Medo de falar em Público? Então siga essas dicas do Especialista

Medo de falar em Público? Então siga essas dicas do Especialista

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura
medo de falar em público

Ah a Oratória! A arte de falar bem em público é também considerada um dos maiores medos do mundo.

Falar em público é uma habilidade que muitas pessoas gostariam de melhorar. É fácil se sentir intimidado com a ideia de ficar na frente de um grupo de pessoas e fazer um discurso, especialmente se você não estiver acostumado com isso.

Reuniões, discursos, palestras, entrevistas muitas são as oportunidades de se transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva e persuasiva diante de grandes públicos, tanto pessoalmente quanto na TV. 

Falar em público pode ser intimidante em qualquer ambiente, mas quando você está no centro das atenções e na frente de uma multidão, isso pode parecer totalmente aterrorizante. Contudo, essa habilidade é essencial para o mundo moderno.   

Quem não gostaria de estar bem preparado para esses momentos? Poder se comunicar, se expressar e até persuadir as pessoas de várias maneiras diferentes e, o mais importante, com segurança do que está fazendo, sem medo?

Pensando nisso, convidamos o Prof Valter Otaviano, professor do curso de Oratória de Alta Performance da Kultivi para falar um pouquinho sobre oratória e o medo de falar em público.

Se você estiver interessado em se tornar mais confiante e melhorar a habilidade de falar em público, este artigo é para você. 

Confira a seguir as dicas do mestre Otaviano.

Criar uma estratégia de conexão

Se você estudou oratória com o professor Otaviano já ouviu ele dizer:  “Aqui não é Barretos, por isso não tem rodeio, vamos direto para o primeiro ponto de aula.” Não é mesmo?!

“Geralmente, nos meus cursos e treinamentos eu inicio dessa forma. É uma das minhas marcas registradas. Nas aulas do curso de alta performance que fiz em parceria com a Kultivi, eu fiz exatamente isso. Tudo para você lembrar do conteúdo.”

“Essa é uma estratégia muito poderosa, porque você vai lembrar sempre de mim e da minha forma de abordar. Dei aula há muitos anos em cursos preparatórios online e aprendi, na prática, como criar uma conexão verdadeira e sincera com o meu público.” 

Lá vai uma sugestão muito importante do professor que é sobre criar estratégias: “Crie um contexto diferente, uma abordagem inovadora para gerar uma conexão duradoura e ter uma empatia inicial com o público”, afirma o mestre Otaviano.

Olha só, é sobre isso que estamos falando,

Medo de falar em público

Estamos falando sobre um tema muito importante. Um tema que mexe com todos nós, a comunicação e o medo de falar em público. 

Veja o que diz nosso especialista, professor Otaviano:

“A forma como você se comunica, revela o seu nível de consciência e o seu grau de desenvolvimento humano. O medo de falar em público, apenas sinaliza a grande necessidade que as pessoas têm de serem aceitas pelos outros. Quando essa necessidade é atendida, o medo desaparece e a comunicação se revela.

Toda vez que você se recusa a falar em público, um pouco da sua história não é contada. Toda vez que deixar passar uma oportunidade de comunicação, você está se colocando sem presença, sem voz e sem poder.

Um famoso relatório americano constatou, após vários anos de pesquisas, que o maior medo do mundo é o de falar em público. De acordo com esse mesmo relatório, o medo da morte vem em segundo lugar. Ou seja, as pessoas preferem morrer a falar em público.”

 A grande questão aqui é, entendermos que não é sobre falar, é sobre mudar no nível de consciência e tudo o mais vem por acréscimo. 

Oratória é poder

Segundo professor Otaviano, “O poder de saber narrar a sua nova história, seus valores e seu propósito. Para sair do território do medo e entrar no território da coragem, você precisa ter uma metodologia, assim, você vai entregar uma mensagem impactante e única”.

Quando se usa uma metodologia, o medo dá lugar a experiência. O método te permite ir além. O treino é um grande aliado das pessoas que têm uma oratória de alta performance. Ou você treina, se reprograma, ou você reclama. Reclamar significa clamar de novo aquilo que você não quer, mas chama de novo.”

Segundo o professor Otaviano, muitas são as situações em que nos pegamos reclamando, como por exemplo: não consigo falar bem em público, minhas apresentações orais são horríveis, fazer a apresentação oral de algum trabalho então, nem pensar. Quanto mais se clama, quanto mais essas palavras são repetidas, mais isso volta para você.

“Não há público desconectado, há orador desinteressante. Mude a abordagem, preste atenção em sua postura corporal, no seu semblante, no ritmo de sua voz, traga um conteúdo interessante e adequado ao seu público. Isso fará uma grande diferença.”

“Lembre-se, o maior interesse das pessoas que estão te ouvindo, são elas mesmas. Elas querem resolver seus problemas, tirar as suas próprias dores, e quando você sabe disso e entrega a solução que esse público precisa, você será reconhecido como alguém valoroso.” afirma o professor. 

Desenvolva a sua habilidade

“Oratória é uma arte, não é dom. Oratória é uma habilidade comportamental fundamental desde os tempos antigos. Quem consegue se comunicar, consegue viver muito melhor, consegue criar oportunidades. Quem consegue se comunicar, consegue experienciar novas histórias.”

“No curso de oratória de alta performance que fiz para a Kultivi, há dicas extremamente práticas e fundamentais para você se livrar do medo e começar a transmitir sua mensagem para o mundo.”

Conheça algumas maneiras para desenvolver suas habilidades segundo o professor Valter Otaviano: 

  • Mude sua mentalidade sobre oratória, reorganize seus pensamentos sobre falar em público. 

“Para isso, você precisa compreender que o maior julgador da sua oratória é você mesmo. Lembre-se que a opinião do outro sobre você, é só a opinião do outro. Nada pode impedir o seu avanço.” 

  • Use uma estrutura de comunicação, com começo, meio e fim.

“Aprenda a organizar seus pensamentos, antes de transmitir sua mensagem. No começo, quebre o gelo, se apresente, faça uma pergunta inicial sobre o tema, algo que gere curiosidade, no desenvolvimento, conte histórias relacionadas a seu tema, isso gera uma grande aproximação com o público. Na parte final, faça um breve resumo do que você explanou e conclua agradecendo. 

  • Treine sempre, o treino é o único elemento de transformação de hábitos que existe no mundo. 

“O treino transforma e afasta o medo. Você precisa fazer uma escolha: ficar preso pelo medo, se auto escravizando, ou se libertar, criando oportunidades de crescimento, através de sua oratória da alta performance.”

Você decide, eu já decidi, te espero no próximo nível.

Valter otaviano da costa ferreira junior

O que você aprendeu com este artigo?

É isso, falar em público não é dom, é uma softskill a ser desenvolvida. Que tal começar a reorganizar seu mindset hoje?

  • Arrisque-se, dê o primeiro passo, entre em ação.
  • Crie estratégias.
  • Comunique-se e confie em você mesmo.
  • Treine e desenvolva sua habilidade.

E aí gostou dessas orientações do Prof Otaviano? Quer conhecer mais sobre a Oratória de Alta Performance?

Conheça o curso que o prof Otaviano fez em parceria com a Kultivi.


POSTS Relacionados

como montar um curriculo
Carreira e Negócios

Como Montar um Currículo atraente para os Recrutadores

Chame a atenção e encante os recrutadores em poucos segundos. Aprenda a montar um currículo atraente e assertivo, com as estratégias corretas.

organização de tarefas
Carreira e Negócios

Como realizar a organização de tarefas com um software de gestão

Uma boa organização de tarefas é a chave para o sucesso do seu trabalho. Saiba como um software de gestão pode te auxiliar.

curso anúncios facebook e instagram
Carreira e Negócios

Curso de anúncios para Facebook e Instagram – Gratuito | Kultivi

Quer aprender a criar anúncios no Facebook e Instagram? Neste artigo você saberá tudo sobre o curso gratuito da Kultivi.