Principai​​s estratégias de marketing digital para utilizar em 2022

Principai​​s estratégias de marketing digital para utilizar em 2022

Giselle
Giselle
6 minutos de leitura
estrategia de marketing

Como profissional de marketing, seu trabalho nunca é monótono, pois você precisa repensar e ajustar suas táticas regularmente. Criar site, por exemplo, é apenas o passo inicial para se destacar na internet. 

As tendências mudam e o seu trabalho também. No entanto, é difícil distinguir tendências reais que mudarão o cenário do marketing digital em alguns anos a partir do desenvolvimento de longo prazo das estratégias de marketing existentes. 

O crescimento do Instagram é uma nova tendência de marketing digital ou apenas um curso natural das coisas? Fazer a criação de sites responsivos é realmente necessário?

Algumas pessoas dirão que é o resultado de uma tática de marketing planejada há muito tempo, não uma tendência emergente. 

Então, quais são as novas tendências reais de marketing digital que podem te ajudar a sair na frente de seus concorrentes?

Se você deseja saber quais são as principais estratégias de marketing digital para 2022, continue a leitura! 

Dicas de marketing digital para 2022

O marketing digital é repleto de estratégias que são eficazes em alavancar negócios na internet. No entanto, é importante que você saiba quais são as principais delas para que possa definir quais delas realmente atendem a sua necessidade. 

Aqui está uma lista com algumas das principais estratégias de marketing digital para este ano. 

1. Marketing de vídeo

Você provavelmente já ouviu falar na expressão “mobile first” ou simplesmente em ter um site responsivo para dispositivos móveis. 

Essa preocupação em ter um site que se adapta a qualquer tipo de tela existe há alguns anos. E agora, com o 5G e melhores planos de dados móveis, o streaming de vídeo é mais fácil do que nunca em smartphones e tablets.

É por isso que a popularidade do TikTok foi possível. Você pode gravar seu vídeo em qualquer lugar, mas também assistir quando quiser. 

Algo que era muito mais caro quando os planos de dados móveis se limitavam a megabytes de Internet, em vez de gigabytes. E as pessoas adoram consumir conteúdo de vídeo.

O marketing de vídeo será uma das maiores tendências de marketing digital de 2022, sem dúvida. Se você ainda não está criando vídeos de marketing, definitivamente deveria considerar expandir sua estratégia digital.

2. Análise dos sentimentos nas mídias sociais

Por muito tempo, o marketing de influenciadores tem sido a estratégia principal quando se trata de promover um produto específico ou aumentar o reconhecimento da marca. 

No entanto, você percebeu um certo declínio na confiança nos influenciadores de mídia social? 

Isso começou há alguns anos e atingiu seu auge no final de 2021. Todos os escândalos causados ​​por muitas celebridades do Instagram causaram uma crise de confiança. 

As pessoas estão se tornando mais céticas quando se trata de confiar em influenciadores. Isso não significa, no entanto, que as táticas de marketing de um influenciador sejam inúteis. 

Um divisor de águas em 2022 será a análise de sentimentos. Muitas ferramentas oferecem essa opção, e a demanda por análise de sentimentos só aumentará no futuro. 

A análise de sentimentos é baseada no PLN, que significa Processamento de Linguagem Natural. O processo envolve a IA (Inteligência Artificial) aprendendo a comunicação humana e analisando se uma declaração feita online é positiva, negativa ou neutra. 

Alguns anos atrás, a tecnologia teve um problema com a detecção de sarcasmo ou ironia, mas a tecnologia evoluiu desde então. Muitas ferramentas podem reconhecer corretamente declarações irônicas e rotulá-las como comentários com sentimento negativo. 

Postagens com sentimento negativo geralmente geram altas taxas de engajamento, mas você não quer comentários negativos sobre sua marca. 

E se você fizer isso, tem que fazer parte da campanha planejada e você precisa ter controle sobre a situação, por exemplo, monitorar o número de menções ou o alcance de mídia social de sua campanha. 

3. Foco na pesquisa por voz

Em 2019, muitos especialistas de marketing acreditavam que a pesquisa por voz seria uma grande tendência. Porém, naquele ano, ela não foi tão popular assim. 

No entanto, em 2022, você pode repensar em investir nessa estratégia. E o melhor é que você não precisa se preocupar tanto para implementá-la, já que fazer isso é mais simples do que você imagina. 

Os profissionais de marketing sabem como é importante investir em marketing de conteúdo e SEO. Eles estão sempre aprimorando e otimizando as postagens do blog para que consigam as primeiras posições nos resultados orgânicos de pesquisa. 

Quando se trata de otimização por voz, isso não é diferente. Isso porque os mecanismos de busca, como o Google, ainda utilizam conteúdo escrito para mostrar resultados para as consultas feitas de forma verbal (por voz). 

Infelizmente, ainda não tem como analisar o tráfego da pesquisa por voz com ferramentas como Google Analytics ou Google Search Console. Caso isso aconteça no futuro — esperamos que em breve —, será um grande avanço para os profissionais de marketing digital.

4. Mensagem personalizada

Deixamos uma quantidade enorme de informações online. Em troca, muitos de nós procuram uma personalização direcionada. Ao falar de tendências de marketing digital, não podemos omitir essa estratégia de marketing.

Queremos ver exatamente o conteúdo que desejamos no momento exato em que precisamos. Isso significa que você precisa personalizar sua mensagem de marketing digital e entregá-la no momento certo. 

A boa notícia é que é possível preparar mensagens personalizadas. E é fácil também. Muitas ferramentas de marketing permitem personalização automatizada, seja anunciando com Google Ads ou enviando e-mails de boas-vindas via Mailchimp.

Portanto, ao trabalhar em sua estratégia de e-mail marketing, não se esqueça de segmentar os usuários. 

Com ferramentas avançadas, você pode criar diferentes pop-ups de assinatura e dividir os usuários em categorias com base em quando e onde se inscreveram.

Ao criar anúncios de mídia social, não segmente apenas todos os seus seguidores. Pense em diferentes tipos de clientes que possam estar interessados ​​em seu produto e crie conjuntos de anúncios adaptados às preferências deles. 

Mas tenha cuidado. Não seja muito específico ao criar suas mensagens personalizadas. As pessoas gostam de anúncios relevantes, mas podem ficar assustadas se você mostrar a elas o quanto sabe sobre seus interesses.

6. Gerar mais cliques nos resultados de pesquisa

Todos nós gostamos de otimizar para o Google, mas como você provavelmente vê, as consultas de pesquisa agora têm cada vez mais trechos (snippets) em destaque.

Isso pode ser um problema para alguns profissionais de marketing digital, porque eles sempre querem classificar seu conteúdo em primeiro lugar. 

Isso também significa que o Google provavelmente usará parte do conteúdo e o colocará diretamente na SERP. 

Se essa parte do texto for crucial para o usuário, ele provavelmente apenas lerá as informações importantes e nunca visitará seu site.

Não há remédio para isso. Você pode querer reavaliar seu conteúdo e se concentrar mais em assuntos que precisam de mais explicações. 

Observe como as diferentes consultas de pesquisa aparecem no Google e decida se é importante obter esse snippet em destaque.

7. Marketing de influenciadores

Sim, dissemos anteriormente que o final de 2021 colocou um pouco de desconfiança no marketing de influenciadores, mas isso não significa que esta estratégia não funcione mais. 

O marketing de influenciadores continua relevante em 2022. Isso porque essa é uma ótima maneira de as empresas se relacionarem com seu público em potencial e parecerem mais humanas.

Observe a quantidade de canais de mídia social que você pode usar — não apenas você pode alternar entre Instagram e TikTok, mas também pode escolher várias maneiras de comercializar na plataforma escolhida. 

No entanto, tome cuidado com quais influenciadores você escolhe para falar sobre a sua marca. Faça pesquisas e verifique qual é o tipo de público que o influenciador atrai e sobre quais assuntos ele costuma falar. 

8. As habilidades digitais serão altamente solicitadas

A pandemia do COVID-19 mudou a forma como trabalhamos e acelerou o processo de migração para a mídia digital para aqueles que ainda não o fizeram.

Sem dúvida, uma das maiores tendências do marketing digital será focar em estratégias e interações online.

Existem milhares de oportunidades para os e-commerces crescerem enquanto as pessoas, isoladamente, migram para as compras online em vez de irem às lojas. 

O marketing digital tem que estar atento a esse processo e incorporar os comportamentos pós-pandemia nas estratégias.

Cada proprietário de empresa que deseja buscar publicidade digital estará procurando pessoas com habilidades avançadas de marketing digital.

Além disso, com o aumento da popularidade do trabalho remoto, os profissionais de marketing digital não estão mais restritos à sua área. Veremos pessoas no Brasil trabalhando mais para as empresas americanas e vice-versa.

Conclusão

Embora tenhamos citado apenas algumas tendências de marketing digital neste artigo, elas são ótimas para que você possa planejar sua estratégia de marketing para 2022. 

Essas dicas podem te ajudar a aumentar o tráfego do seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas. Ao mesmo tempo, podem te ajudar a manter sua base de clientes.

Tenha em mente que os usuários da internet estão cada vez mais se tornando mais específicos sobre o conteúdo que desejam consumir. 

Esteja ciente das últimas tendências de marketing digital para ficar no topo do seu jogo e à frente dos concorrentes.

Não tenha medo de usar as novas e emergentes ferramentas de marketing. Como profissional de marketing digital, você deve sempre buscar as últimas tendências e decidir se elas são adequadas para sua marca.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a se destacar e conseguir atingir seus objetivos de marketing digital em 2022! 


POSTS Relacionados

educação financeira
Carreira e Negócios

O dinheiro importa: Aprenda educação financeira para prosperar! | Planilha para baixar

Neste artigo você descobrirá como tornar sua vida econômica próspera e abundante com a ajuda da educação financeira.

o que é employer branding
Carreira e Negócios

Employer Branding: como ser uma marca empregadora de sucesso!

Descubra como ser uma marca empregadora de sucesso, projetando a imagem da sua empresa para o mundo como um ótimo lugar para trabalhar.

Carreira e Negócios

8 profissões mais promissoras do marketing digital

Não importa se é seu primeiro emprego, uma transição de carreira ou se está buscando uma recolocação, certamente será possível encontrar boas oportunidades nas profissões do marketing digital. Com uma enorme demanda nos mais diversos setores, a construção de uma carreira dentro dessa área pode ser bastante lucrativa e gratificante. Como em qualquer trabalho, é […]