Como perder o medo de falar em público - Estratégias Poderosas

Como perder o medo de falar em público – Estratégias Poderosas

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura

Você tem medo de falar em público? Evita oportunidades de falar para um número maior de pessoas? Palestras, apresentação de trabalho, reuniões, discursos fazem você se sentir intimidado ou, até mesmo, em pânico?

Vou te contar um segredo: você não está sozinho! Muitas pessoas têm medo de falar para um grupo mais numeroso de indivíduos. O desconforto é tanto que sintomas como: coração disparado, suor excessivo, perda da linha de raciocínio e gagueira momentânea, fazem aumentar o nível de estresse e ansiedade. 

Segundo um estudo do jornal britânico Sunday Times, o medo de falar em público supera, até mesmo, o medo que as pessoas têm da morte. 

“Toda vez que você se recusa a falar em público, um pouco da sua história não é contada. Toda vez que deixar passar uma oportunidade de comunicação, você está se colocando sem presença, sem voz e sem poder.”, diz Valter Otaviano, professor do curso de Oratória de Alta Performance da Kultivi.

Mas não se preocupe, existem maneiras, estratégias poderosas para superar esse medo e tornar o discurso público uma tarefa menos assustadora.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Você está preparado?

1. Entenda o assunto, seja assertivo na comunicação

Você sabia que o principal responsável pelo medo de falar em público é a Insegurança?

É muito difícil você falar sobre um tema se não estiver seguro do que está falando. É necessário conhecimento sobre o assunto abordado. 

Você dirigiria um carro sem saber dirigir? Então como poderia falar em público sem conhecimento do assunto?

E não é sair por aí decorando qualquer tema não, é realmente saber do que você está falando para se tornar mais confiante e estar no controle. Entender um assunto e ter domínio sobre ele é indispensável para um discurso bem sucedido. 

Quanto maior for seu domínio sobre o tema, menos medo você terá! Portanto, estude-o a fundo. 

Uma excelente forma de se aprofundar sobre um assunto, segundo o professor Otaviano Costa (professor do curso de Oratória de Alta Performance da Kultivi) é fazer perguntas. “Quais eventuais perguntas o público que está me assistindo pode ter sobre o meu tema?”. Faça perguntas e encontre respostas para todas elas. 

Essa é uma excelente forma de estudar sobre o tema que você escolheu e obter segurança sobre ele.

2. Fale sempre a verdade

Já que estamos falando sobre tema e a importância da segurança no momento de falar em público, outra dica muito valiosa é falar sempre a verdade.

É muito comum as pessoas se sentirem inseguras e com medo de falar em público quando fingem saber algo que não entendem muito bem. A tendência de inventar uma história é grande. 

Mas, mesmo que você não saiba a resposta para determinada pergunta, ou ainda, que não tenha certeza, não há problema nenhum em dizer que não sabe. 

Se você não tem uma compreensão sólida de um tópico, é muito melhor afirmar que precisa fazer uma pesquisa mais aprofundada, que precisa confirmar a informação e pode responder depois, do que “mentir” ou inventar uma história.

A verdade é sempre a melhor opção! Até porque ela lhe trará uma postura de segurança perante seu público.

3. Crie uma estratégia de conexão com o público

Uma dica muito importante para cativar e prender a atenção do público é criar estratégias.

Uma abordagem inovadora, um contexto diferente, uma frase de efeito para chamar a atenção, algo que se torne a sua marca registrada, que todo mundo te conheça por isso. São muitas as opções que você pode usar para chamar a atenção do público e fazer as pessoas lembrarem do conteúdo que você apresentou. 

“[…] Gerar uma conexão duradoura e ter uma empatia inicial com o público”, é a dica do mestre Valter Otaviano, professor do curso de Oratória de Alta Performance da Kultivi. 

Se você já o conhece, fez algum curso com ele, sabe que uma das suas falas principais é:  “Aqui não é Barretos, por isso não tem rodeio. Vamos direto para o primeiro ponto de aula.” Não é mesmo?!

É uma das suas marcas registradas durante as aulas. Tudo para que os alunos lembrem do conteúdo que foi abordado.

“Essa é uma estratégia muito poderosa, porque você vai lembrar sempre de mim e da minha forma de abordar. Dei aula há muitos anos em cursos preparatórios online e aprendi, na prática, como criar uma conexão verdadeira e sincera com o meu público.”, diz o professor.

E essa conexão é essencial para prender a atenção das pessoas e fazer com que elas compreendam e memorizem o conteúdo que está sendo passando para elas. 

4. Treinar falando com o espelho

Essa estratégia pode até soar engraçada para você, não é mesmo? Mas é literalmente isso, falar com o espelho!

No começo você vai achar estranho, vergonhoso e até ridículo. Mas esta dica tem um poder incrível de lhe trazer confiança e segurança.

Leia um texto qualquer, uma redação, o trecho de um livro ou até, suas próprias anotações. Faça uma leitura correta, pausada, respeite a pontuação. Preste atenção nos gestos e na entonação da sua voz. Imagine seu público e fale como se você estivesse na presença deles.

Dessa forma, você vai se sentir mais seguro, confiante no momento do seu discurso.

5. Seja elegante com as pessoas 

Essa dica é sobre como lidar com comentários ou perguntas incômodas que podem surgir ao falar em público. 

Muitas vezes, as pessoas se acham no direito de fazer perguntas agressivas com o intuito de te deixar desconfortável, irritado no momento da sua apresentação. E isso, pode agravar ainda mais o seu medo de falar em público.

Mas não se desespere!

É importante ter elegância nestes momentos, tanto na sua postura física, comportamental, quanto na forma de falar. Responda de uma maneira que não diminua o nível da conversa. Não há necessidade de ser agressivo nas respostas. 

A inteligência emocional é a grande sacada! 

Mantenha uma mentalidade de crescimento. Fique forte e confiante! Afinal, ninguém pode te tirar do sério se você não permitir.

6. Oratória é poder!

A arte de falar bem em público é uma habilidade extraordinária, mas que muitas pessoas gostariam de aprimorar.

A oratória é uma arte, não apenas um dom! Uma habilidade comportamental que pode e deve ser desenvolvida, treinada, reprogramada. 

Aperfeiçoar essa habilidade é uma estratégia poderosa para você encarar uma apresentação, sem medo de falar em público. 

Segundo o professor Otaviano, “[…] Para sair do território do medo e entrar no território da coragem, você precisa ter uma metodologia, assim, você vai entregar uma mensagem impactante e única”.

Conheça algumas maneiras para desenvolver suas habilidades sugeridas pelo especialista Valter Otaviano:

  • Mude sua mentalidade sobre oratória, reorganize seus pensamentos sobre falar em público. 

“Para isso, você precisa compreender que o maior julgador da sua oratória é você mesmo. Lembre-se que a opinião do outro sobre você, é só a opinião do outro. Nada pode impedir o seu avanço.”

  • Use uma estrutura de comunicação, com começo, meio e fim.

“Aprenda a organizar seus pensamentos, antes de transmitir sua mensagem. No começo, quebre o gelo, se apresente, faça uma pergunta inicial sobre o tema, algo que gere curiosidade, no desenvolvimento, conte histórias relacionadas a seu tema, isso gera uma grande aproximação com o público. Na parte final, faça um breve resumo do que você explanou e conclua agradecendo.” 

  • Treine sempre, o treino é o único elemento de transformação de hábitos que existe no mundo. 

“O treino transforma e afasta o medo. Você precisa fazer uma escolha: ficar preso pelo medo, se auto escravizando, ou se libertar, criando oportunidades de crescimento, através de sua oratória da alta performance.”

Comece a falar em público: dicas e técnicas

Enfim, o frio na barriga, uma pontinha de insegurança, uma certa apreensão,  é normal quando nos desafiamos, saímos do comodismo. 

Porém, o que não podemos deixar acontecer é que o medo de falar em público nos impeça de contar nossas histórias, de compartilhar nosso conhecimento.

Falar em público é uma soft skills a ser desenvolvida. Que tal começar a reorganizar seu mindset hoje?

Dicas perder o medo de falar em público

E aí gostou dessas estratégias? Quer conhecer mais técnicas para desenvolver suas habilidades e perder de uma vez por todas o medo de falar em público?

Conheça o curso Oratória de Alta Performance, uma parceria entre a Kultivi e o professor Valter Otaviano do grupo Ota

Neste curso você vai encontrar todos os atributos de um bom comunicador e ainda, várias ferramentas e estratégias para se tornar um comunicador de alta performance.

Quero ser orador de alta performance


POSTS Relacionados

Mulheres empreendedoras
Carreira e Negócios

Instagram da mulher empreendedora | dicas de perfil

Você é uma mulher empreendedora e quer melhorar seu negócio no Instagram? Se sim, você veio ao lugar certo! As melhores dicas estão neste artigo

google web stories
Carreira e Negócios

Google Web Stories: conheça o recurso e saiba como utilizá-lo em seu negócio!

Conheça o Google Web Stories: uma nova maneira de promover sua empresa, criar conteúdos e atrair seu público.

curso de social media gratuito
Carreira e Negócios

Curso Social Media gratuito | Especialista em Mídias Sociais

No curso de Social Media você vai aprender como se tornar um profissional das redes sociais, conquistar o público certo e construir uma carreira de sucesso.