma demanda de mercado que ainda não está satisfeita;
  • Social: empreendedor com impacto na sociedade. Quer se trate de meio ambiente, saúde ou educação. É uma pessoa com iniciativas que aportam uma mais valia à sociedade;
  • Digital: como o nome indica, este empreendedor está ligado às novas tecnologias e avanços tecnológicos. A área de atuação está ligada à internet e negócios online;
  • Sustentável: Uma forma de empreendedorismo associado, em exclusivo, ao meio ambiente, com inovações e ideais que possam impactar positivamente o meio ambiente e minimizar alterações climáticas.

Estes são os tipos de empreendedorismo mais populares. Poderão se considerar outras formas de empreendedorismo, em função de diferentes campos de atuação. Importa sublinhar que ser entrepeneur está associado à inovação, a criar novas oportunidades e estabelecer possibilidades que respondam às demandas do mercado, em qualquer área de atuação.

Quero ser um empreendedor

Para se tornar um empreendedor é preciso preencher alguns requisitos básicos. O alicerce do empreendedorismo está na oportunidade de negócio. Este é o primeiro passo: identificar, no mercado, uma demanda que continua por satisfazer. Considerando as suas habilidades, identifique, no mercado, uma oportunidade que pode preencher.

A identificação de uma oportunidade de negócio exige, de seguida, planejamento e pesquisa. Deve observar de que forma a sua ideia pode ser um passo vencedor. Faça pesquisa de mercado e sonde as necessidades. Elabore um plano de negócios.

É claro que deve acrescentar a esta lista as suas habilidades de comunicação, negociação e decisão. São características essenciais para aqueles que procuram “vender” uma ideia nova. Ter a capacidade de criar uma demanda para o seu produto está associado às vendas e ao marketing. Repare como um empreendedor deve ser capaz de assumir diferentes papéis e construir algo competitivo e inovador.

Portanto, se pensa ter reunido todos os itens dessa lista, seja persistente e mantenha o foco em sua ideia. Quem sabe não é o mesmo o próximo entrepeneur de algo grandioso.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Mapas Mentais

Facebook e Instagram Ads – Público-Alvo

Aprenda a aprimorar suas campanhas publicitárias no Facebook e Instagram através de uma segmentação de público-alvo eficaz, abrangendo desde demografia até conexões e públicos semelhantes.

Mapas Mentais

Google Ads – Segmentação de Público

Descubra as diversas formas de segmentação de público no Google Ads, desde demografia e geografia até comportamento e dispositivos, e saiba como otimizar suas campanhas para alcançar o público certo.

Mapas Mentais

Google Ads – Formas de Anunciar

Descubra as diferentes formas de anunciar no Google Ads, desde anúncios de pesquisa e display até opções de vídeo, shopping e app, e saiba como cada tipo pode beneficiar sua estratégia de marketing.