Google Web Stories: conheça o recurso e saiba como utilizá-lo em seu negócio!

Google Web Stories: conheça o recurso e saiba como utilizá-lo em seu negócio!

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura
google web stories

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do Google como principal ferramenta de busca e pesquisa da internet, não é mesmo? Mas, você sabe o que é Google Web Stories

Basicamente, esse é um o novo recurso da plataforma e visa a criação de stories no google.

Neste artigo, você compreenderá a importância desta ferramenta para a produção de conteúdo das marcas e aprimoramento do SEO. Além disso, você aprenderá como utilizá-la, qual seu impacto nos negócios e muito mais. 

Ficou curioso em saber mais sobre o assunto? Então prossiga a leitura deste artigo!

Conhecendo o Web Stories

Apesar de parecer um termo complicado, o Web Stories é bem fácil de entender. 

Essa é uma forma de conteúdo muito semelhante aos stories que existem em outras redes, como o Instagram. Ou seja, são formatos rápidos de vídeos, fotos e conteúdos diversos.

Em outras plataformas geralmente tem duração de 24 horas. No Google, seu uso permite que usuários encontrem o conteúdo/marca mais facilmente em ferramentas como o discover e pesquisa.

O material do Google Web Stories pode ser utilizado como um carrossel de imagens e são dispostos, sobretudo, para as pessoas que utilizam smartphones em localidades específicas, como EUA e Brasil.

Este é um formato que também admite o uso de texto, mas que o seu principal recurso é o visual. 

Para conseguir visualizar o Web Stories, basta abrir o aplicativo Google e ir até a aba “Discover”. Isso porque este é o local em que os conteúdos e temas mais acessados estão disponíveis, indicando os interesses.

Ou seja, neste local, o Google consegue separar os conteúdos que o usuário mais gosta, a partir do histórico de acesso. Isso significa que a ferramenta demonstrará apenas itens que já sejam de interesse ou que tenham sido pesquisados recentemente para essas pessoas. O mesmo se dá ao testar a ferramenta em seu dispositivo.

Nessa aba existe a seção dos “Stories”, em que é possível visualizar essas imagens no formato carrossel. 

Já para quem produz o stories, para garantir a visualização mais ampla ou da base de contatos, efetivamente, é possível criar um link compartilhável.

Fonte: freepik.com

Como criar Web Stories?

Agora que você já entendeu de forma básica o que são os Web Stories, é importante compreender que existem regras e recomendações quanto ao uso da funcionalidade e como criar um storie de qualidade nessa plataforma, contribuindo para as ações de marketing.

Isso ocorre porque existem algumas práticas positivas, como o SEO, que devem existir e que são essenciais para manter um conteúdo de qualidade na rede e possibilitar a localização dos usuários. 

Dessa forma, listamos algumas recomendações a seguir:

  • Utilizar vídeos e fotos, mas priorizar o formato de vídeo;
  • Textos devem ter até 280 caracteres;
  • Utilize estratégias de SEO. 

De forma resumida, apesar do Google permitir o uso de imagens, o formato mais recomendado de fato é o vídeo. 

Inclusive, os vídeos apresentam versatilidade e permitem que o interlocutor fale diretamente com seu público, criando mais humanização e engajamento. Além disso, é um material que vem ganhando cada vez mais adeptos, sendo valorizado pelas plataformas.

Os textos devem servir de modo complementar, por isso evite grandes citações ou até mesmo a inserção de textos. 

Já sobre as estratégias de SEO, a ação visa otimizar o material para a plataforma de busca web de modo a indexar e exibir aos usuários de forma mais adequada, conforme os temas propostos. 

Para ter ações mais eficazes, é importante conhecer também as ferramentas de SEO, que otimizam a produção de conteúdo como um todo.

Isso envolve desde a produção de conteúdo de qualidade até o uso de técnicas como:

  • Inserção de palavras-chaves estratégicas;
  • Inserção de legenda nas imagens;
  • Link encurtado e seguro;
  • Redirecionamentos claros para conteúdos de qualidade.

O uso dessas ferramentas é fundamental para garantir que o conteúdo publicado na web tenha um bom rankeamento durante as pesquisas do consumidor, podendo até mesmo contribuir para o ambiente empresarial.

Isso porque o Storie é uma nova ferramenta que possibilita essa localização mais otimizada, já apresentando um pouco da proposta do negócio. 

Por isso, é interessante usar a plataforma para direcionar os usuários para o próprio site, por meio de redirecionamentos interessantes e adequados, para que a experiência seja valorizada e o internauta tenha mais contato com o negócio, o conhecendo melhor e passando a confiar na marca.

Ferramentas e plugins

Para utilizar essa estratégia de Marketing Digital, é importante compreender também que existem algumas ferramentas que ajudam na criação de material. 

Por exemplo, existe um plugin chamado de “Web Stories” na página do WordPress, já adequando o conteúdo para esse formato e criando uma linkagem entre o que é publicado no blog e o que vai ao ar no stories. Isso agiliza e otimiza a publicação.

Neste caso, para incorporar o uso na ferramenta, quando você fizer o login em sua página de administrador, existe a opção de “Plugins”, em que é possível digitar “Web Stories” e integrar a ferramenta. 

Dessa forma, basta fazer a instalação, que é bastante simples, intuitiva e rápida, e depois clicar em ativação do produto.

Confira quais são os benefícios do Web Stories

Se ainda há dúvidas sobre o tema e quais vantagens os Web Stories podem agregar, vamos trazer alguns benefícios do uso dessa prática. 

Atualmente milhões de pessoas fazem uso de redes sociais, sobretudo, do Instagram. Os vídeos são elementos visuais mais consumidos. 

O Google web stories traz a vantagem/oportunidade de integrar essa experiência em canais de busca e nos sites, que por si só é vantajoso, mas agrega valor por ser um canal direto e oficial da empresa.

Além disso, os Stories permitem que um determinado conteúdo seja consumido de forma rápida, o que não exige grande concentração das pessoas, sendo dinâmico e de fácil absorção. 

Dessa forma, esse elemento pode ser utilizado de forma estratégica para promover o engajamento por parte da audiência, além de conseguir gerar tráfego para o site/loja.  

Existe, inclusive, a possibilidade de personalizar a página e inserir algumas palavras-chaves que ajudam no processo de filtro de exibição do Google, permitindo a exibição a potenciais consumidores e leitores que realmente se interessam pelo tópico. 

Ou seja, é uma ação que veio para ficar e que impacta diretamente no engajamento e relevância de uma marca. Por isso, adeque o plugin e não fique de fora dessa estratégia!

Saiba mais

Você se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre o Marketing Digital e as ferramentas que são utilizadas neste meio?

Conheça o curso gratuito da Kultivi – Fundamentos do Marketing Digital

Agora, se você adora as redes sociais, postar stories, está por dentro das trends e é um amante da tecnologia, por que não fazer disso uma profissão?

Conheça o curso gratuito de Social Media da Kultivi


POSTS Relacionados

Mulheres empreendedoras
Carreira e Negócios

Instagram da mulher empreendedora | dicas de perfil

Você é uma mulher empreendedora e quer melhorar seu negócio no Instagram? Se sim, você veio ao lugar certo! As melhores dicas estão neste artigo

curso de social media gratuito
Carreira e Negócios

Curso Social Media gratuito | Especialista em Mídias Sociais

No curso de Social Media você vai aprender como se tornar um profissional das redes sociais, conquistar o público certo e construir uma carreira de sucesso.

Carreira e Negócios

Como perder o medo de falar em público – Estratégias Poderosas

Dicas para perder o medo de falar em público. Conheça as melhores estratégias do especialista em comunicação para desenvolver esta habilidade.