Primeiros passos para abrir uma empresa

Giselle
Giselle
3 minutos de leitura

O sucesso em abrir uma empresa está relacionado ao conhecimento do empresário sobre os processos necessários, à administração e um bom plano de negócio. Porém, sabemos que muitas vezes a empresa inicia de forma tímida, voltada a atender um público conhecido e próximo. Mas, também sabemos que, se a sua proposta é boa, o marketing boca a boca faz a demanda crescer e o seu negócio ganhar visibilidade rapidamente.

Pensando nisso, separamos um material completo para que os empreendedores de primeira viagem tenham conhecimento de como abrir um CNPJ, quais são os tipos de sociedade e empresas que existem, quais são os impostos para os diferentes tipos de empresa e até como começar a vender online.

Acesse o Guia para Empreendedores de Primeira Viagem, para ler um material completo que traz informações de como abrir um CNPJ até as primeiras vendas.

Se preferir, compilamos algumas dicas do material logo abaixo. São dicas muito importantes para que o processo de abrir uma empresa seja menos trabalhoso.

E no final deste artigo, você encontra um bônus super especial para descomplicar o seu negócio.

Como empreender com pouco recurso financeiro?

Esta é uma dúvida recorrente daqueles que desejam empreender. Em um primeiro momento, a maioria das pessoas não conta com um grande valor disponível para investimento, ou possibilidade de crédito em instituições financeiras. Por isso se perguntam se é possível empreender com pouco dinheiro.

O segredo é planejamento.

Antes mesmo de abrir uma empresa, se faça as seguintes perguntas:

  • Existe mercado para o meu produto?
  • Quem são meus clientes?
  • Quem são meus principais concorrentes?
  • Onde será o local da minha empresa?

Também, confira essa lista de pontos importantes que separamos para você refletir.

  1. Defina a área de atuação da empresa
  2. Monte o seu plano de negócios
  3. Escolha o tipo de sociedade e o regime tributário adequado
  4. Defina os canais de venda

Todos estes pontos podem ser planejados sem investir nenhum valor, mas já trarão uma visão mais concreta de quais serão as necessidades de investimento de tempo e dinheiro.

Não pule essa etapa, ela é muito importante para que você tenha mais previsibilidade do sucesso do seu negócio.

Como abrir uma empresa?

Para abrir uma empresa você vai precisar de um Contrato Social, que é basicamente um resumo de tudo que a empresa representa. Nele constarão os seguintes dados:

Dados pessoais dos sócios

Capital social da empresa

Classificação das atividades da empresa conforme CNAE

Definição do tipo de sociedade

Regime tributário da empresa

Este documento normalmente é criado com a ajuda de um contador.

Após criar o contrato social, será necessário registrar a empresa na Junta Comercial e aí sim ela passará a existir legalmente. Para o registro será necessário ter em mãos a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), Quadro de Sócios e Administradores (QSA), Nome da Empresa e claro, o Contrato Social pronto.

Como abrir um CNPJ?

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica que é emitido pela Receita Federal. Para abrir um CNPJ é necessário fazer uma solicitação online ou por meio de um profissional que presta esse serviço, como um escritório de contabilidade ou contador independente.

Atualmente não há prazo para ter o CNPJ em mãos, existe uma variação conforme o município de origem. Porém, o tempo médio é de 5 dias.

Como abrir um MEI?

O MEI, também chamado de Microempreendedor Individual, é uma ótima opção para quem está iniciando no mundo dos negócios. Além de a taxa de abertura ser gratuita, assim como o registro da empresa, o MEI é isento de alguns impostos.

Para abrir uma empresa MEI é rápido e fácil pois pode ser feita online, diretamente pelo site do governo, o Portal do Empreendedor MEI.

Todavia, apesar da facilidade, o MEI possui limitação de faturamento bruto anual e o empresário não pode ter participação em outra empresa, seja titular ou não.

Onde consigo obter ajuda para ter a minha empresa?

Depois desta breve leitura, você já pode perceber que abrir uma empresa envolve diversos documentos e burocracias. Além disso, você precisará de conhecimentos específicos, como: marketing digital, empreendedorismo, produtividade… e outros.

Por isso, a Kultivi e o Bling se uniram em uma parceria para ajudar o empreendedor brasileiro. Com a plataforma de cursos, você aprende sem sair de casa e de forma gratuita. Já com o sistema de gestão Bling, você organiza a sua empresa, emite notas fiscais, controla o estoque, o financeiro, e ainda pode escalar as suas vendas online.

Para usufruir desta parceria, matricule-se nos cursos da Kultivi e inscreva-se no Bling utilizando o cupom #kultivi para garantir 3 meses grátis no sistema.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como as ferramentas de PDF podem ajudar a alavancar a carreira e os negócios

Saiba como as ferramentas de PDF são um diferencial para alavancar sua carreira profissional e ampliar os negócios.

Carreira e Negócios

Criação de conteúdo de qualidade para marketing digital e o papel das ferramentas de edição de texto

Aprenda a criar conteúdos de qualidade para marketing digital e conheça uma ferramenta de edição de texto que o auxiliará nos conteúdos.

Mapas Mentais

Marketing Digital – Análises

Descubra a relevância das análises no marketing digital, desde métricas essenciais até ferramentas poderosas, e saiba como interpretar dados para otimizar suas estratégias de marketing.